Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Servidores da Prefeitura são habilitados para manuseio do CNEAS

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Servidores da Prefeitura são habilitados para manuseio do CNEAS

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), participou, nesta quinta-feira (5), de capacitação sobre o manuseio do Cadastro Nacional de Entidades da Assistência Social (CNEAS). O curso foi ministrado por técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que são responsáveis pela habilitação dos servidores dos municípios para utilização do CNEAS.

A ferramenta consiste em um banco de dados conectado em rede para monitorar e reconhecer as entidades e organizações que prestam serviço socioassistencial. O preenchimento do cadastro em São Luís é realizado pela Semcas. “É um momento ímpar onde poderemos levantar a dimensão da rede de assistência de São Luís, o que irá fortalecer os serviços oferecidos na área”, declarou a secretária da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande.

De acordo com a titular da Semcas, o instrumento é uma forma de estreitar a relação entre poder público e as entidades da rede socioassistencial. O posicionamento foi compartilhado pela coordenadora do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do MDS, Ana Paula Gonçalves, responsável pela capacitação. “Com o Cadastro, o gestor poderá ter informações sobre todos os serviços, projetos e benefícios desenvolvidos pelas entidades da assistência de seu município. Assim poderá qualificar e otimizar os serviços oferecidos”, esclareceu Ana Paula.

Além dos servidores da Semcas, participaram da capacitação servidores, diretamente envolvidos com a execução da política de assistência, dos municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Também estiveram presentes técnicos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.