Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Prefeitura inicia nova turma do curso de Libras

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Prefeitura inicia nova turma do curso de Libras


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), deu início nesta semana a mais uma turma do curso básico de Libras, oferecido a servidores da rede municipal de ensino e à comunidade em geral. A formação de um número cada vez maior de profissionais na área de Libras segue a orientação do prefeito Edivaldo para garantia de cidadania e acesso à educação a todas as crianças e adolescentes.

“Garantir a inclusão social também é uma porta de entrada para a cidadania. Com atividades como esta, asseguramos na rede municipal de ensino práticas que estimulem o acolhimento e a aprendizagem do aluno surdo”, afirmou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

Esta é a segunda turma deste ano e contará com 50 alunos, entre professores da rede pública de ensino e integrantes da comunidade em geral. As aulas serão ministradas no período vespertino, às segundas e quartas-feiras, na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Maranhão (APADA), na Rua de Santana, no Centro. O curso será realizado até o mês de dezembro.

A aula inaugural foi uma palestra sobre a Legislação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ministrada pela fonoaudióloga da Superintendência da Área de Educação Especial da Semed, Karoliny Lopes. O Curso Básico de Libras tem carga horária total de 120 horas, oferecendo ao profissional de educação subsídios para o acompanhamento, orientação e atendimento de pessoas com deficiência, em sala de aula ou em qualquer outra situação.



MEMÓRIA

Só este ano, a Prefeitura já ofereceu 470 vagas para cursos na área de Educação Especial, sendo 92 vagas em Libras. As outras formações incluem os cursos em Braille e Soroban – instrumento que auxilia no entendimento da Matemática por parte dos alunos cegos. A Prefeitura promove ainda o curso de Educação Especial em Contexto, que visa a conhecer as necessidades dos estudantes com deficiência e identificar as melhores formas de trabalhar o processo de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.