Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Museu de Carolina é inaugurado

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Museu de Carolina é inaugurado

O município de Carolina recebeu no domingo (11) o Museu Histórico. Instalado em uma casa localizada no centro da cidade, o espaço é a concretização de um antigo sonho da comunidade em ter um local apropriado para preservar a memória e a história do município. O tema da primeira exposição temporária será a Usina do Itapecuru, uma das primeiras hidrelétricas do Brasil, construída por sertanejos que moravam em Carolina, sem data para ser montada.

O museu é uma iniciativa do Consórcio Estreito Energia (Ceste), em parceria com a Associação Carolina Via Verde e a prefeitura municipal. A inauguração aconteceu no último domingo e estiveram presentes o gerente do Ceste, João Rezek; o secretário executivo da Associação, Rodolfo Fortes, e o prefeito Ubiratan Jucá, que descerraram a placa de inauguração do Museu Histórico de Carolina, obra construída com recursos do Ceste.

O museu foi pensado para abrigar um acervo capaz de apresentar aos visitantes dados históricos relevantes, como fotos da presença da Coluna Prestes em 1925 na cidade, objetos que relembrem a importância dos educandários na formação dos estudantes, painéis com o hino, a bandeira, o brasão do município, além de exemplares de jornais, revistas e livros de autores carolinenses. “Tenho certeza de que nosso museu vai reavivar a memória de Carolina, pois não existe povo sem história”, ressaltou o prefeito.

Outro atrativo serão as exposições temporárias, cujo objetivo é apresentar documentos, fotos, peças e objetos que ajudem a relembrar fatos relevantes.

A construção do Museu Histórico de Carolina é uma obra do Investimento Social Estreito (ISE), programa do Ceste que visa à execução de obras, ações e projetos para o desenvolvimento sustentável do entorno da Usina Hidrelétrica Estreito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.