Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: João do Vale no ENEM

domingo, 9 de novembro de 2014

João do Vale no ENEM

Música Sina de Caboclo, do compositor João do Vale, é tema de questão na prova do Enem

joaovale2

Para professores que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova estava bem elaborada e tratava de questões atuais. À Agência Brasil, eles comentaram algumas questões e destacaram aspectos da prova de sábado.  Os participantes fizeram provas de ciências da natureza e de ciências humanas.

O professor Carlos Fernado Paschoal Oliveira, coordenador dos terceiros anos do Grupo Educacional Alub, avalia a prova como “tranquila e não muito cansativa”. “Os textos não estavam muito longos”, diz. Entre o que caiu no exame, ele destaca Sina do Caboclo, do compositor João do Vale, que tratava da desigualdade social.

“Prova bastante social, seguindo a linha do Enem”, disse Carlos Fernando. Ele acrescentou que as provas “tinham muito poucas contas” e foram “muito interpretativas de conhecimentos gerais”. “O candidato tinha que saber vários aspectos, mas nada muito diferente, que não tenha sido aplicado no ano passado”.

“Muita poesia, charges, até quadrinho da Turma da Mônica. O Enem manteve o padrão da utilização da imagem para interpretação e mostrou novamente, este ano, o que ocorreu no ano passado, uma grande quantidade de questões de sociologia e filosofia”, avaliou. Do blogdo net vital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.