Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: MP entra na Justiça para obrigar hospital a fazer cirurgias em 48h

terça-feira, 12 de agosto de 2014

MP entra na Justiça para obrigar hospital a fazer cirurgias em 48h

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Açailândia entrou na Justiça contra a Prefeitura de Açailândia para garantir que 18 pacientes internados no hospital municipal da cidade sejam submetidos às cirurgias que necessitam no prazo de 48 horas, segundo informações divulgadas nessa segunda-feira (11) pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

De acordo com o MP-MA, a ação foi ajuizada no dia 7 de agosto. A promotora de Justiça Glauce Mara Lima Malheiros pediu antecipação de tutela em favor dos 18 pacientes. No dia 1º de agosto, os pacientes procuraram a promotoria para denunciar que estavam internados há mais de 10 dias sem qualquer previsão para tratamento cirúrgico.

Antes de ajuizar a ação, a promotora chegou a encaminhar recomendação à Secretaria Municipal de Saúde de Açailândia pedindo a adoção de medidas necessárias para realização dos procedimentos cirúrgicos. No entanto, no dia 7 de agosto, os pacientes retornaram à MP-MA informando que nenhum procedimento havia sido realizado.

Segundo os pacitens, a diretoria do hospital municipal alega falta de medicação e materiais necessários para a realização das cirurgias e que os médicos estariam em greve por falta de pagamento de salários.

A Secretaria de Saúde do Município negou as afirmações do diretor do Hospital, mas a promotora constatou a veracidade dos fatos ao comparecer ao hospital. "O certo e induvidoso é que esses pacientes encontram-se à mercê do serviço de saúde municipal para o restabelecimento da saúde sem previsão para o tratamento", concluiu Malheiros.

Do G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.