Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Trânsito mata três idosos em menos de uma semana em São Luís

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Trânsito mata três idosos em menos de uma semana em São Luís

Em menos de uma semana, pelo menos três idosos perderam as vidas em decorrência de acidentes de trânsito. A primeira vítima dos atropelamentos foi a senhora Maria Gertrudes Mendes Barros, de 61 anos, que morreu na manhã do dia 19 de abril, ao ser atropelada por um Celta preto, placa OIZ-1680, quando atravessava um trecho da MA-201, conhecida como Estrada de Ribamar. O acidente aconteceu nas proximidades do Motel Saramanta, sentido Maiobão/Forquilha, sendo que a vítima, segundo testemunhas, tinha acabado de descer de um ônibus.

Populares contaram que a idosa havia descido da linha Maiobão/São Francisco, e teria atravessado a rodovia pela frente de uma van, que estava parada diante do ônibus, recolhendo passageiros. De acordo com a moradora Emília Aires, 54, que presenciou a colisão, sem observar os veículos que seguiam na outra mão da estrada, Maria Gertrudes correu para ir ao outro lado da MA-211, em direção ao Bairro da Maiobinha (São José de Ribamar), momento no qual foi atingida em cheio pelo Celta, parando no pára-brisa do carro e sendo arremessada para o meio-fio.

Os acidentes envolvendo pedestres estão cada vez mais comuns em São Luís. Somente nos meses de julho e agosto do ano passado, 166 pessoas foram internadas no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), no Centro, vítimas de acidentes de trânsito. Segundo médicos do hospital, nos últimos meses, houve um crescimento no número deste tipo de acidente e este ano já acumula 664 casos, que representam 60% do total de acidentes de trânsito na capital.

A delegada titular da Delegacia de Acidentes de Trânsito, Valéria Vieira Beiruth, se mostrou preocupada com índice de atropelamentos envolvendo pessoas idosas. “Não temos o real diagnóstico de cada atropelamento que envolva o idoso, mas percebo que a causa dos acidentes , vem crescendo com o maior fluxo de veículos nas ruas e do aumento da presença dessa faixa etária na sociedade. Há uma realidade de violência no trânsito dos condutores em relação aos pedestres, de maneira geral”, afirma. 


Com texto de Dalvana Mendes, de O Ímpar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.