Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Google faz primeiro teste no Piauí de acesso a internet por balões

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Google faz primeiro teste no Piauí de acesso a internet por balões

A presidência do Google no Brasil confirmou que houve um teste em Campo Maior, de internet via Loon e conseguiram conexão. Foi na escola pública Linoca Gaioso Castelo Branco, onde um dos balões lançados deu acesso à internet para essa escola, por quase uma hora, usando o sinal fornecido por uma das estações da Vivo.

“Os alunos foram capazes de ter sua primeira aula conectadas à internet. O professor de Geografia usou imagens interativas do Google Maps e usou o Wikipédia”, diz nota divulgada pela assessoria da Google.

Nesta sexta-feira (06), o presidente da empresa no Brasil, Fábio Coelho e o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, estão lançando dois balões no Clube de Aeromodelismo de Teresina, na estrada da Cacimba Velha, zona rural da capital. 

Eles argumentam que escolheram o Piauí porque na região Nordeste, apenas 27% dos domicílios têm acesso a internet sendo o pior do país. 

O ministro das Comunicações convidou o Google para testar a tecnologia em Campo Maior, porque embora o centro da cidade tenha acesso à grande rede, mas não possui capilaridade na conexão para a zona rural do município. 

“Em nossos lançamentos prévios de balões da Nova Zelândia e do norte da Califórnia (EUA) aprendemos muito sobre a estratosfera em altas latitudes. Esse foi o nosso primeiro lançamento de balão próximo à Linha do Equador e estamos animados para aprender sobre essa parte do céu”, diz a nota entregue à imprensa do Piauí.   

O projeto Loon foi batizado com este nome em homenagem a uma espécie de ave aquática. O projeto é uma rede de balões que flutua na estratosfera levando internet nas áreas rurais e remotas. Ele fica a uma altura de 20 quilômetros acima do percurso dos aviões. A aposta do Google é um planeta totalmente conectado. Aqui no Piauí é o primeiro teste no Brasil. 

O ministro está sendo aguardado e deve chegar às 10h30 no Aeroporto Petrônio Portella. 

Com informações do Cidade Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.