Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Mais de 5 mil prejudicados em esquema financimento de imóveis da Caixa

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Mais de 5 mil prejudicados em esquema financimento de imóveis da Caixa


Dezoito pessoas ouvidas, além de mandados de busca e apreensão de documentos e suspensão da função pública. Esse foi o resultado da Operação Cartago, deflagrada hoje, pela Polícia Federal, que investiga suposto esquema de fraude envolvendo financiamento imobiliários dentro das agências da Caixa Econômica Federal (CEF) de São Luís. As buscas foram realizadas nas casas de funcionários das agências da Caixa, que seriam os principais envolvidos no esquema fraudulento.

“É nesse ponto que começa o esquema fraudulento, formado na maioria por funcionários da Caixa. Os gerentes começaram a criar empresas em nome próprio e em nomes de parentes e passaram a prestar esse serviço de intermediação de financiamento de imóveis, quando a própria Caixa havia proibido esse tipo de conduta. O problema se agravou quando, alguns mutuários se dirigiam à Caixa na intenção de financiar um imóvel, sem intermediação nenhuma, e os funcionários simulavam essa intermediação pelas empresas fictícias criadas por eles, e recebiam percentuais por isso”, explicou.

De acordo com o delegado, a fraude começava nesse ponto, na simulação de intermediação de contratos imobiliários, não existentes e que eram intermediadas por empresas de propriedade de funcionários da Caixa, sendo que algumas nem existiam.

Jansen revelou ainda que o esquema fraudulento teria avançado e, além de atuar como intermediadores de financiamento imobiliários, os funcionários criaram empresas de construção civil. Então, eles passaram a construir imóveis, também com empresas fictícias, em seguida, eles intermediavam a negociação com a Caixa e eles mesmo autorizavam esses créditos para os mutuários financiar os imóveis.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, foram montados escritórios de atendimento dessas empresas, no interior das próprias agências da Caixa Econômica, utilizando assim o espaço físico, mesas, cadeiras e até mesmo computadores das agências, tendo os empregados dessas empresas, chegado a ter acesso à senhas restritas de funcionários da CEF.

Operação Cartago

A operação realizada hoje contou com a participação de 121 policiais federais dos estados do Maranhão, Minas Gerais, Ceará, Distrito Federal e Piauí. Os envolvidos no esquema poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta, estelionato, peculato, corrupção passiva e ativa, violação de sigilo funcional, inserção de dados falsos e sonegação fiscal. “Muitos dos funcionários investigados, tiveram movimentação financeira acima de R$ 1 milhão, o que é incompatível com os salários que recebiam, nas suas respectivas funções”, completou o delegado Sandro Rogério Jansen.
 
As investigações que culminaram na operação deflagrada ontem, foram iniciadas pela Polícia Federal ainda em 2012, após a própria Caixa Econômica Federal dar início a uma investigação administrativa e solicitar da PF, uma apuração criminal dos indícios de fraude.

Jansen confirmou que foram investigadas seis agências da Caixa, todas na capital e que nesse período, foi descoberto um total de 5.033 contratos feitos por meio de intermediação de correspondente bancário fictício, ou seja, mais de 5 mil pessoas podem ter sido lesadas com o esquema. O nome da operação faz alusão à queda da cidade de Cartago, que sucumbiu em decorrência da corrupção da aristocracia da cidade, durante a Terceira Guerra Púnica.

De O Imparcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.