Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: refeitura garante segurança para programação da festa da virada

sábado, 27 de dezembro de 2014

refeitura garante segurança para programação da festa da virada

A Prefeitura de São Luís prepara um grande esquema logístico para oferecer conforto e segurança aos ludovicenses que irão celebrar a entrada de 2015 na próxima quarta-feira(31), na programação oferecida pelo Município. Haverá reforço da segurança e garantia de pronto-atendimento médico na Litorânea, onde a atração principal será Zeca Baleiro, com expectativa de público de 100 mil pessoas. A estrutura também será garantida na Praça Maria Aragão, onde ocorrerá a Virada com Jesus com previsão de 60 mil pessoas.

Para assegurar o bem-estar de quem estará nas festas, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disponibilizará, em cada local, uma equipe do Samu, com pronto-atendimento e ambulância. Além disso, toda a rede de urgência e emergência, incluindo os dois Socorrões, o Hospital da Criança, as quatro Unidades Mistas, os três Socorrinhos e as equipes do Samu estarão prontos para atender qualquer ocorrência.

O trabalho na área de segurança será desenvolvido pela Polícia Militar (PM) e contará com reforço da Guarda Municipal e segurança privada contratada pela Prefeitura. Segundo o coordenador de operações da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Charles Soares, a administração do prefeito Edivaldo está empenhada em oferecer uma programação comemorativa com total segurança.

Ele informou que serão disponibilizados cerca de 60 membros da Guarda Municipal distribuídos em toda extensão da Litorânea e na Praça Maria Aragão. “Será uma festa para milhares de pessoas. É preciso fazer um reforço para garantir a ordem e segurança nos locais, para que as pessoas possam festejar com tranquilidade”, explica o coordenador de operações da Semusc.

Já a PM atuará com um contingente de 260 homens distribuídos nos dois locais de festividade. Para garantir a total segurança da população que vai acompanhar os eventos, a Polícia Militar realiza três importantes operações durante as comemorações do fim de ano. “A Prefeitura de São Luís irá promover as festividades de fim de ano e a Polícia Militar irá garantir a segurança da população, juntamente com a Guarda Municipal e seguranças particulares contratados pela Prefeitura, através de um esforço coordenado”, destacou o Major Nilson, do Comando de Policiamento Metropolitano. 

Através da operação Comandos Integrados, as forças militares farão rondas com a cavalaria, viatura e motocicletas nos locais dos eventos; na Operação Catraca, serão feitas incursões dentro do transporte coletivo para evitar assaltos; além disso, serão realizadas Blitzen da Lei Seca, para evitar e punir o crime de embriaguez ao volante. O infrator da Lei Seca também está sujeito a ser multado no valor de R$ 1.915,30, ter recolhida a carteira de habilitação, perder o direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo, até a apresentação de condutor devidamente habilitado.

Segundo o membro do Comando de Policiamento Metropolitano, alguns cuidados são necessários durante esse período. “É importante ter cuidado com os pertences, evitar carregar objetos de valor como celulares, câmeras, relógios, ou portar grandes quantias de dinheiro, evitar locais ermos, e, se possível, deixar seu veículo em casa, para evitar furto do automóvel, bem como de objetos dentro do carro. Estar atento a qualquer movimentação de pessoas estranhas e toda vez que estiver em uma situação de risco, ligar para o 190”, afirmou o major.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação do dia 31, organizada pela Prefeitura de São Luís, inclui na Avenida Litorânea, além do cantor Zeca Baleiro, o grupo Argumento, a banda de reggae de Alcântara, Barba Branca, grupos de tambor de crioula e a banda Afrôs e convidados. Já na Praça Maria Aragão, a Virada com Jesus será ao som de cantores como André Valadão, Anderson Freire e Maurício Paes, além de artistas locais como as bandas Marcados pela Promessa, Fogo e Glória, Som do Alto, e cantores Jacimário e Saul Gutman. Nos dois locais haverá shows pirotécnicos à meia-noite e uma mega estrutura de palco, luz e sonorização.

O planejamento dos eventos está sendo coordenado pela Func, em parceria com as secretarias municipais de Trânsito e Transporte (SMTT), Segurança com Cidadania (Semusc), Saúde (Semus); Comunicação (Secom), Turismo (Setur) e Governo (Semgov), além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Delegacia de Costumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.