Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Terminal de Integração da Cohama apresenta problemas estruturais

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Terminal de Integração da Cohama apresenta problemas estruturais

De O Estado

Apesar de a Prefeitura de São Luís ter reformado recentemente alguns dos terminais de integração da capital maranhense - como o da Cohab e o do São Cristóvão -, o Terminal de Integração da Cohama ainda não recebeu melhorias. Problemas, como buracos nas vias de acesso dos ônibus e vendedores ambulantes espalhados pelas plataformas, podem ser facilmente constatados no local.

Em comparação aos outros terminais de integração, o terminal da Cohama sempre foi o menos problemático, mas isso não quer dizer que não apresente problemas em sua estrutura. A sinalização precisa ser renovada, há falhas no piso e outros itens precisam ser recuperados. As caixas que deveriam abrigar mangueiras para combate a incêndios estão danificadas e não se vê o item de segurança no local.

Nas vias de acesso dos coletivos, enormes buracos dificultam o tráfego dos ônibus, que, nos horários de pico, acabam formando um engarrafamento dentro do terminal. Isso porque precisam diminuir a velocidade e passar pelos obstáculos. Além disso, alguns usuários afirmam que várias pessoas já sofreram pequenos acidentes em razão desses buracos.

"Aqui, por volta das 17h, 18h fica muito complicado. Os ônibus precisam passar devagar para não cair nos buracos e acaba atrapalhando os outros ônibus. Nós, usuários, também corremos risco, porque nem sempre o ônibus para certinho na plataforma. A minha filha mesmo, uma vez, foi descer do ônibus, não viu o buraco e acabou torcendo o pé", afirmou a recepcionista Taylane Vieira.

Ambulantes - Os vendedores ambulantes, que não deviam atuar dentro do Terminal de Integração, estão por toda parte. Apesar da fiscalização do terminal, que não coíbe a ação desses vendedores no local, algumas pessoas praticam livremente o comércio de venda de água, alimentos e outras mercadorias.

A maioria dos usuários não é contra os vendedores, mas pontuam que o correto seria destinar um lugar específico para que eles pudessem se acomodar e trabalhar. "O problema não é eles trabalharem aqui, mas em horários de muita movimentação acabam atrapalhando, pois ocupam espaços da plataforma e fica aquela confusão", disse o funcionário público Henrique da Silva Ribeiro.

Por meio de nota a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que esse terminal está incluído no cronograma de reformas dos terminais, executado pela Prefeitura de São Luís, por meio da SMTT. A secretaria ressaltou que os terminais da Cohab e do São Cristóvão já passaram por reformas na parte estrutural e atualmente o Terminal da Praia Grande está em período de reformas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.