Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Para arrastar o pé ao som do forró

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Para arrastar o pé ao som do forró


O autêntico forró pé de serra terá espaço hoje, a partir das 20h30, quando acontecerá a Prévia do Tributo a Gonzagão, edição 2014. O evento será realizado no Botequim do Fidelli (Antigo Rancho, Turu). Para animar este arrasta pé, estão na programação o Trio Nordestino e Seu Raimundinho e o grupo Pé no Chão.

O tributo a Luiz Gonzaga realizado em São Luís é considerado o segundo maior evento em homenagem ao Rei do Baião no Brasil, ficando atrás somente da festa realizada no estado de Pernambuco, na cidade de Exu, local onde nasceu e viveu por muitos anos o cantor e compositor, também chamado de Lua.

O evento acontece no primeiro sábado do mês de dezembro e abre oficialmente as festividades pelo aniversario de Luiz Gonzaga.

Este ano o tributo alcança sua décima edição com a perspectiva de atrair – como acontece todos os anos - centenas de pessoas. São várias atrações que se revezam, tocando o melhor do forró pé de serra, em um verdadeiro arraial fora de época.

De acordo com o jornalista Marcial Lima, que compõe a comissão organizadora do tributo, “esta é mais uma organização do Movimento Maranhense em Defesa do Autêntico Forró. Participe, arraste o pé por lá”, convida o jornalista.

Atrações – Um dos mais tradicionais grupos de forró do Brasil, o Trio Nordestino foi iniciado em 1957 no Rio de Janeiro. O grupo foi criado após a separação dos músicos que acompanhavam Luiz Gonzaga. Miudinho e Zito Borborema com o talento promissor de Dominguinhos (este apresentado por Luiz Gonzaga) formaram o Trio Nordestino em sua versão original.

Os primeiros discos saíram pela gravadora Copacabana e trazia canções de Gordurinha (Carta 100 Erros, Carta A Maceió), Antônio Barros (Chililique, Forró Pesado, Procurando Tu), a iniciante dupla Dominguinhos-Anastácia (Conversa ee Motorista), entre outros.

Atualmente o grupo é formado por Luís Mário (triângulo e voz), Beto Souza (sanfona) e Coroneto (zabumba).

Já o grupo Forró Pé no Chão, comandado por Seu Raimundinho, promete não deixar ninguém parado ao som de xote e baião da melhor qualidade. No repertório, ícones do gênero que vão de Jackson do Pandeiro a Luiz Gonzaga.

Homenageado – Foi na Fazenda Caiçara, em Exu, estado do Pernambuco, que nasceu Luiz Gonzaga do Nascimento, no dia 13 de dezembro de 1912. Ainda criança, Luiz admirava a sanfona que o seu pai tocava. Com o passar dos anos, o jovem teve que sair de sua cidade natal para servir o exército como corneteiro, após deixar o exército resolveu morar no Rio de Janeiro. Lá ele trabalhou em diversas atividades, porém destacam-se suas apresentações nos bares da cidade com sua sanfona tocando boleros, valsas, canções e tangos.

Aos poucos Luiz foi percebendo que os migrantes nordestinos que estavam no Rio de Janeiro se sentiam distanciados de suas raízes culturais, então ele começou a acrescentar em suas apresentações xaxados, baiões, chamegos e cocos.

Em 1941, participou do concurso de Ary Barroso no rádio, ganhando em primeiro prêmio com a música Vira e mexe, torna-se artista contratado da Rádio Nacional. Em 1943, incorpora a roupa típica nordestina em suas apresentações, apresentando-se como um grande compositor. Em parceria com Humberto Teixeira, compõe, em 1947, a música Asa Branca, um dos hinos da música popular brasileira da raiz.

Trabalhou na Rádio Nacional até 1954. Nos tempos da Bossa Nova e da Jovem Guarda teve o seu estilo musical posto em segundo plano, retornando com sublimar sucesso nos anos 70 e 80. Luiz Gonzaga faleceu em dois de agosto de 1989, se apresentou em Paris no ano de 1985, e recebeu o prêmio Shell de MPB em 1987.

Serviço

• O quê

Prévia Tributo a Gonzagão

• Quando

Hoje, às 20h30

• Onde

Botequim do Fidelli (Antigo Rancho, Turu)

• Informações

(98) 8165-0113 ou 8143-4295

Com texto do jornal O Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.