Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Projeto utiliza horta como espaço para laboratório na rede municipal

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Projeto utiliza horta como espaço para laboratório na rede municipal

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Educação (Semed), firmou parceria com a ONG Junior Achievement e o Instituto HSBC Solidariedade para aprimorar os conhecimentos de Ciências dos estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho através da horta escolar. O espaço para plantar vegetais começou como um projeto do 7º ano da escola. Com a parceria, será possível utilizar o espaço como uma espécie de laboratório ao ar livre.



O projeto está alinhado à política proposta pelo prefeito Edivaldo para a área da Educação, buscando parcerias que contribuam com uma educação cidadã e de qualidade a todos os estudantes. “Essa parceria muito nos alegra, uma vez que sabemos que ela trará resultados capazes de impactar positivamente na rotina dos meninos e meninas que aqui estudam. Agradeço o trabalho dos competentes educadores e educadoras da nossa rede, que criam maneiras de ensinar que extrapolam os limites da sala de aula”, assinalou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro.

A iniciativa foi idealizada pelo professor de Ciências do 7º ano da U.E.B. Maria Alice Coutinho, Fernando Antônio Oliveira Coelho. Ele contou que a ideia é fazer da horta um laboratório ao ar livre. “Quando se fala em laboratório, a gente pensa logo naquela sala fechada, com tubos de ensaio e compostos químicos. Mas aqui também é um laboratório. É aqui que vou conseguir mostrar na prática o que é uma raiz, os tipos de caule, os detalhes das folhas. São informações que, passadas só no quadro branco, ficariam muito abstratas”, explicou o professor.

Os estudantes aprovaram a iniciativa. “Ajuda no nosso desenvolvimento. No futuro, se eu for fazer uma faculdade nessa área, já vou sabendo de muitas coisas”, relatou o estudante do 7º ano Pedro Lucas Dias de Sousa, de 12 anos. Já Veruska Castro da Silva, 13 anos, que também é aluna no 7º ano, afirmou que a aula fica mais interessante. “É divertido e diferente, nunca tinha tido uma aula desse jeito”, contou.

A gestora adjunta da U.E.B. Maria Alice Coutinho, Luzinélia Ribeiro dos Remédios, ressaltou que através da horta será possível incentivar o consumo de uma alimentação mais saudável pelos estudantes. “Geralmente, as crianças não gostam de comer folhas, mas esperamos que sendo algo cultivado por elas próprias, dentro da escola, isso mude”, comentou a gestora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.