Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Crônicas do Nordeste: Andanças de Garrincha pelo Maranhão

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Crônicas do Nordeste: Andanças de Garrincha pelo Maranhão

Garrincha com uniforme do Moto
em 1969
Do Yahoo Esporte:

Manuel Francisco dos Santos. Mané Garrincha. Um jogador histórico, por tudo que fez dentro de campo. E fora dele também. O "Alegria do Povo" era conhecido por seus dribles desconcertantes e por gostar das coisas simples da vida. Em suas passagens pelo estado do Maranhão, todo mundo pôde ver quem era o jogador e quem era o homem.

Já no final da carreira, o anjo das pernas tortas fez alguns jogos festivos em diversas equipes pelo país. O craque passou pelo estado nordestino duas vezes.

A primeira foi 1969. No dia 15 de novembro, Garrincha foi a São Luís para uma destas partidas, vestindo a camisa do Moto Club no Estádio Nhozinho Santos. Nos pouco mais de trinta minutos em campo, o ponta pouco tocou na bola. Após sair de campo, assistiu Hamilton e Carlos Alberto marcarem os gols de Moto Club 1, MAC 1.

Em 72, sua passagem mais marcante pelo estado. Na cidade de Pinheiro, Mané vestiu o alvinegro que lhe caía tão bem, mas desta vez por um time amador com nome de time gigante. O Santos de Pinheiro enfrentou o Cruzeiro no dia 13 de setembro, e também empatou em 1 a 1.

De Pinheiro para Bacabal. Nessa cidade, Mané Garrincha resolveu relembrar os tempos de Manuel Francisco do Santos, o garoto nascido em Magé, Rio de Janeiro. Uma hora antes do jogo, os organizadores do evento foram buscar o craque no hotel, mas, para espanto de todos, ele havia sumido. "Faltando pouco tempo para a bola rolar, o encontraram com uma gaiola, no meio do mato, caçando passarinho, uma de suas maiores diversões quando criança", conta o escritor Hugo Saraiva.

Garrincha (ao centro) com o time do Santos de Pinheiro

Por essas e outras que Garrincha deixa tanta saudade, no Maranhão e no país todo. Por essas e outras que o poeta Carlos Drummond de Andrade lamenta: "O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.