Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Barracão do Forró conquista público da Maria Aragão

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Barracão do Forró conquista público da Maria Aragão


Baião, xote, forró, arrasta-pé, forró pé de serra e outros ritmos animaram o Barracão do Forró montado no “Terreiro da Maria”, na Praça Maria Aragão, conquistando o público, que não arredou do espaço. Inaugurado dia 13, o barracão foi instalado como forma de diversificar a programação do arraial da Prefeitura de São Luís.

Na última quarta-feira (18), a primeira banda a se apresentar no Barracão do Forró foi o grupo “Xote e Baião”, que animou o público formado por casais de todas as idades. “Adoro dançar e forró pé de serra é o meu ritmo preferido”, afirmou o professor José Raimundo Lago, que dançou todas as músicas com a esposa Elizângela Maria Pinheiro.

O segundo grupo da noite foi o “Cheiro da Terra”. Composto por quatro músicos que, nos oito anos de formação, se especializaram em tocar xotes e forró do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. “Todos os anos nos apresentamos no arraial da Praça Maria Aragão, sendo sempre muito bem recepcionados com a presença do público amante do bom forró”, destaca o cantor Gabriel Silva.

A banda deve retornar ao palco do Barracão dia 27 deste mês, assim como os grupos que já se apresentaram no espaço, a exemplo do Raízes da Terra, Mandacarú, Forró Pé no Chão, Forró do Bom, Marinaldo do Forró, Kambada do Forró, Trio Poeirão e Forró Falado.

O coordenador de eventos da Fundação Municipal de Cultura (Func), Ribamar Moraes, diz que ao montar a programação do “Terreiro da Maria”, a Fundação procurou fazer com os visitantes pudessem apreciar a diversidade cultural das manifestações do folclore maranhense sem precisar se deslocar da praça.

ATRAÇÕES
A véspera do feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (19), levou um número expressivo de visitantes ao arraial da Maria Aragão. A programação da noite de quarta começou com a apresentação do Cacuriá Adolescentes “Seguidores de Cristo”, Show “Acende a Fogueira” com Gilvan Mocidade, Grupo Alternativo “Boizinho Incantado”, Bumba-meu-boi de Zabumba da Vila Passos e Bumba-meu-boi de Orquestra Upaon Açu.

ENCONTRO DE SALVAGUARDA
O São João de São Luís teve um momento especial nesta quinta-feira (19). A coordenação do evento fez um convite exclusivo a grupos de brincadeiras que não têm se multiplicado, ainda que tenham preservadas as raízes de suas tradições. São eles, a Dança do Coco da Ilha e a Dança do Coco Pirinã, do bairro Anjo da Guarda; a Dança do Lelê de São Simão, da cidade de Rosário; e a Dança do Caroço Tremembés, da cidade de Tutoia.

A ideia da Func com a apresentação desses grupos no evento, nomeado pela Func de “Encontro de Salvaguarda”, é valorizar a singularidade desses grupos e levar ao público o conhecimento delas e consequentemente a valorização desse legado cultural. Além dos quatro grupos mencionados, haverá ainda show com o cantor Papete e banda e apresentações do Bumba-meu-boi de orquestra de Nina Rodrigues e do Boi da Baixada de Pindaré. O Barracão do Forró será comandado pelos forrós “Pé no Chão” e “Forró do Bom”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.