Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Uma carta de Chicão ao seu irmão Luiz Alfredo...

sábado, 15 de novembro de 2014

Uma carta de Chicão ao seu irmão Luiz Alfredo...

Estava numa reunião de trabalho com gente de bem, tratando de planos para melhorar o futuro de nossa gente sofrida, quando recebi uma ligação chorosa de nosso irmão Luis de Jesus, dizendo que vc estava morto ! Outras ligações foram chegaram dando conta que precisava ir com urgencia à sua casa !

Sentei, chorei e tudo em volta perdeu o sentido !

Somente aos poucos fui entendendo que se tratava de um crime de latrocínio a partir das várias versões que aos poucos me chegavam de amigos e parentes !

Na tua casa, repórteres, vizinhos , amigos , parentes e curiosos se avolumavam na entrada principal. Um cordão de carros de policia e ambulancias mostravam que a tragédia era real.

Vi teu corpo jogado na saleta de entrada ao lado da chapeleira presenteada por papai ! Rompi o isolamento mas não deixaram remover o lençol que te guarnecia, tentando encobrir o sangue derramado e velando as chagas das torturas recebidas !

Levaram teu corpo, limparam teu sangue, mas esqueceram uma parte tua na jardineira onde foi teu local de tortura !

Depois que as pessoas foram deixando o local, me deitei no chão, no mesmo lugar onde vc deu o último suspiro nos braços da sua amada esposa ! Buscando descobrir o seu ponto de vista, olhei ao redor para ver com meus olhos tuas últimas imagens. Olhei os objetos da sala. Olhei a coleção de bengalas robustas que poderiam ter sido utilizadas para sua defesa, mas estavam intactas ! Olhei para o teto e cheguei até mesmo a ouvir sua voz inconfundivel ! Foi ai que pude perceber a tua solidão nessa ultima batalha da sua vida ! Vc que tinha tantos amigos e irmãos, estava absolutamente sozinho quando mais precisou de ajuda para defender sua família… que como dissera um dos um dos facínoras: iria ser “aloprada”, seja lá o que isso signifique no “bandidês”!

Um amigo meu , que nem estava lá, percebendo o desespero, mandou um padre franciscano na tua casa! Chegando ele rezou e depois se ajoelhou comigo no teu chão de morte e rezamos para conforto de nossa alma e na tentativa de estabelecer um canal religioso contigo.

Oh, irmão! Me perdoa por não estar lá contigo às 9:30 h ! Daria tudo pra voltar naquele momento e poder te ajudar a travar o bom combate contra os quatro bandidos que tentavam destruir tua tenda sagrada ameaçando matar teus filhos e esposa !

E se nesse combate fosse eu que tivesse sucumbido, melhor para nossa cidade, melhor para nosso estado, para nosso país e para nosso mundo ! Não porque eu não valha nada ! Sou servidor dedicado e trabalho muito, muito mesmo , de manhã , tarde e noite, sábados e domingos como tu bem sabes, mas infelizmente, pelas características do meu trabalho nunca salvei vidas e nem precisei curar doenças. Não quis o destino que eu fosse

médico e chegasse a tua impressionante marca de dezenas de milhares de vidas salvas ao longo de uma carreira de quase 25 anos, coroando teu portfolio de bondades !

Quisera naquele fatídico dia, ter dito a chance de salvar uma única vida… a tua, e isso me bastaria para sempre. Tivesse feito isso , pouparia o choro de milhares de pessoas que acompanharam teu cortejo, pouparia o olhar desesperado de nossa mãe que jamais pensou em enterrar um filho, pouparia a dor de nosso pai, que mesmo com Alzheimer, passou a noite inteira, depois do velório, clamando teu nome.

Evitaria o sentimento de culpa e o inocente pedido de perdão do teu filho Lucas que, sem entender o caos instalado e a destruição institucionalizada do nosso pacto social , atribuiu a si mesmo a culpa por tua morte ! Uma estranha e surreal forma de inversão , onde as vitimas acabam se transformando em culpados.

Pouparia também a dor de nossa irmã Graça que ainda trava uma luta interior para vencer o vazio gerado pela morte do nosso Leomar.

E até mesmo, por pura ironia, poderia aplacar a dor estampada no irmão de um dos facínoras , que em visita à prisão, bradava com cabeça contra a parede, que tinha um irmão louco, pois ajudara a matar o médico que salvara a mãe deles !

Querido irmão, fica em paz ! Aqui olharemos os teus e não deixaremos que nada lhes falte, apenas o vazio insubstituível do grande pai e grande esposo que vc foi !

Adeus Junior , sabemos que vc foi um homem do bem , um verdadeiro sacerdote da medicina, e sentirei saudades de tudo que vc representou nessa vida. Até mesmo das tuas brincadeiras ácidas que fazias com familiares e pacientes… também pudera , nosso bisavô Luiz Alfredo Netto Guterres – o médico dos pobres, era assim também !

Sentirei saudades das nossas viagens de aventura pelos lençois maranhenses. Sentirei saudades dos deboches do “ Tio Bucho”, como gostava de repetir meu caçula Luiz Miguel – o teu querido Biliguel. Sentirei saudades das reuniões familiares que inventavas só para exibir teus invejados e fantásticos dotes culinários !

Adeus Junior e que Netto Guterres possa te acompanhar nesse outro mundo, que mesmo contra minhas crenças cientificas, acredito que deva existir.

Lembre-se que Netto Guterres, também morreu em decorrencia de um ato onde atuou bravamente para salvar a vida de uma família.! Vc foi além e se ofereceu em holocausto para salvar a própria família ! Digo holocausto, porque com certeza a situação não permitiu que vc tivesse a exata dimensão que seu sacrifício representaria a morte futura de milhares de pacientes que pela ausência de tuas mãos habilidosas – barbaramente quebradas pelos teus algozes, não receberão o poder de tua cura ! Infelizmente teus assassinos não mataram uma única pessoa, mataram milhares de pessoas ! Assim, deveriam responder por crime contra humanidade !

Conversa com ele, querido irmão, e vê se como médicos humanistas que foram, inventam um jeito de lançar em nosso mundo insano e desumano, um pouco de luz, alegria, paz, amor e caridade ao próximo !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.