Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Acusado de esquema de saidinhas bancárias é preso em São Luís

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Acusado de esquema de saidinhas bancárias é preso em São Luís

Um homem identificado como Sandro Rodrigo Souza Leão, natural do Pará, foi preso na madrugada de sábado (27), na Grande Ilha, suspeito de participação em saidinha bancária no bairro da Alemanha, nas proximidades da agência do Banco do Brasil, quando o acusado – acompanhado por outras três pessoas – tomou da vítima uma quantia de R$ 5 mil. De acordo com o Comando de Policiamento da Área Metropolitana (CPAM II), responsável pela prisão, o suspeito é acusado de participação em, pelo menos, 90% das saidinhas bancárias nos últimos seis meses. A polícia ainda investiga a origem dos outros membros da quadriha composta pelo paraense.

Na prisão, também foram apreendidos documentos, celulares, joias e relógios. De acordo com o coronel Sá, responsável pelo CPAM II, o acusado já havia sido preso outras quatro vezes pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e tem uma condenação de cinco anos. “Trata-se de um elemento perigoso que, graças ao trabalho da polícia, conseguimos efetuar sua prisão. Com certeza, teremos um risco menor deste tipo de crime na capital maranhense, graças à sua prisão”, disse.

A polícia também informou que o acusado foi liberado da prisão onde cumpria pena na Casa de Detenção do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, após ser beneficiado com o esquema descoberto há algumas semanas e liderado pelo ex-diretor da Cadet, Cláudio Barcelos. “Também descobrimos, por meio do nosso serviço de inteligência, que, além de participação em saidinhas bancárias, também foi beneficiado na saída desses presos de uma unidade de Pedrinhas”, disse.

Após a prisão, Sandro Rodrigo foi apresentado ainda na madrugada de sábado no Plantão Central da Beira-Mar e, em seguida, encaminhado para a sede da Seic, no Bairro de Fátima, onde prestou depoimento. O acusado foi transferido para o Complexo de Pedrinhas, onde aguardará para responder por seus crimes.

Outros casos - No dia 25 de maio deste ano, a Polícia Civil prendeu integrantes de uma quadrilha especializada em saidinhas bancárias que agia em São Luís. Foram detidas quatro pessoas oriundas do estado do Pará e encaminhadas para a Seic, onde foram autuadas por formação de quadrilha.

Foram presos Jean Jaques Pinto Belém, conhecido como Índio, de 25 anos; Edijones Poter dos Santos, de 35 anos; Brian Santana Cordeiro, de 28 anos, e José Maria de Souza, conhecido como Camarão, de 41 anos. Com o quarteto, foram apreendidos armas de fogo, munições e veículo que era utilizado para a prática do crime.

Com eles, foram encontrados um revólver calibre 38 da marca Taurus e uma pistola calibre ponto 40 e modelo PT-940 da mesma marca, além de várias munições. Durante a operação, também foi apreendido um veículo modelo Crossfox de cor prata e placas NXB 2278, que era utilizado nas práticas criminosas.

Os suspeitos foram conduzidos para a sede da Seic, no Bairro de Fátima. Em seguida, os policiais se dirigiram a um apartamento de propriedade José Maria de Souza, o Camarão, no bairro Turu, onde encontrou um revólver calibre 38 municiado e que também era utilizado para a prática dos delitos.

Thiago Bastos
Da equipe de O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.