Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Tribo indígena processa Band por reportagens sobre disputas de terra no sul da Bahia

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Tribo indígena processa Band por reportagens sobre disputas de terra no sul da Bahia


Representantes de uma tribo Tupinambá, na região nordeste do Brasil, anunciaram que vão processar o Grupo Bandeirantes de Comunicação em razão de reportagens consideradas tendenciosas exibidas em fevereiro pelo "Jornal da Band". As matérias tratam de uma disputa de território entre indígenas e fazendeiros no sul da Bahia.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário, o processo, de autoria da comunidade indígena Serra do Padeiro e do cacique Rosival Ferreira de Jesus, pede liminarmente um direito de resposta à comunidade Tupinambá. Segundo os denunciantes, as reportagens da Band tinham o intuito de "incitar o ódio e a violência da sociedade" contra os povos indígenas.

Ainda de acordo com os representantes da tribo, a Band usou termos "caluniosos" para responsabilizá-los por crimes como assassinato e invasão de fazendas. "O Grupo Bandeirantes parece desconhecer ou evitar conhecer o massacre dos Tupinambá ao longo da história, para difundir histórias inventadas: escondendo o verdadeiro conflito e massacre na região", consta na ação.

Procurada pela imprensa, a assessoria de comunicação da Band afirmou que ainda não foram notificados deste processo, e que a emissora não comenta ações judiciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.