Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Oito motoristas são detidos após teste do bafômetro em São Luís

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Oito motoristas são detidos após teste do bafômetro em São Luís

Oito motoristas foram detidos durante a Operação Lei Seca realizada em São Luís no último fim de semana, de acordo com balanço divulgado pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão (SPRF-MA) divulgado nessa segunda-feira (11). A informação foi publicada no jornal "O Estado do Maranhão".

De acordo com os dados da PRF, foram realizados 78 testes com o etilômetro (bafômetro), dos quais 32 resultaram em infrações, com multa e perda de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outros oito casos foram classificados como crimes, já que os motoristas foram flagrados com o nível de álcool no sangue acima do permitido e encaminhados a distritos policiais.

No total, a Operação Lei Seca realizou 429 abordagens a veículos e 548 a pessoas. Foram apreendidos 33 veículos, sendo 22 automóveis e 11 motocicletas, por problemas na documentação e outras irregularidades. Além disso, foram expedidos 93 autos de infração, sendo seis a condutores sem habilitação e 87 a outras irregularidades. A atividade resultou ainda na detenção de uma pessoa por uso de CNH falsificada.

Segundo a Lei Seca, é considerado ato criminal quando o motorista é flagrado com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que é 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou seis decigramas por litro de sangue. A pena é de detenção de seis meses a três anos, multa no valor de R$ 1.915,40, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação. O valor da multa é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.

Se o bafômetro registrar índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo CTB, o motorista é punido apenas com multa. No exame de sangue, o condutor será multado por qualquer concentração de álcool e pode ser preso se tiver mais de seis decigramas de álcool por litro de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.