Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Neta de Coxinho morre vítima de explosão de gás

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Neta de Coxinho morre vítima de explosão de gás

A neta de Bartolomeu dos Santos, o mestre Coxinho, Myceia Lourdes Chagas dos Santos, de 19 anos, foi enterrada ontem na mesma sepultura do avô, no cemitério do Gavião, no bairro Madre Deus. Ela, em companhia de sua mãe, Mauricea Karla Chagas Costa Leite, de 37 anos, e de Ana Flávia Martins, de 33 anos, sofreram queimaduras de primeiro grau após a explosão de um botijão de gás na cozinha da sua casa, localizada na Areinha, no Dia dos Pais (10).

O pai dela, José Plácido Sousa dos Santos, conhecido como Zequinha de Coxinho, de 43 anos, e os amigos, mesmo fortemente abalados, ainda tiveram forças de cantar várias toadas de bumba meu boi, algumas do grupo folclórico Boi Capricho do Bom Jesus, e de autoria do próprio Coxinho durante o enterro de Myceia Santos.

José Plácido falou que a morte da filha foi uma tragédia, pois era uma menina que vivia a cultura maranhense. Ele falou que a mãe dela tinha pedido um botijão de gás e a pessoa, ao colocá-lo no fogão, deixou o gás escapar e como a churrasqueira estava bem próxima acabou ocasionando um grande incêndio seguido de explosão.

O quarto e a cozinha foram destruídos pelo fogo. As três vítimas sofreram queimaduras por toda parte do corpo e a mais afetada foi Ana Flávia Martins. Ela teve o rosto, as pernas e os braços queimados por completo e morreu na sexta-feira, no Hospital Municipal Djalma Marques, Socorrão I, no Centro.

Myceia Santos, por sua vez, ficou com o seu corpo 70% queimado e passou por tratamento cirúrgico pela equipe médica do Socorrão I, mas acabou morrendo na tarde de segunda-feira (18). No momento, apenas Mauricea Chagas está internada, em um dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e corre risco de morte devido à gravidade dos ferimentos.

O irmão de Mauricea Chagas, Jorge Nonato, de 48 anos, disse que a família vai procurar a Justiça ainda esta semana, já que o botijão chegou à casa da sua irmã com defeito. Isso acabou provocando e tragédia que resultou em duas mortes e deixou uma vítima em estado grave no hospital da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.