Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Intervenções no trânsito de São Luís começam a valer hoje

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Intervenções no trânsito de São Luís começam a valer hoje

Começam a valer hoje algumas das intervenções no trânsito de São Luís, anunciadas pela Prefeitura de São Luís na semana passada. No total são 26 intervenções de curto, médio e longo prazo, que fazem parte do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito para a garantia da mobilidade. Os serviços começam pela Avenida Casemiro Júnior, no corredor Anil/Centro, onde será alterado todo o traçado geométrico da via para criação de uma faixa de 7,2 quilômetros exclusiva para ônibus e outras duas para tráfego de carros de passeio.
A intervenção no corredor Anil/Centro terá início na Avenida Casemiro Júnior, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Duas faixas da avenida no sentido do Centro/Cruzeiro do Anil serão utilizadas pelos veículos de passeio. A terceira será exclusiva para ônibus.
Quem segue na direção Cruzeiro do Anil/Centro terá, obrigatoriamente, de desviar nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, passando pelas imediações da feira do bairro e seguindo pela Rua Cônego Tavares, até sair próximo ao antigo Grêmio Lítero Recreativo.
As intervenções no corredor Anil/Centro também contemplam o bairro João Paulo, onde duas das quatro faixas da avenida, nos dois sentidos do trânsito (Centro/Anil e Anil/Centro), serão exclusivas para ônibus. O espaço exclusivo para trânsito de veículos do transporte de passageiros será identificado por meio de sinalização horizontal.
Outras modificações - Além das obras no corredor Anil/Centro, as alterações também serão iniciadas na Avenida Litorânea a partir de amanhã. O trecho será modificado na entrada da praia de São Marcos, com a redução do canteiro da via para facilitar o acesso à Ponta do Farol e ao Calhau. A via passará ainda por obras de terraplenagem, drenagem e recapeamento, além de implantação de semáforo e sinalização vertical e horizontal.
Ainda de acordo com o cronograma estabelecido para o Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito, as equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semosp) iniciam as intervenções no corredor Cohafuma/Renascença/São Francisco, na quinta-feira, dia 15. Nesse corredor, será criada uma faixa de 4,4 km exclusiva para ônibus, com a implantação de retornos de quadra na Avenida Colares Moreira e a proibição do estacionamento na Avenida Castelo Branco.
O percurso também ganhará nova sinalização vertical e horizontal. Serão instalados semáforos nas cabeceiras da ponte do São Francisco. Os equipamentos sinalizarão o sentido de uso das faixas nos horários de maior fluxo, totalizando quatro ciclos diferenciados. Atualmente, são realizados apenas dois ciclos.
As ações de curto prazo compreendem ainda a proibição de estacionamento na Avenida Daniel de La Touche, a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus na Rua Rio Branco, no Centro, e a implantação de botoeiras sonoras, que permitirão a deficientes visuais a orientação adequada sobre a sinalização semafórica.
Entre as intervenções de médio prazo está a reorganização do trânsito na Avenida General Artur Carvalho. A via passará a ter um único sentido, e os condutores poderão utilizar as avenidas Mato Grosso e Oito para retornar à São Luís Rei de França. O local terá um impacto ainda maior para o trânsito na cidade a longo prazo com a construção da Ponte Pai Inácio, que tornará possível uma via interbairros na região ligando a Cohab ao Olho d' Água, por meio de vias internas.
O Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito prevê ainda intervenções semafóricas, criação de novos corredores de transporte, faixas exclusivas para ônibus, sinalização asfáltica, placas indicativas e novos sonorizadores nos semáforos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.