Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Preso no estado do Pará suspeito de assalto a carro-forte na BR-226

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Preso no estado do Pará suspeito de assalto a carro-forte na BR-226

Ex-candidato a vereador e secretário municipal da cidade de Pau d´Arco, no estado do Pará, Marcos Pereira de Souza, o Macaúba, de 50 anos, foi preso pelos investigadores do Departamento de Combate a Roubo de Instituições Financeiras (Dcrif), órgão ligado a Superintendência de Investigações Criminais (Seic), com apoio dos militares paraenses. A prisão ocorreu na entrada da sede da Prefeitura da cidade, na manhã de quarta-feira (27). Ele é suspeito de participação do roubo ao carro forte da empresa Cefor, ocorrido no dia 18 de março deste ano, na BR 226, nas proximidades do Sítio Novo. A quadrilha levou cerca de R$ 2 milhões.
Uma parte do bando já tinha sido presa, segundo a polícia. No momento, apenas dois assaltantes estão foragidos. Com os bandidos presos, foram encontrados três veículos (uma Saveiro, uma Hilux e um Corolla) e mais de R$ 100 mil. O trabalho investigativo vem sendo feito desde março, contando com o apoio das polícias de Goiás, Pará e Distrito Federal, de acordo com as informações do chefe do Dcrif Thiago Bardal, devido à quadrilha ter atuação em diversos estados. Geralmente, eles cometem a ação criminosa em um determinado estado e migram para o outro, visando despistar a polícia.

Em relação à prisão de Macaúba, o delegado Thiago Bardal informou que após a prisão de uma parte da quadrilha e durante a investigação, a polícia descobriu que ele foi responsável pelo transporte do armamento da cidade de Redenção, no Pará, em uma Saveiro branca para a Araguaína, no estado do Tocantins. Nesta localidade ele entregou a mercadoria para o assaltante Paulo Leandro Maciel da Silva, que teve a missão de levar as armas e os explosivos até o ponto do assalto. “Macaúba escondeu as armas na parte das lanternas da Saveiro. O veículo veio como estivesse quebrado em cima de um carro de guincho. Isso para não levantar suspeita e não passar por uma vistoria na rodovia”, frisou o delegado.

De posse dessa informação, o juiz da cidade de Monte de Altos, no Maranhão, Franklin Silva Brandão, expediu o mandado de prisão e na manhã de quarta-feira os policiais efetuaram a prisão de Macaúba. Ele estava chegando à Prefeitura da cidade de Pau d´Arco, onde exerce a função de secretário. Também foi descoberto que o detido já tinha passagem pela Justiça pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

Na tarde de ontem, Marcos Souza chegou a São Luís, foi levado para a sede da Seic, no Bairro de Fátima, foi ouvido pelo delegado Thiago Bardal e, em seguida, conduzido para o Centro de Triagem de Pedrinhas. Ele falou que não participou dessa ação criminosa, mas afirmou que conhece Paulo Maciel e chegou a comprar medicamentos no seu ponto comercial de produtos veterinários. “Não participei desse assalto e muito menos levei armas para os assaltantes em Araguaína. E a última vez que fui a esse local faz mais de 10 anos”, explicou.

Outras prisões - No dia 25 de julho, uma incursão realizada pelos integrantes da Seic e militares do Pará prendeu Lucas do Reis Macedo, o Pirulito, natural de Xinguara(PA), na cidade de Redenção. No dia 1º de abril, já haviam sido presos quatro integrantes da quadrilha, José WilsonPereira Júnior, o Juninho; Ludovico Pereira da Silva, o Duvico; Rodrigo Bezerra Lima Nunes e Paulo Leandro Maciel da Silva. No momento da prisão, foram encontrados os veículos comprados com o dinheiro do roubo uma pistola calibre 380 e 9 kg de maconha.

Mais

O carro-forte foi interceptado nas proximidades de Sítio Novo, no fim da tarde do dia 18 de março deste ano. Cerca de seis homens renderam os seguranças do veículo, levaram todo o dinheiro e o explodiram. O carro seguia do município de Grajaú para Imperatriz. Os assaltantes abordaram também um caminhão que passava pelo local. O veículo foi usado para bloquear a pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.