Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Marcação de provas em autoescolas demoram meses

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Marcação de provas em autoescolas demoram meses

As provas práticas são feitas em vários pontos credenciados pelo Detran (Karlos omy/OIMP/D.A Press)

Tirar a carteira de habilitação em São Luís está cada vez mais difícil. Alunos que necessitam da habilitação já se sentem incomodados por não conseguirem marcar a prova prática. Algumas autoescolas dizem que o tempo de espera chega a quase 2 meses para poder agendar a prova.

A secretária de uma autoescola, do bairro Cidade Operária, Thamires Sá, diz que os alunos todos os dias cobram pela data da prova.

“A cada dia que passa está ficando mais difícil. O pior é que os alunos não estão mais acreditando, porque muitas vezes pensam que nós é que estamos enrolando. Já procuramos o Detran-Ma para marcar prova, e nada. Às vezes chega há dois meses apenas para conseguir agendar e depois marcar a data e muitas vezes quando chega o dia, adiam para outra data”, contou.

O depoimentos de alunos mostra que o tempo médio de espera entre o agendamento e a realização do exame prático, pelo Detran-Ma, é de quase dois meses.

Em outra autoescola, no bairro Monte Castelo, a secretária, responsável pelo agendamento, disse que o Detran deu previsão para agendar, somente no dia 25 deste mês e, em seguida,  marcar a prova para o próximo mês.

Detran-Ma

Segundo o Detran-Ma, são disponíveis 5 mil vagas para exames todo mês, além de 60 vagas extras que são disponibilizadas diariamente.

O orgão ainda informou que o calendário de exames são disponibilizados no sistema de forma igual para todos os Centros de formação de condutores (CFCs).

Sempre no 20º dia do mês que antecede o período de exames. Dessa forma, para o mês de setembro, por exemplo, as marcações ocorrem entre os dias 20 e 22 de agosto. Quem completar o número de horas até estas datas vão fazer prova no próximo mês e poderão conseguir ficar na primeira semana de setembro. Essa forma de calendário é de conhecimento dos CFCs e todo agendamento é de responsabilidade do CFC.

Com texto de O Imparcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.