Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Precisa melhorar

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Precisa melhorar

Turista paranaense detona São Luís e Barreirinhas

O paranaense Fernando Bastiani criticou acúmulo de lixo e mau atendimento a turistas

O paranaense Fernando Bastiani (de pé) criticou lixo e mau atendimento a turistas (Foto: De Jesus/O Estado)

O advogado paranaense Fernando Bastiani escolheu o Maranhão para passar o Réveillon, mas se disse decepcionado com a precária infraestrutura local e com o péssimo atendimento dispensado por bares, restaurantes e outros estabelecimentos em São Luís e Barreirinhas, principais destinos turísticos do estado. Ao mesmo tempo em que elogiou as belezas naturais das duas cidades e a riqueza do acervo arquitetônico do Centro Histórico da capital, ele criticou o acúmulo de lixo e o que chamou de péssimo tratamento dado aos visitantes.

Bastiani está hospedado com familiares no Praiamar Hotel, na Ponta d’Areia, um dos mais tradicionais de São Luís. Desde que chegou ao Maranhão, ele já vistou os principais cartões postais da capital e os Lençóis Maranhenses. O advogado contou que em seu roteiro, vários aspectos lhe causaram má impressão. Um deles foi a sujeira, sobretudo na capital, que parece estar passando por mais uma crise no serviço de limpeza pública, tamanho o acúmulo de lixo nos bairros e até em grandes avenidas.

Sobre o atendimento em bares, restaurantes e demais espaços que costumam receber turistas, ele disse que o serviço deixa muito a desejar e chamou de mau educados e despreparados os profissionais que exercem essas funções, algo extremamente frustante e constrangedor para uma região outrora conhecida por sua hospitalidade.

O turista paranaense certamente passará adiante as impressões negativas que teve dos dois principais destinos turísticos do Maranhão, o que é lastimável, pois com base nessa experiência pessoas do círculo de convivência dele excluirão São Luís e Barreirinhas dos seus futuros roteiros de viagem.

As críticas feitas pelo visitante referem-se a problemas básicos, que não existiriam se houvesse, de fato, a profissionalização do turismo local. Ao permitir que persistam, os governantes maranhenses comprometem uma das atividades com maior potencial de gerar riqueza para o estado.

sem comentário »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.