Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: 62 pessoas foram presas em São Luís no primeiro semestre deste ano

segunda-feira, 28 de julho de 2014

62 pessoas foram presas em São Luís no primeiro semestre deste ano

Dados divulgados na sexta-feira (25) pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) e obtidos por O Estado apontam que, somente nos primeiros seis meses deste ano, 62 pessoas foram presas na Região Metropolitana de São Luís por posse ou envolvimento no tráfico de drogas na cidade. Ainda segundo o levantamento, foram presas pouco mais de 12 pessoas por mês em bairros da periferia da cidade (especialmente Liberdade, Coroadinho, Camboa e Vila Embratel).

O Denarc informou ainda que, do total de prisões efetuadas em 2014, 74% foram de pessoas do sexo masculino e 26% do sexo feminino. No total, mais de 24 kg de drogas foram apreendidos este ano, valor que corresponde a pouco mais de
4 kg de entorpecentes recolhidos pelo Denarc das ruas e avenidas da cidade. Em todo o ano passado, 131 pessoas foram presas ou conduzidas às delegacias por uso ou posse de drogas.

Segundo o delegado titular do Denarc, Cláudio Mendes, o trabalho efetuado pela polícia de monitoramento das áreas da cidade com maior incidência de tráfico de drogas é a principal causa para o índice considerado positivo de prisões relacionadas a entorpecentes este ano. "Estamos intensificando o trabalho de controle dos bairros da capital maranhense com maiores ocorrências de uso e posse de drogas. Desta forma, muitos crimes estão sendo evitados", disse.

Levantamento do Denarc apontou ainda que, do total de drogas apreendidas, pouco mais de 21 kg foram de maconha (considerada a droga mais comum nesse tipo de apreensão). Ainda segundo o delegado titular do Denarc, a quantidade de prisões de pessoas envolvendo drogas contribui para a queda do número de crimes na cidade. "Muitas ocorrências policiais ainda são geradas pela posse ou tráfico de drogas e, dessa forma, ou seja, desenvolvendo de forma cotidiana prisões na cidade, temos contribuído de alguma forma para a queda na criminalidade na capital maranhense", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.