Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Blitze da Lei Seca não se restringem aos fins de semana na Grande Ilha

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Blitze da Lei Seca não se restringem aos fins de semana na Grande Ilha

As blitze da Lei Seca, realizadas em ruas e avenidas de São Luís, não se restringem apenas aos fins de semana. Diariamente, condutores são flagrados, durante abordagens policiais, conduzindo seus veículos sob o efeito de bebidas alcoólicas e são encaminhados para os distritos policiais onde responderão por seus atos. Além disso, neste fim de semana será intensificada a fiscalização em mais uma etapa da Operação Lei Seca - Vida no Trânsito.

As blitze que ocorrem diariamente na capital maranhense refletem uma preocupação maior da Polícia Militar do Maranhão (PM) para diminuir a quantidade de acidentes de trânsito provocados pela combinação indevida de álcool e direção, que muitas vezes resultam em feridos ou mortos.

Na quarta-feira, dia 27, policiais lotados na Ronda Tático Móvel (Rotam) prenderam Gilvan da Costa Lima, por volta das 21h20, na Estrada do Araçagi. Ele foi abordado pelos policiais e apresentava visíveis sinais de embriaguez ao volante, por isso foi preso em flagrante e conduzido para o Plantão Central do Cohatrac. O veículo que o infrator estava conduzindo, um Bugre de cor azul e placa LVH 5269, foi apreendido. Da mesma forma como foi efetuada a prisão de Gilvan da Costa, outros casos foram registrados esta semana e os responsáveis pelos delitos foram presos em flagrante e encaminhados para delegacias.

De acordo com o coronel Zanoni Porto, comandante-geral da PM, as atividades policiais realizadas diariamente têm o intuito de reduzir a violência no trânsito. "Todos os dias a Polícia Militar faz barreiras usando bafômetros com o intuito de fazer a fiscalização do trânsito e também combater a criminalidade em toda a região metropolitana", frisou o coronel.

Operação - No fim de semana, as atividades policiais para impedir que motoristas dirijam seus veículos sob o efeito de bebidas alcoólicas serão intensificadas. As ações da Operação Lei Seca - Vida no Trânsito se iniciarão hoje e se estenderão durante o sábado e domingo.

Serão realizadas barreiras policiais em pontos estratégicos da região metropolitana onde há maior fluxo de veículos e nos locais onde os motoristas costumam conduzir embriagados seus carros e motocicletas .

Além da PM, as atividades da operação envolvem o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), reunindo todos os órgão que compõem o sistema de segurança do estado.

Durante as ações, são feitas abordagens de fiscalização do licenciamento 2014 e referentes à Lei Seca. Já os bombeiros verificam a presença e a validade dos itens de segurança dos veículos, como os extintores de incêndio.

Os peritos do Icrim são responsáveis por verificar se a documentação dos veículos e dos condutores é original. A Polícia Civil é encarregada de fazer a ocorrência policial e encaminhar o condutor à delegacia caso seja encontrada alguma grave irregularidade. Todo o trabalho de consulta ao sistema, preenchimento dos autos de infração e educação para o trânsito fica à cargo do Detran.

"A cada semana as atividades da operação estão se intensificando e isso está contribuindo para uma mudança na cultura da população, que essa está se conscientizando que é uma operação duradoura", disse André Campos, diretor-geral do Detran. Ele afirmou ainda que está fazendo o planejamento junto com o coronel Zanoni Porto para levar a operação para outras cidades do interior do Maranhão.

CPAM 2 elabora plano de segurança do fim de semana

O Comando de Policiamento de Área Metropolitana 2 (CPAM2) esteve reunido ontem para traçar ações de policiamento a serem realizadas no fim de semana na área de atuação do comando, que engloba os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, além da Cidade Operária e bairros adjacentes.

Presentes no encontro, o comandante do CPAM2, Coronel Raimundo Nonato Santos Sá; comandante do 6º BPM, major Aritanã Lisboa do Rosário; comandante do 13º BPM, Diógenes Cleon Barbosa Azevedo; e representantes do Estado Maior do CPAM 2.

"As reuniões acontecem semanalmente com o objetivo de definir estratégias operacionais para a semana subsequente, com análise das ocorrências registradas na semana anterior. Além das questões operacionais, são tratadas as administrativas. O foco é nas operações do fim de semana", informou o comandante do CPAM2.

O comandante do 6º BPM, major Aritanã Lisboa, frisou a relevância dos encontros e pontuou o tráfico de drogas e a circulação de arma de fogo na região em que atua como pontos principais a serem combatidos. "Importante trabalhar em sintonia, visto que a área de atuação é bem extensa. As reuniões têm também o intuito de implementar novas abordagens na área de segurança", ressaltou.

"As reuniões são extremamente importantes. Nós trazemos os problemas das unidades e deixamos o nosso comandante a par da situação das áreas dos batalhões que atuamos. Coronel Sá tem nos ajudado e ensinado bastante. Ele é sempre atencioso e cuidadoso com as unidades. Na região do 13º BPM os esforços são para combater o tráfico de drogas e a guerra entre facções criminais", disse o major Diógenes Azevedo.

O comandante do 13º BPM destacou também o contato com a comunidade, como ponto importantíssimo no combate à criminalidade. "Nas reuniões com a comunidade, a população expõe os pontos mais críticos dos bairros e contribui com informações privilegiadas. Nós nos comprometemos em intensificar o policiamento na região", disse.

Saiba mais

Quem for flagrado dirigindo sob efeito de álcool (com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido) é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pois comete infração gravíssima, pede sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, paga multa no valor de R$ 1.915,40 e tem o direito de dirigir suspenso por 12 meses. O veículo fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, vai para R$ 3.830,80

No domingo, dia 31, o município de São José de Ribamar vai sediar a 8ª Parada da Diversidade Sexual. De acordo com informações do comandante do 13º BPM, 160 policiais militares vão realizar o policiamento no evento. Oito viaturas; seis motocicletas; dois quadrículos, e equipes da EPMont, Esquadrão de Polícia Montada, vão atuar no evento. O Batalhão de Choque também vai dar apoio no policiamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.