Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Prefeitura retoma atividades do Programa Saúde na Escola

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Prefeitura retoma atividades do Programa Saúde na Escola

Com o início do segundo semestre letivo na rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Luís retomou as atividades do Programa Saúde na Escola. Na manhã desta segunda-feira (4), 24 estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rubem Goulart fizeram exames oftalmológicos para detectar eventuais problemas de visão. Até a próxima sexta-feira (8), a estimativa é a de que cerca de cem alunos da escola recebam o atendimento.

Durante o atendimento com a equipe médica, os educandos da rede municipal de ensino passam pelos exames de fundoscopia, auto-refração e refração. Ao final da consulta, alunos que necessitam de lentes corretivas recebem a receita médica e escolhem a armação dos óculos que receberão gratuitamente. A entrega dos óculos está prevista para um mês após o atendimento, caso não sejam recomendadas ao estudante lentes especiais, que necessitam de um tempo maior para fabricação.

O Programa Saúde na Escola segue a política do prefeito Edivaldo de garantir qualidade de vida e bem estar a todos os estudantes de São Luís. “Ter uma boa visão é fundamental para um bom desempenho escolar. Assim, o recebimento desses óculos vai dar a esses estudantes condições mais favoráveis para o aprendizado. Agradeço o empenho de todos os médicos, gestores, professores e famílias envolvidos nessa atividade tão importante”, disse o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
Para Brenda Cristine Bezerra, estudante do 3º ano da U.E.B. Rubem Goulart, foi um dia diferente. “Durante os exames, eu vi figuras e também teve uma hora que eu vi tudo branco. Tinha uma dificuldade para olhar figuras e o médico me disse que vou precisar usar óculos mesmo. Quando eu receber meus óculos, terei mais facilidade para ler”, disse.

Opinião semelhante teve Saulo Salomão Bernardes, do 3º ano da mesma unidade de ensino. “Também vi algumas figuras, passei por aparelhos e o médico já me disse que vou precisar de óculos. Quando eu receber, acho que irei melhorar na leitura”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.