Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Taça da Copa do Mundo já está em São Luís

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Taça da Copa do Mundo já está em São Luís


A Taça da Copa do Mundo já está em São Luís. Por volta das 3h da manhã de hoje o objeto de maior desejo de todos os jogadores do mundo desembarcou no Aeroporto Marechal Cunha Machado. A mesma ficará em exposição amanhã (13), no Shopping da Ilha, para os torcedores  cadastrados.

Para participar, deve-se comprar produtos da marca Coca-Cola em um dos vários pontos de vendas maranhenses que estão cadastrados no site da empresa. 

São Luís é a 14ª cidade a receber a taça. O percurso será encerrado no dia primeiro de junho, na cidade de São Paulo, onde a taça permanece em definitivo para a abertura oficial da Copa do Mundo.

A taça

A taça oficial da Copa do Mundo Fifa é um objeto de 36,8 centímetros de comprimento e pesa pouco mais de seis quilos. É feita de ouro maciço 18 quilates com base de malaquita, pedra preciosa, com diâmetro de 13 centímetros. Ela foi desenhada pelo artista italiano Silvio Gazzaniga, que venceu a competição organizada pela Fifa para o desenvolvimento de um novo troféu que substituísse a taça Jules Rimet. A nova taça foi adotada a partir da Copa de 1974, realizada na Alemanha.

A taça oficial permanece guardada em Zurique, na Suíça, de onde sai apenas para os tours oficiais da Copa e para as competições. As seleções vencedoras recebem uma réplica do troféu, folheada em ouro, e tem seus nomes gravados na peça original. A taça possui, até hoje, os nomes do Brasil (94 e 02), Alemanha (74 e 90), Argentina (78 e 86), Itália (82 e 06), França (98) e Espanha (2010).

O tour oficial da Taça Copa do Mundo Fifa 2014 foi iniciado no dia 12 de setembro de 2013, no Corcovado, Rio de Janeiro. De lá, o objeto seguiu para o maior passeio de sua história, percorrendo 88 países durante 225 dias. A taça retornou ao Brasil no último dia 27 de abril, onde foi exposta no Rio de Janeiro, iniciando o tour nacional, que percorre as 26 capitais incluindo o Distrito Federal. 

Com texto de O Imparcial..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.