Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Bandido procurado por assaltos a lojas na capital é preso pela PM

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Bandido procurado por assaltos a lojas na capital é preso pela PM

Um dos integrantes da facção criminosa Bonde dos 40 e assaltante de loja de eletrodomésticos Raelson Luis Brito Paúra, o Cara de Porco, de 19 anos, foi apresentado ontem à imprensa pelo delegado do 14º Distrito Policial, Jeferson Portela. Segundo a polícia, ele e Lailson Luis Abreu Furtado, o Xeleu, de 19 anos, que está preso desde o dia 1º de maio, e outros, são responsáveis por mais de 10 assaltos a estabelecimentos comerciais, principalmente os localizados na área do Bequimão, Angelim, Centro e bairros adjacentes. Uma das últimas ações realizadas pelo bando teve como alvo a loja Liliane, da Rua Grande, no dia 5 deste mês, quando levou cerca de R$ 287 mil. As outras investidas da quadrilha ocorreram na farmácia Extrafarma, no frigorífico Fribal, loja Insinuante, Eletro Mateus, entre outros pontos comerciais da cidade.

“Esse bando é composto por mais de 12 integrantes, todos moradores do Bairro de Fátima. Eles fazem os assaltos em vários bairros e para não serem presos, se espalhando pela cidade, ou seja, alugam casas para esconderijo em vários pontos da Ilha”, disse o delegado Jeferson Portela. Em relação à prisão de Cara de Porco, o delegado explicou que a operação foi executada pelo Serviço de Inteligência do 9º Batalhão da Polícia Militar, nas proximidades do Hospital Guará, no Bairro de Fátima, no fim da tarde de terça-feira (24).

No momento da abordagem, Cara de Porco estava em um Fiesta prata, de placa clonada NMP-7724, roubado há dois anos em São Luís e que vinha sendo usado nas empreitadas criminosas do bando. O conduzido, que tentou reagir ao assalto, foi baleado na perna e levado para o Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, no Centro. Logo depois de ser medicado, ele foi apresentado no 14º DP, no Bequimão, onde confessou que o dinheiro que rouba nos assaltos é destinado à compra de imóveis.

Jeferson Portela informou ainda que no Fiesta foram encontrados óculos escuros e bonés de cor verde, um desses usando pelo criminoso no dia 28 de abril, durante o assalto à loja Liliani, no Angelim. Nesse dia, ele e mais dois cúmplices, armados de revólveres, fizeram funcionários e clientes reféns. Após concluir o assalto, fugiram em um veículo Ford KA, de placas NNA-5917, de São Luís, de propriedade de um cliente, e se deslocaram em direção ao bairro Turu, levando reféns, que foram liberadas em uma área próxima ao bairro Parque Vitória. O carro foi deixado nas proximidades da Reserva do Itapiracó.

Já no assalto ocorrido no dia 5, as câmeras internas da Liliani da Rua Grande captaram toda a movimentação do roubo. Dois assaltantes, com fardas da Vale e da Cemar, entraram no estabelecimento comercial. Um deles, segundo a polícia, era Cara de Porco. Eles dominaram os funcionários e gerentes e roubaram cerca de R$ 287 mil que estavam no cofre.

Xeleu - Jeferson Portela informou que a polícia vinha investigando as ações do bando desde o ano passado, quando ocorreram os assaltos à Extrafarma no Maranhão Novo, dia 23 de abril, e no Bequimão, no dia seguinte. As duas empreitadas criminosas foram feitas com o modus operandi semelhante, até mesmo o horário e em dias seguidos.

Mas somente depois do assalto à Liliani no Angelim foi que o delegado solicitou da Justiça a prisão preventiva do grupo do Xeleu e Cara de Porco. No dia 1º de maio, os militares, em rondas pelo conjunto Maiobão, prenderam Xeleu, que foi apresentado no 14º DP. No momento, ele está detido no Centro de Triagem de Pedrinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.