Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Mulher morre vítima de infecção pelo vírus H1N1

terça-feira, 1 de abril de 2014

Mulher morre vítima de infecção pelo vírus H1N1

Uma mulher de 56 anos, cujo nome ainda não havia sido revelado até o fechamento desta edição, morreu ontem vítima de gripe A (H1N1) em um hospital particular de São Luís. A informação foi confirmada pelo secretário adjunto de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Alberto Carneiro, em entrevista ao portal Imirante.com. Ainda de acordo com o secretário, a mulher estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há aproximadamente 15 dias, após retornar de uma viagem a Presidente Dutra (MA).

O secretário Alberto Carneiro explicou que não foi possível ainda determinar quando ou como ocorreu a infecção. "As primeiras informações obtidas por meio da investigação com parentes ainda não são conclusivas. Soubemos apenas que ela não teve contato com ninguém que aparentasse estar doente. Tudo será checado, com calma", afirmou.

A SES informou ainda que desde a pandemia da doença em 2009, pelo menos dois casos voltaram a ser registrados no Maranhão. O primeiro ocorreu em 2010, quando uma criança de 10 anos contraiu a gripe e, dias depois, foi curada. Em 2012, também foi registrada a morte de um homem, após retornar de uma viagem feita à Fortaleza.

O titular da secretaria adjunta da SES disse ainda que medidas de higiene, como a limpeza constante das mãos, especialmente após visitas a lugares públicos, são eficazes, para evitar a propagação da doença. "O risco sempre existe, mas o importante nesses casos é não entrar em pânico e manter a higienização das mãos. A população precisa entender que esses hábitos não podem ser perdidos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.