Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Demissões de vigilantes ocorrerão em escolas municipais de São Luís

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Demissões de vigilantes ocorrerão em escolas municipais de São Luís

De O Estado:

Após a Prefeitura de São Luís anunciar, há alguns dias, cortes no orçamento municipal, com base na despesa de pessoal e no custeio da administração, devem ocorrer demissões de vigilantes em algumas escolas que compõem a rede pública de São Luís, nas próximas semanas. Na tarde de ontem, O Estado esteve na Unidade de Ensino Básico (UEB) Senador Miguel Lins, na Alemanha, e constatou que a direção recebeu, na manhã de ontem, documento encaminhado pela empresa de vigilância Servi-San, informando que os vigilantes vinculados à unidade de ensino estão de aviso prévio e deverão ser dispensados em breve.

A vigilante Maria da Conceição Alves, que trabalha na UEB Senador Miguel Lins no período vespertino, informou que a demissão dela deverá ser confirmada pela empresa Servi-San. "O que sabemos apenas é que os vigilantes daqui estão de aviso prévio a partir de hoje [ontem]. Esse é o único emprego que tenho e agora não sei o que vai acontecer", disse. Sobre as demissões, a vice-diretoria da escola informou que, até aquele momento, não estava ciente da notificação da Servi-San sobre as demissões dos vigilantes e que esperava uma confirmação oficial da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A vice-diretoria da UEB informou ainda que no local estão à disposição dois vigilantes, que se revezam em regime de plantão, a cada 12 horas. O Estado constatou ainda que, no local, profissionais de outros setores estão exercendo a função de vigilante.

A profissional de Serviços Gerais da UEB Senador Miguel Lins, Lucirene Soares Lima, informou que há pelo menos cinco meses desempenha a função de vigia na escola. "Enquanto a vigilante da Servi-San fica na parte de trás da unidade, fico aqui na frente para controlar o acesso das pessoas à parte interna da escola. Minha colocação nessa função foi uma determinação da direção da escola, que também não me informou por quanto tempo permanecerei fazendo esse trabalho", disse. Sobre esse assunto, até o fechamento desta edição, a direção da UEB Senador Miguel Lins não havia emitido parecer.

Apesar da demissão dos vigilantes, a direção da UEB Senador Miguel Lins informou que o calendário do ano letivo na unidade escolar será obedecido e que o período de férias dos alunos está confirmado para o mês de julho. Sobre possíveis demissões de funcionários da empresa Multicooper, que ainda estão no quadro da UEB Senador Miguel Lins, a direção da unidade informou que, por enquanto, esses profissionais não serão dispensados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.