Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Guarda Municipal garante segurança no Parque Bom Menino

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Guarda Municipal garante segurança no Parque Bom Menino


A Guarda Municipal de São Luís, órgão ligado a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), divulgou nesta quinta-feira (11) um balanço das ações desenvolvidas no Parque do Bom Menino, no Centro. Para garantir a segurança dos frequentadores são realizadas rondas diárias, além da mobilização de equipes em regime de plantão. O serviço tem apresentado resultados positivos. Com o patrulhamento foram apreendidas 37 armas brancas no último mês. Cerca de 20 guardas trabalham diariamente no Parque do Bom Menino.

O subcomandante da Guarda, Jota Moraes, destacou o empenho das equipes para pronto atendimento das ocorrências na área, especialmente em relação aos casos de furtos, uso e apreensão de entorpecentes, consumo de álcool por adolescentes, entre outros ilícitos. “Três equipes trabalham em regime de plantão para garantir mais segurança à população. Durante os plantões, recebemos denúncias da população que frequenta o local, assim como fazemos ronda, no mínimo oito vezes ao dia”, relatou.

Além das rondas que são executadas por todo o parque, a equipe de plantão dispõe de uma viatura e uma motocicleta o que garante celeridade no atendimento às denúncias dos frequentadores do parque. Os registros da Guarda Municipal revelam um perfil preocupante, os ilícitos cometidos no local são, na maioria dos casos, de pessoas entre 11 e 20 anos de idade, normalmente reincidentes e ligadas a facções criminosas.

“O nosso trabalho não se restringe apenas a ronda e apreensões, procuramos sempre conversar com os adolescentes que cometem algum ilícito na área”, declarou Diniz, membro da Guarda. Em casos de furtos, os suspeitos são encaminhados para a delegacia próxima ao local. A orientação da Guarda é que diante de atitudes suspeitas ou situação de insegurança, o frequentador procure uma equipe de plantão. O patrulhamento é feito em parceria com a atuação da Polícia Militar (PM) o que contribui para o reforço da segurança.

A Guarda Municipal também atua na segurança de prédios públicos, praças e dos usuários do transporte coletivo dentro dos Terminais de Integração. Atualmente, o órgão dispõe de um efetivo de 300 guardas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.