Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Falha em fotos deixa 40 mil brasileiros sem passaporte

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Falha em fotos deixa 40 mil brasileiros sem passaporte

A Casa da Moeda interrompeu a impressão de passaportes na última quinta-feira (22) e deixou cerca de 40 mil brasileiros sem o documento.

A suspensão do serviço ocorreu devido a um problema nas fotos dos passaportes, comprometendo a personalização dos documentos.
Segundo a empresa estatal, não se sabe o que provocou a falha, mas a expectativa é que ela seja resolvida rapidamente.

Testes realizados ontem (27/5) indicavam a possibilidade de as impressões serem retomadas em breve.

A assessoria de imprensa da estatal informou que estão sendo feitos testes para identificar se a origem do problema tem relação com as tintas ou com o papel usados na impressão do documento.

Os fornecedores das matérias-primas foram convocados para uma reunião de emergência nesta quarta-feira (28) para prestar esclarecimentos e substituir produtos com eventuais falhas.

SEGURANÇA

Além de emitir moedas, o que ocorre desde sua fundação pelo imperador D. Pedro II, em março de 1694, a Casa da Moeda produz selos fiscais e passaportes.

A falha no sistema afetou apenas os passaportes emitidos pela Polícia Federal.

O mesmo não ocorreu nos documentos emitidos pelo Ministério das Relações Exteriores, pois a personalização destes passaportes, que inclui a impressão das fotos, é feita por consulados e outras representações diplomáticas.

"O problema, no entanto, não compromete a credibilidade dos elementos de segurança do documento e, tampouco, sua autenticidade", afirmou a estatal. Em média, são produzidos cerca de 10 mil passaportes por dia no Brasil.

Da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.