Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Famílias sem teto invadem terreno da Prefeitura na Cohama

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Famílias sem teto invadem terreno da Prefeitura na Cohama


Cerca de 10 famílias invadiram desde a semana passada um terreno da Prefeitura de São Luís, que está abandonado e serve como depósito de lixo, localizado na Vila 7 de setembro, na Cohama. As pessoas demarcaram lotes no espaço e alguns começaram a erguer suas casas de forma improvisada. No entanto, na tarde de ontem, elas foram expulsas do espaço pela proprietária do terreno.

Alegando não ter outro local para morar, as famílias invadiram o terreno público desde o sábado, dia 9. No local, usaram fios e estacas para demarcar os lotes onde pretendiam construir suas casas. Nos espaços em que não havia essas demarcações, foram erguidos casebres improvisados.

Desabrigados - Algumas pessoas que pretendiam tomar para si um pedaço do terreno alegaram que moravam de aluguel e que não tinham mais condições financeiras para arcar com esses custos. Outras disseram que moravam "de favor" em casas de amigos e familiares e decidiram sair dessa situação para realizar o sonho da casa própria.

Um dessas pessoas é o autônomo Herberth Fernandes. Ele disse que mora com a esposa e os filhos na casa de parentes, mas sua renda não é suficiente para alugar uma casa na região metropolitana. Por essa razão, mesmo sabendo que se tratava de uma ação ilegal, decidiu invadir o terreno, na esperança de obter uma residência própria. "É uma oportunidade que temos. Se eu tiver de sair, eu saio e procuro outro local", disse o autônomo.

A dona de casa Maria Irisnete Leite também loteou um pedaço do terreno para conseguir uma casa para seus filhos. Ela afirmou ainda que, durante a noite, o espaço transforma-se em um ponto de venda de drogas e local para bandidos se esconderem para praticar assaltos na região. "Aqui ninguém é bandido. A maioria é pai e mãe de família que está desempregado e que precisa de algum local para morar", afirmou a moradora.

Na tarde de ontem, fiscais da Blitz Urbana, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), foram ao local e derrubaram os casebres que estavam sendo construídos no terreno e desfizeram as demarcações da área. Porém, após a saída dos fiscais, algumas pessoas voltaram e erguer as moradias, alegando mais uma vez que precisam do terreno, pois não tinham outro local onde morar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.