Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Governo e parceiros apresentam Plano de Segurança para o São João 2014

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Governo e parceiros apresentam Plano de Segurança para o São João 2014

O planejamento das ações dos órgãos de Segurança, Saúde e Trânsito envolvidos nas festas juninas foi apresentado, nesta sexta-feira (13), em palco montado em frente à Secretaria de Estado de Cultura (Secma). As boas-vindas aos presentes foram dadas pelo batuque do Tambor de Crioula de Geralda Clemência, que fez uma apresentação empolgante. O objetivo é garantir comodidade a maranhenses e visitantes durante o “São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira”, promovido pelo Governo do Estado.
“Só se consegue realizar um grande evento como o São João por meio de parceria. A integração de nossas ações é que vai garantir o sucesso e a inovação da mais tradicional festa da cultura maranhense”, declarou a secretária de Cultura. Olga Simão disse que a expectativa do governo é de que haja ampliação de público. “Esperamos promover uma festa linda e rica com muita segurança para atender maranhenses e visitantes durante esse período”.
O evento contou com a presença dos secretários de Estado de
Cultura, Olga Simão; de Turismo, Jura Filho; e de Comunicação Social, Carla Georgina; secretário municipal de Turismo, Lula Fylho; delegada geral de Polícia Civil, Cristina Meneses; comandante de Policiamento Metropolitano, coronel Marco Antonio Alves; e o comandante de Operações do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel, Dirceu Nepomuceno. Também participaram representantes da Fundação Municipal de Cultura (Func) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Segurança Pública
As Polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros vão reforçar as ações durante todo o período junino, iniciando o trabalho, nesta sexta-feira (13), na Praça Maria Aragão. O comandante de Policiamento Metropolitano, coronel Marco Antonio Alves, anunciou que a Polícia Militar vai trabalhar com um efetivo de 1.183 policiais que serão distribuídos em três equipes em pontos estratégicos da cidade.
“Vamos realizar um policiamento a pé, montado, motorizado, com barreiras de abordagem em pontos de maior concentração, fazendo uso de torres de observação e monitoramento na Lagoa da Jansen e blitz de redução de velocidade em vários pontos da cidade”, anunciou.
O coronel Alves afirmou que a partir do dia 19 de junho serão 473 policiais atuando nos Vivas e praças de bairros. O efetivo também será reforçado com cerca de 160 homens na Praia Grande, Ceprama e Praça da Saudade (Madre Deus).
A Lagoa da Jansen, área de grande concentração, terá 92 policiais. O local também vai contar com barreiras disciplinares e patrulhamento a pé, montado e motorizado. O efetivo será reforçado com 545 policiais para o Dia de São Marçal.
Segundo a delegada geral de Polícia Civil, Cristina Resende, haverá o redimensionamento e o reforço dos plantões na Região Metropolitana e o do efetivo no interior do estado. Além do funcionamento normal dos plantões da Polícia Civil na Beira-Mar, Vila Embratel, Cohatrac e Cidade Operária, haverá os plantões extraordinários no Maiobão e na Lagoa da Jansen.
“Informamos que a Delegacia Virtual está funcionando para os registros simples como perda de documentos, de objetos e furtos. O atendimento pela internet é rápido e em no máximo, uma hora, a pessoa pode imprimir a certidão do boletim assinado”, ressaltou a delegada geral. Ela disse que o São João deste ano vai ganhar reforços dos 68 novos delegados, mais de 200 investigadores e 68 escrivães, todos nomeados no último concurso do governo estadual.
O comandante de Operações do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel, Dirceu Nepomuceno, disse que a atuação será efetiva em toda a Ilha de São Luís. “Ao todo, serão 89 bombeiros militares distribuídos nos arraiais da cidade, além de apoio de viaturas de socorro e de combate a incêndio e outros equipamentos nos locais de maior concentração”, declarou.
O Corpo de Bombeiros, também, está capacitando comerciantes e ambulantes que receberam treinamento em primeiros socorros e combate a pequenos incêndios.
A Secretaria de Estado de Saúde vai disponibilizar equipes médicas e de enfermeiros, além de ambulâncias para atendimento, especialmente nos arraiais de maior concentração de público. “Também teremos equipes reforçadas nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e unidades de emergência”, revelou a gestora estadual da Rede Serviços de Saúde, Socorro Bispo.

Programação
Segundo a Secretaria de Cultura, o São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira vai proporcionar 1.600 apresentações culturais realizadas por 550 grupos juninos, além de 90 shows musicais com artistas locais e nacionais. Este ano, serão realizados arraiais na Lagoa da Jansen, no Ceprama, no Centro Histórico e nos Vivas situados em bairros da capital maranhense.
Nesses locais, se apresentarão 18 grupos alternativos, 48 grupos de bumba meu boi de sotaque de orquestra, 45 grupos de bumba meu boi de sotaque de matraca, 4 de sotaque costa de mão, 88 de sotaque de orquestra, 15 de sotaque de zabumba, 72 grupos de tambor de crioula, 57 grupos de dança portuguesa, 29 grupos mirins, 32 grupos de dança do boiadeiro, 33 quadrilhas juninas e 29 grupos de cacuriá.
Na Lagoa da Jansen, a programação ocorrerá de 19 a 29 deste mês, com shows de artistas locais e nacionais. No dia 19, haverá a apresentação do cantor Waldonys. No dia seguinte, subirá ao palco a cantora Elba Ramalho. No dia 21, será a vez do cantor Geraldo Azevedo. No dia 22, o show será dos cantores Betto Pereira e Gerude.
A Banda do Barrica se apresenta na noite de 23 de junho. No dia 24, atração é a Orquestra Sanfônica do Piauí. Jorge de Altinho canta no dia 25, e Papete, no dia 26. No dia seguinte, será a vez da cantora Alcione. No penúltimo dia de programação, o show será dos cantores Mano Borges e César Nascimento. Por fim, no dia 29, é a vez do cantor Alceu Valença.
No Ceprama, na Vila Palmeira e em diferentes pontos do Centro Histórico (Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão e Praça da Faustina) ocorrerão apresentações culturais entre os dias 20 e 29. Nos Vivas do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, João Paulo, Liberdade, Madre Deus e Vila Embratel a programação alusiva ao São João 2014 ocorrerá entre os dias 23 e 29. Também serão promovidos cortejos nos dias 20 e 27 com grupos juninos que percorrerão o centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.