Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Nota sobre interdição da Ferrovia Carajás

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Nota sobre interdição da Ferrovia Carajás

A Vale informa que as operações do trem de carga e passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) estão paralisadas. O trecho da ferrovia no Km 88, localizado próximo ao povoado de Jaibara dos Nogueiras, município de Itapecuru-Mirim, foi ocupado por manifestantes que atearam fogo e danificaram parte da estrutura da linha de ferro.

Os passageiros do trem que embarcaram em Parauapebas (PA) com destino a São Luís (MA) nesta terça-feira, 26/8, continuarão sua viagem pela rodovia embarcando em ônibus fretado pela Vale na Estação Ferroviária de Santa Inês (MA). A decisão judicial determina a imediata liberação da ferrovia e alerta os invasores de que o descumprimento da mesma implica em crime de desobediência.

Ontem, 25/8, houve um abalroamento envolvendo um trem de carga e uma moto na Estrada de Ferro Carajás (EFC), no Km 88. Apesar de o maquinista ter adotado todos os procedimentos de segurança, como acionamento de buzina e freios, ele não conseguiu evitar o choque, pois o veículo tentou transpor a linha com o trem em movimento. Lamentavelmente, o condutor faleceu no local. A travessia existente no local é sinalizada e obedece às normas previstas pela fiscalização ferroviária, orientando motoristas e pedestres a somente ultrapassar a linha após a completa passagem do trem.

A Vale informa que investe constantemente em programas e ações socioeducativas que visam a conscientização das comunidades para a convivência segura com a ferrovia. As campanhas têm como objetivo alertar sobre os procedimentos de segurança como parar, olhar e escutar antes de atravessar a via, observar os sinais do trem, não andar em cima dos trilhos, respeitar a faixa de segurança e atravessar nas passagens em nível oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.