Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Maranhão e Piauí são incluídos na Copa Nordeste

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Maranhão e Piauí são incluídos na Copa Nordeste

Com Sampaio Corrêa, Moto Clube e Piauí Esporte Clube, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou oficialmente a relação dos times da Copa do Nordeste de 2015, aumentando de 16 para 20 o número de participantes da competição. Maranhão e Piauí, com seus campeões e vice-campeões, entrarão no torneio pela primeira vez na história.

Até ano passado, a Copa do Nordeste não teve representantes do Maranhão e do Piauí, estados que, no mapa da CBF, feito ainda pela extinta Confederação Brasileira de Desportos (CBD), faziam parte da região Norte. Os dois estados, entretanto, mesmo tendo sido incluídos na Copa do Nordeste, depois de uma luta de três anos encabeçada pela FMF, ainda permanecem como integrantes do Norte, porque a CBF somente deverá fazer a mudança definitiva depois de uma assembleia geral a ser marcada para o próximo ano, conforme promessa do presidente eleito da entidade, Marco Polo Del Nero.

Assim, Sampaio Corrêa e Moto Clube, do Maranhão, e Piauí e River, do território piauiense, entrarão para a história como os primeiros representantes de seus respectivos estados em uma Copa do Nordeste. A CBF até acenou com a inclusão de Maranhão e Piauí na Copa Verde de 2014, mas o presidente da FMF, Antônio Américo Gonçalves, rejeitou o convite. “O convite era uma armadilha, pois se entrássemos na Copa Verde, não seriamos incluídos na Copa do Nordeste. Alertei o presidente da Federação do Piauí, Cesarino Oliveira, sobre isso. Rejeitamos porque, se não aproveitássemos agora, não entraríamos na Copa do Nordeste nunca mais”, ressaltou Antônio Américo.

Até o último instante, o Santa Cruz (PE) queria entrar na relação da Copa do Nordeste, mas a CBF preferiu confirmar as vagas para os times do Maranhão.

Depois de terminar o Campeonato Pernambucano em quarto lugar, o clube entrou com uma representação na CBF pedindo vaga na competição, amparando-se no argumento de que o Sport já estaria classificado automaticamente por ser o atual campeão. Mesmo ameaçando não disputar mais as próximas edições da Copa do Nordeste, os Corais tiveram sua solicitação negada.

Clubes da Copa Nordeste-2015

1 América Futebol Clube RN

2 Associação Atlética Coruripe AL

3 Associação Desportiva Confiança SE

4 Associação Desportiva Socorrense SE

5 Botafogo Futebol Clube PB

6 Campinense Clube PB

7 Ceará Sporting Club CE

8 Clube de Regatas Brasil - CRB AL

9 Clube Náutico Capibaribe PE

10 Esporte Clube Bahia BA

11 Esporte Clube Vitória BA

12 Fortaleza Esporte Clube CE

13 Globo Esporte Clube RN

14 Moto Clube de São Luís MA

15 Piauí Esporte Clube PI

16 River Atlético Clube PI

17 Salgueiro Atlético Clube PE

18 Sampaio Corrêa Futebol Clube MA

19 Serrano Sport Club BA

20 Sport Club do Recife PE (atual campeão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.