Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Diversidade de tradições culturais encanta público na Maria Aragão

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Diversidade de tradições culturais encanta público na Maria Aragão


O palco da Praça Maria Aragão tornou-se um museu vivo de diversidade e tradições folclóricas vindas de vários lugares do mundo. Ritmos, danças, indumentárias, músicas e línguas de diferentes nações marcaram a cerimônia de abertura do 1º Festival Internacional de Folclore do Maranhão (Festfolcma-2014), evento promovido pelo Comitê Internacional de Organização de Festivais de Folclore (CIOFF), com apoio da Prefeitura de São Luís, dando continuidade às festividades do aniversário da cidade.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, destacou a importância do festival para as comemorações do aniversário da cidade. “Ao comemorar 402 anos, a cidade de São Luís reafirma a sua diversidade de tradições culturais. Ao promover o encontro intercultural com grupos de outros países e regiões, celebramos a alegria e o orgulho de nossa própria identidade”, destacou.

O evento teve início na noite de terça-feira (9) com a apresentação do Coral São João cantando o Hino Nacional e o Hino da Cidade (Louvação a São Luís). Em seguida foram iniciadas as apresentações folclóricas. Da Argentina veio o grupo Instituto Escénico, que apresentou o conhecido tango e outras danças, como o malambo e o escondido.

Com 20 integrantes, o grupo existe há dez anos e desenvolve pesquisa de danças e ritmos folclóricos de várias regiões do país. “Vamos apresentar durante os cinco dias, a diversidade de nossas tradições e ritmos, do centro ao noroeste do país e com influências de outras culturas. Ritmos como a cueca e o carnavalito”, falou Elisabeth Catavick, dançarina do grupo.

Os colombianos do Grupo Bochica vieram em seguida. Da cidade de Medellín, os músicos e dançarinos contagiaram o público ao tocar ritmos andinos (bambuco e sanjuanero), do Pacífico (currulao e porro chocoano) e do Caribe (cumbia). A apresentação foi feita de forma didática, com explicações sobre as influências indígenas e espanholas que fazem parte das tradições colombianas.

“O tambor é algo que nos une, que tem diálogo entre nossos povos latinos”, disseram os músicos colombianos Juan David Lopera e Marcos Cañola. Na apresentação, eles usaram instrumentos diversos, como a bandola, tiple, guacho, maracón, entre outros.

Da cidade de Tallinn, costa norte da Finlândia, vieram o estonianos do grupo Leigarid. Fundado em 1969, o grupo apresentou uma dança típica que lembra a polca, com uso de violinos e acordeão. Carregando a bandeira da Lituânia, nas cores preto, azul e branco, e usando roupas tradicionais, os dançarinos fizeram uma roda, parecida com a ciranda.

Durante a dança, o objetivo é formar casais e as mulheres é que tomam a iniciativa. “Quem não consegue pegar um homem não é uma boa dançarina”, explicou Andrés Miguel, guia turístico que acompanhava o grupo. Outra curiosidade está na indumentária. “O uso de jóias e pratas na roupa tem a intenção de produzir barulho para espantar os maus espíritos”, disse Andrés.

A quarta apresentação foi feita pelos cearenses do Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas. Com 29 integrantes, eles vêm desenvolvendo o trabalho de pesquisa folclórica e produção cultural há mais de 18 anos. Segundo diretor do grupo, Francisco Oliveira, a principal preocupação deles é a preservação da cultura popular. O grupo apresentou o xaxado, xote e o coco e durante o festival também apresentarão outros ritmos menos conhecidos, como a cana verde (dança de origem portuguesa), o torém (dança indígena), a colheita, o reisado e o maneiro pau.

“Nosso trabalho está voltado para a disseminação da cultura popular. Participamos de vários eventos dessa natureza, sem fins lucrativos, exatamente pela possibilidade do intercâmbio cultural e para difusão das nossas culturas”, afirmou.

O encerramento da cerimônia de abertura do festival foi feito pelos grupos de bumba-meu-boi Pirilampo e Brilho da Ilha. O coordenador do CIOFF no Maranhão, Cláudio Sampaio, considerou positiva a abertura do evento e destacou a importância do Festival para a cidade. “São Luís vai entrar no roteiro internacional dos festivais de folclore do mundo. Durante seis dias, vamos promover o intercâmbio e divulgar a cultura popular de grupos nacionais e internacionais”, afirmou.


PROGRAMAÇÃO

O Festival Internacional de Folclore prossegue até este domingo (14), sempre às 20h, na Praça Maria Aragão. Como parte da programação, também serão realizados workshops com os alunos da rede pública estadual e municipal de ensino da capital; cortejo da Praça Deodoro à Praia Grande; caminhada na Avenida Litorânea; encontro com produtores culturais do estado e com grupos internacionais e nacionais; baile das nações; entre outros eventos.

Nesta quinta-feira (11), haverá apresentação dos grupos maranhenses Tambor de Leonardo, Boi Encanto Do Olho D´Água, Quadrilha Asa Branca, Boi de Leonardo, Boi Novilho Branco, Boi Santa Fé, Bloco Os Foliões e Boi da Pindoba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.