Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Militar intensifica ações contra a violência no Jaracati

terça-feira, 24 de junho de 2014

Polícia Militar intensifica ações contra a violência no Jaracati


A Polícia Militar combate ações criminosas e evita incêndios de casebres no bairro Jacarati que seriam realizados pelos integrantes do Primeiro Comando do Maranhão (PCM) durante o fim de semana. Os militares prenderam um dos líderes desse grupo, José Altino Ferreira Lindoso, o Bruno Matador, de 23 anos, e o seu cúmplice, Valmir Correa Costa Júnior, o Fique Frio, de 18 anos. Os quadrilheiros ainda chegaram a destruir na tarde do domingo (22) a casa da doméstica Rosemari Cruz da Silva, de 38 anos, moradora há mais de 20 anos na Travessa da Rua 2, nesse bairro. Eles ainda tentaram fazer reféns os dois filhos menores, pelo fato de a mulher se recusar a apoiar a quadrilha.

“Há uma rivalidade entre os integrantes do Bonde dos 40, comandados pelos homens conhecidos apenas como Pai e Romarinho, com os do Primeiro Comando do Maranhão, coordenado pelo Bruno Matador. No domingo, o PCM pretendia incendiar todos os casebres do Jaracati para mostrar que tinha força no bairro, mas a polícia conseguiu evitar a tragédia e prendeu chefões de facção”, disse ontem o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Pedro Ribeiro.

O militar informou, também, que essa rixa teve início há alguns meses, já que Bruno Matador não aceita os assaltos que são praticados diariamente pelo Bonde dos 40, principalmente no trecho entre a Rua dos Paparaubas, no São Francisco, e o São Luís Shopping, pois, isso acaba intensificando a presença da polícia nessa área. As ações criminosas do bando do PCM são concentradas em assaltos a casas lotéricas e agências bancárias, localizadas em outros bairros da capital.

O comandante do 8º BPM comentou que Bruno Matador chegou a solicitar que o Bonde dos 40 agisse em outras localidades, mas como isso não ocorreu, acabou resultando na morte do irmão de Pai, o adolescente Gerson Silva Marques, de 16 anos, no dia 1º de junho. Na sexta-feira (20), o grupo de Bruno Matador conseguiu expulsar os familiares de Pai e Romarinho do Jaracati.

Na noite de sábado (21), Pai, em companhia de Romarinho, reuniu os integrantes do seu bando para executar Bruno Matador, mas não conseguiram localizá-lo, pois há informes de que no momento ele não se encontrava no bairro. Como forma de repressão, o PCM ameaçou incendiar os casebres da localidade na tarde de domingo, mas a polícia foi acionada e chegou primeiro.

Os militares das viaturas do Jaracati, São Francisco e Ilhinha fizeram buscas pela área e prenderam os autores dessa ação criminosa na área de mangue. José Lindoso e Valmir Costa foram levados para o Plantão de Polícia Civil na Beira-Mar, onde foram autuados. Ontem pela manhã, as viaturas realizaram ações na localidade, mas até o fechamento desta edição não havia registro de ocorrências.

Rixas de facções

Dia 1º de junho - Grupo do PCM revoltado com as ações dos integrantes do Bonde dos 40 executa a tiros Gerson Silva Marques, de 16 anos, o irmão de Pai, líder da facção.

Dia 20 de junho - PCM expulsa familiares de Pai e de Romarinho do bairro Jaracati

Dia 21 de junho - Integrantes do Bonde dos 40 tentam matar Bruno Matador, no Jaracati

Dia 22 de junho - PCM tenta incendiar casebres no Jaracati, mas a polícia conseguiu evitar e ainda prendeu chefões de facções criminosas

Dia 23 de junho - O comandante do 8º Batalhão intensifica incursões militares para combater ações criminosas realizadas pelos dois grupos no Jaracati.


De O Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.