Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: janeiro 2014

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Quando a redundância nos pega

Exemplo de desatenção compartilhado pela página da Desciclopédia

Jornalismo policial é mais difícil do que se imagina, e mais simples do que parece. Muitas vezes, falhamos por meandros curtos, devido ao tráfego de notícias.

O papel do jornalista de comunicação é organizar informações que vem das fontes. E, certas vezes, por serem reduzidas, nos pegam de calças curtas. Aí o "entra pra dentro", ou a repetição dos termos "criminoso", "polícia", "prisão," "apreensão"... se tornam recorrentes e circulares.

Portanto, erros ocorrem. E ainda bem que existe o delete.

Por Danilo Quixaba

Comentarista se irrita com Renata Fan e abandona programa ao vivo

Polícia identifica jovem que aparece atirando em vídeo postado no Facebook



A Polícia Civil do Ceará, através da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), identificou o homem que publicou em seu perfil do Facebook um vídeo em que aparece dando um tiro em uma via pública.

A Polícia informou que instaurou procedimento para investigar as condutas do infrator. O homem, que não teve o nome divulgado pela Polícia para não atrapalhar as investigações, deverá ser notificado em breve para prestar esclarecimentos e ser ouvido em depoimento.

A investigação está sendo feita pelo delegado Luiz Carlos Dantas, que preside a Divisão de Homicídios. Segundo Dantas, o homem poderá responder pelo crime de disparo em via pública, além de crime de trânsito.

Ainda segundo a Polícia, pelas imagens, ainda não foi possível afirmar que o registro foi feito em Fortaleza. O vídeo foi postado durante a tarde desta terça-feira, 28, na página de um usuário identificado como Ronald David. Horas depois, a publicação foi deletada e o perfil desativado. Porém, usuários que tiveram acesso ao material o compartilharam nas redes sociais.

No vídeo, que tem pouco mais de 20 segundos, o rapaz, que está dirigindo, afirma: “Tô doido. Vou meter bala agora não sei em quem.” Em seguida, aponta um revólver pela janela e dispara um tiro. Na imagem, é possível ver algumas casas. Depois do tiro, ele continua dirigindo e o filme termina.

Comitê detalha andamento das obras de presídios e do mutirão carcerário

Na reunião foi apresentada reformulação do Conselho Penitenciário (Foto: Divulgação/Secom)Integrantes do Comitê de Gestão Integrada se reuniram na tarde desta quinta-feira (30), no Palácio dos Leões, em São Luís, para detalhar o trabalho dos defensores e a situação das obras nos presídios.

A governadora Roseana Sarney (PMDB), que preside o comitê, informou que os serviços no presídio de segurança máxima da capital e na unidade de Pinheiro estão dentro do prazo previsto. As unidades prisionais de Imperatriz e Coroatá serão entregues no mês de abril. A Ordem de Serviço para conclusão das obras do presídio de Imperatriz, que já tem 75% executados, será assinada na próxima semana.

A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) também informou que o estabelecimento penal da cidade de Bacabal está tendo a licitação finalizada. Já em Timon, houve mudança no local de instalação e a autorização para início da obra já foi dada. Em Santa Inês, o problema no terreno também já foi solucionado. Ao final das obras, de acordo com a Sejap, serão garantidas mais 2.300 vagas no sistema prisional maranhense.

Sobre o mutirão carcerário, a Defensoria Pública do Estado informou que as transferências foram suspensas temporariamente. Na segunda etapa da ação, iniciada na segunda-feira (27), trabalha o grupo de 55 defensores públicos, sendo 21 do Maranhão e 34 de outros estados - que integra a Força Nacional da Defensoria Pública.

A procuradora geral da República, Carolina da Hora, entregou à governadora, a proposta da minuta de reformulação do Conselho Penitenciário, que será encaminhada para análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O documento traz plano de metas e plano diretor do Sistema Penitenciário, além do regimento interno. No novo formato, o Conselho passa a ter 14 integrantes - e não 13, como anteriormente.

A criação do Comitê de Gestão Integrada do governo do Maranhão foi uma das 11 medidas do plano emergencial de combate à violência no sistema carcerário do estado (veja na lista abaixo) apresentadas pela governadora, ao lado do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, no dia 9 de janeiro, em São Luís.

O comitê é composto por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário - e também pelas Polícias Civil e Militar, Ministério Público do Maranhão, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública e Departamento Penitenciário Nacional (Depen), entre outros órgãos.

Medidas do plano emergencial do governo estadual e federal
1. A criação do Comitê Gestor de Ações Integradas;
2. Remoção de presos;
3. Mutirão das Defensorias Públicas;
4. Plano de ação integrada de inteligência prisional;
5. Reforço no auxílio da Força Nacional;
6. Plano de Ação Integrada de Inteligência e Segurança Nacional;
7. Implantação de núcleo de atendimento a familiares de presos (saúde e assistência psicológica);
8. Integração do Ministério Público e Poder Judiciário;
9. Implantação de plano de atendimento e capacitação para policiais que estão envolvidos diretamente em ações de segurança;
10. Penas alternativas e monitoramento eletrônico;
11. Construção de novas unidades prisionais.

Do G1 MA.

Homem morre carbonizado ao tentar matar a mulher

Uma tragédia familiar foi registrada ontem, na cidade de Rosário, distante 73 km de São Luís. O eletricista Jonas Araújo da Conceição, de 48 anos, ateou fogo na casa em que morava com a mulher, Jacilene Ferreira de Fátima, de 36 anos, para tentar matá-la, mas foi ele que acabou morrendo carbonizado.

A tentativa de homicídio que acabou matando o próprio autor aconteceu no bairro Jardim Recreio. A dona de casa, segundo a Polícia Civil, estava em companhia da filha e o motivo de o eletricista ter incendiado o imóvel com as duas dentro foi sua insatisfação com o fim do casamento.

De acordo com a polícia, o autor teria morrido porque se atrapalhou ao espalhar a gasolina no interior do imóvel. "Acreditamos que, no momento em que ele espalhava a gasolina, parte deve ter caído em seu corpo", explicou a delegada Regina de França, titular da 1ª Delegacia Regional de Rosário.

Segundo testemunhas, que acompanharam o incêndio, Jonas Araújo da Conceição teria gritado muito, pedindo socorro. Um dos vizinhos do eletricista ainda teria tentado resgatá-lo, mas já o encontrou morto, em um dos cômodos da casa, que foi toda destruída pelo fogo.

"Como as telhas eram de amianto, parte do teto caiu em cima dele [do eletricista], que teve 100% do corpo queimado", completou a delegada regional de Rosário. Horas depois de o incêndio ter sido controlado, a mulher de Jonas da Conceição, Jacilene Ferreira de Fátima, prestou depoimento.

Em oitiva, a vítima afirmou que foi ameaçada de morte, de ser queimada viva, caso resolvesse mesmo sair de casa. "Na ocasião, ela contou que ele tinha dito que, se ela saísse da casa, ele ia atear fogo. Hoje [ontem], ele cumpriu a promessa. A mulher e a filha dormiram na casa da mãe", completou a delegada.

Com texto de O Estado.

Juiz converte prisão preventiva de Márcio Patrão em domiciliar

Márcio "Patrão"
O preso Márcio de Jesus Mendes, o Márcio Patrão, de 34 anos, que estava internado e se recuperava dos tiros recebidos durante uma operação da Polícia Civil, realizada na noite do dia 23, no Bairro de Fátima, teve sua prisão preventiva convertida em domiciliar. Segundo a polícia judiciária, ele é apontado como principal fornecedor de armas, e um dos líderes da facção criminosa intitulada Primeiro Comando do Maranhão (PCM).

No fim da tarde de quarta-feira (29), o juiz da Vara de Execuções Penais, Fernando Mendonça, chegou a noticiar em seu perfil particular no site Facebook, que Márcio Patrão havia fugido do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), no bairro Cidade Operária, naquela tarde, "com suporte do advogado". A informação do magistrado, que circulou com destaque em muitos sites de notícia e blogs, porém, foi retificada pela própria Justiça.

"Converto a prisão preventiva do flagranteado Márcio de Jesus Mendes em prisão domiciliar", decidiu o juiz Gilberto de Moura Lima, titular da 2ª Unidade Jurisdicional do Tribunal do Júri, que, no entanto, não explicou na decisão o que motivou a mudança no tipo de reclusão, apenas indeferiu o pedido da defesa do preso que desejava a sua transferência para outro hospital, observando que tal necessidade não havia sido legitimada por meio de documentos.

Abordagem - Márcio Patrão foi alvejado no abdômen, pescoço e braço esquerdo, quando, segundo a Polícia Civil, reagiu à prisão anunciada por uma equipe de policiais da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), durante uma abordagem na Rua do Peixe, no Bairro de Fátima. No revide, os investigadores alvejaram também a mulher do suspeito, Liliane Silva Villas Boas, de 26 anos, que morreu logo depois, grávida de cinco meses.

A companheira do suspeito, ainda segundo a polícia, estava dentro do veículo modelo Toyota Hilux de cor preta, de propriedade de Márcio Patrão, mas não foi vista porque os vidros da caminhonete estavam com um fumê muito escuro. Dentro do carro estava ainda o filho do suspeito, um adolescente de 14 anos, ferido de raspão no braço esquerdo, e um amigo, o pedreiro Ernildo Soares da Silva, de 24 anos, baleado no ombro.

No velório da vítima, O Estado conversou com amigos e familiares, que contestaram a versão da polícia judiciária e afirmaram que os policiais foram para matar. O caso já foi protocolado na secretaria da 2ª Vara do Tribunal do Júri, para análise da Justiça. Márcio Patrão foi autuado por tentativa de homicídio qualificado e porte ilegal de arma de uso restrito, pois, segundo a polícia, foi apreendida com ele uma pistola calibre ponto 40.

Em depoimento prestado ontem à tarde na Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), Márcio Patrão disse ser inocente, que a operação da polícia foi desastrosa e que vai procurar seus direitos na Justiça.

Na postagem da suposta fuga de Márcio Patrão, o juiz Fernando Mendonça declarou que o problema enfrentado pelo sistema de segurança pública maranhense, decorrente da atuação das organizações criminosas, é muito maior do que se imagina. "A maioria, que pouco sabe, fala em facções. Outros tantos, que sabem um pouco mais, falam em crime organizado. Uma minoria, que sabe mais além, fala em máfia aos moldes italianos. Estamos vendo somente a ponta de um iceberg, num contexto nacional", declarou Mendonça.

Em Londres, Barbosa diz que prisões brasileiras são ‘um inferno’

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, qualificou as prisões brasileiras como um "inferno". Em Londres, o ministro falou sobre a crise do sistema penitenciário, além do seu possível futuro político. "Nunca fiz militância política", disse ele, ao refutar a possibilidade concorrer à Presidência da República.

- Ano passado fiz visita a presídios como presidente do CNJ. O que posso dizer é que 'horror' é a palavra mais adequada para qualificar as prisões brasileiras. Por que a situação é tão absurda? A questão é política.

O ministro visitou, em abril do ano passado, o Foro das Comarcas de Natal, no Rio Grande do Norte. Na ocasião,

O presidente do STF também ressaltou que os casos de descaso não ocorrem apenas no Maranhão:

- Prisões são de responsabilidade dos estados. O governo federal tem um papel pequeno. Os políticos não ligam para isso porque não dá voto. (O problema) é em todo o Brasil, não apenas no Maranhão. As prisões brasileiras são como o inferno. Estamos avisando os governos sobre a natureza explosiva das prisões - disse ele, após dar uma palestra de duas horas para 250 estudantes da universidade “King’s College London”.

Barbosa, no ano passado, havia aventado a hipótese de concorrer à Presidência em uma palestra dada em um congresso internacional de jornalismo investigativo, no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, o discurso mudou:

- Nunca fui político, nem filiado a partido político, nem mesmo quando estava na faculdade. Não fiz militância política. Não, não quero (concorrer à Presidência).

Sobre os planos para o futuro, Joaquim Barbosa disse estar ansioso para ser "um homem livre de novo".

- E voltar a ter vida privada e menos exposição.

Barbosa também afirmou não se importar com quem não aprecia o trabalho que faz.

- Não ligo para quem não gosta do meu trabalho, seja ele, ela, liberal ou conservador. Eu faço o que eu acho que é certo. Sou muito cuidadoso. Tenho décadas de experiência na academia, nos tribunais. Esse é o meu guia para fazer o que tem que ser feito. Se liberais ou conservadores gostam, ok. Se não gostam, não me importa.

Com texto de O Globo.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Assaltante entra em batalhão de polícia com arma engatilhada para vítima

Outro crônica improvável desta quinta feira (30). No bairro do Outeiro da Cruz, próximo ao 1º Batalhão de Polícia Militar, uma pessoa foi vítima de uma tentativa de assalto. No momento em que o criminoso apontou a arma na cabeça do pedestre, o homem correu para dentro do quartel. Junto com ele, o bandido também, com a arma engatilhada.

Segundo informações do setor de comunicação social da PM, o delinquente, de 15 anos de idade, foi rendido dentro do 1º BPM pelo soldado Aglésio, e neste momento, está sendo apresentado para o plantão da Reffsa.

Antiga OGX Maranhão encontra gás natural em Parnaíba

Complexo de Parnaíba é alimentado por gás natural da antiga OGX Maranhão (Divulgação/MPX)

A Eneva (ENEV3) encontrou gás natural no poço OGX-121, no bloco PN-T-68, em Parnaíba, comunicou a empresa nesta quarta-feira (29). A descoberta foi feita pela sua subsidiária Parnaíba Gás Natural, antiga OGX Maranhão.  

O teste de formação foi realizado em 76 metros de net pay de gás, mas estudos complementares são necessários para avaliar o potencial da nova descoberta. 

O poço está a 10 quilômetros de distância do Campo de Gavião Real, que atualmente produz 6 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente. A fatia da OGX Petróleo (OGXP3) na Parnaíba Gás Natural foi vendida para três diferentes grupos: E.On, Cambuhy - de Pedro Moreira Salles - e a própria Eneva. Na época da venda, era a única unidade geradora de receitas para a petrolífera.

Estados deixam de construir prisões e devolvem R$ 187 milhões à União

Felipe Néri 
Do G1, em Brasília

Detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão falam com uma comitiva de senadores da Comissão de Direitos Humanos nesta segunda-feira (13). (Foto: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo)

Levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça, aponta que, nos últimos dez anos, 15 estados, além do Distrito Federal, deixaram de usar R$ 187 milhões liberados pelo governo federal para construir e reformar presídios. Não foram adiante dezenas de projetos, incluindo estabelecimentos de saúde e educação para detentos, aprovados entre 2004 e 2013, para Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Entre os diversos motivos alegados, destacam-se a falta de recursos do próprio estado para completar a obra, cancelamento por atrasos, inadequação de projetos alterados, problemas na licitação, suspeitas de irregularidades e troca no comando do governo estadual.

Também há situações de contratos cancelados por determinação do próprio governo federal por mudanças na política carcerária; em outros casos, um decreto presidencial impediu o repasse de recursos para obras que ainda não haviam iniciado, segundo alguns estados — veja a lista completa de obras canceladas por estado ao final desta reportagem.

Os dados, compilados pelo Depen a pedido do G1, não contemplam o valor total que o governo repassou; apenas o que foi devolvido. O que ficou no estado para ser investido não foi informado pelo órgão. Os únicos números disponíveis referem-se a 2012 e 2013, quando o repasse de verbas da União para o sistema carcerário em todo o país totalizou R$ 1,2 bilhão.


O Maranhão, onde eclodiu a crise que levou o governo federal a elaborar plano emergencial para conter a violência nas penintenciárias locais, foi o terceiro estado que mais devolveu recursos na última década: R$ 23,9 milhões. O governo maranhense havia assinado três contratos, em 2004 e 2011, para a construção de duas cadeias públicas e um presídio no interior do estado. Todos os contratos foram cancelados.


Se fossem concluídas, as instalações somariam 681 vagas. O governo do Maranhão informou que o cancelamento ocorreu após o Depen rejeitar alterações feitas nos projetos pela Secretaria de Administração Penitenciária do estado a pedido do próprio governo federal. Segundo o governo maranhense, as duas cadeias cujos contratos foram anulados estão sendo construídas agora com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento.

Caixão cai no meio de avenida, é recusado no IML e para na plantão da Beira-Mar

A história é a mais inusitada possível. O carro de uma empresa funerária da capital teria que entregar um caixão - com uma senhora dentro - para a cidade de Itapecuru-Mirim. No meio do caminho, na avenida Vitorino Freire, no bairro da Areinha, o caixão cai.

O motorista da Pax União, que levava o caixão, só se deu conta da queda da carga 100 km depois, na BR-135, no trecho conhecido como entroncamento.

O condutor João Pinheiro Costa Neto, que, por coincidência, é motorista da empresa funerária Bom Jesus, passava na avenida Vitorino Freire e percebeu o caixão abandonado em via pública, por volta de 2 horas da manhã.

Levou o caixão para o IML, onde o corpo - até então sem identificação - não foi aceito por não haver nenhum registro de ocorrência. Por lá, João foi orientado a ligar para o 190. O atendimento do CIOPS o recomendou a ir com o corpo da senhora até o plantão da Beira-Mar.

Depois de registrada a ocorrência no plantão, o caixão, até cinco da manhã, esperava o outro motorista para conduzir o corpo da mulher ao seu sepultamento na cidade de Itapecuru-Mirim.

Operários da Dimensão fazem paralisação de obras em prédio na estrada da Raposa


Na estrada da Raposa, trabalhadores da construção do condomínio Residecial Atlantic, às margens da MA 203, fizeram uma paralisação nos trabalhos da obra, reivindicando pagamentos de férias e outras causas salariais. Os benefícios não teriam sido cumpridos pela Dimensão Engenharia.

Ainda há denúncias de assédio moral por parte do engenheiro responsável pela construção. Certa de 150 operários trabalham na obra.

Segundo um funcionário, em 2012, recebia-se R$ 1.018,00. Com o salário corrigido, atualmente, a Dimensão paga R$ 1.100.00.

Palhas de coqueiro foram incendiadas e colocadas na entrada do canteiro de obras para bloqueio da passagem.


“Agente não trabalha de bico, trabalhamos de carteira assinada. Se o funcionário falta um dia, a empresa desconta dois e três no vencimento” denunciou outra trabalhadora.

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil encaminhará à empresa uma pauta com as reivindicações que motivaram a paralisação.

Com informações do blog do Domingos Costa. Com alterações.

Família de empresário é vítima de sequestro em Imperatriz

300 mil reais. Esse foi o valor exigido pela quadrilha formada por cinco homens que sequestrou, ainda nessa terça-feira (28) a família [esposa e filho] de um empresário de Imperatriz.

O trabalho de investigação começou logo após o empresário que chegava a sua residência, ontem à noite, no Jardim São Luís ter sido abordado por um dos sequestradores.

Esposa e filho foram levados durante a madrugada para o cativeiro na Vila Machado, bairro da periferia de Imperatriz. A vítima, de acordo com informações, estava sem opção de pagar o resgate e acionou a polícia.

Policiais do serviço de inteligência da Polícia Militar, bem como da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) conseguiram localizar o cativeiro, porém quando chegaram ao local do esconderijo os bandidos haviam fugido.

O delegado Assis Ramos, da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, deve conceder entrevista à imprensa na manhã dessa quinta-feira, 30. 

Com texto do Tribuna do Tocantins.

Prisões são 'universidades do crime', diz presidente de conselho da OAB

Jade Bonna e Clarissa Carramilo
Do G1 MA

Reunião com presidentes da OAB, em São Luís (Foto: Jade Bonna/G1)

O presidente do Conselho Federal da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, disse, em reunião realizada na sede da seccional maranhense, nesta quarta-feira (29), em São Luís, que as penitenciárias brasileiras são 'universidades do crime' e que os presos são vítimas do sistema carcerário do país.

"Os presos são forçados a participar de facções criminosas para sobreviver nas prisões e estão junto de presos com diferentes naturezas de crimes. Eles são vítimas da situação carcerária brasileira. O sistema prisional é um instrumento de combate à criminalidade, mas, as penitenciárias de todo o país se tornaram universidades do crime", declarou.

Coêlho anunciou ainda que a OAB Nacional vai melhorar o acompanhamento de cada uma das unidades prisionais do país.

"A Comissão Nacional de Acompanhamento Carcerário da OAB, composta hoje por um membro por estado, deve aumentar o número de participantes para acompanhar cada unidade prisional do país", explicou.

O Conselho Federal e a Comissão de Direitos Humanos da OAB Nacional se reuniram com representantes da OAB do Maranhão e de outros estados, além de membros dos poderes Executivo e Judiciário, em São Luís, para discutir a crise do sistema carcerário e da segurança pública do estado. A reunião aconteceu em sessão extraordinária realizada na sede da OAB-MA.

Segundo o presidente da seccional maranhense, Mário Macieira, tanto a OAB nacional quanto a seccional maranhense serão autoras de ação civil pública contra o Estado para garantir melhorias no sistema prisional.

Entre as medidas estão a realização de concurso público para agente penitenciário, construção e reforma de presídios no estado e separação de presos definitivos e provisórios. As medidas já foram anunciadas pelo governo do Maranhão.

"Algumas das medidas estão em andamento, mas queremos reforçar sua importância. Não podemos deixar que as coisas continuem como estavam quando da crise. Precisa haver mudança", disse.

Entre as medidas, estarão sugestões dos representantes dos poderes executivo e judiciário. "A locomoção dos presos é uma das grandes dificuldades que temos. Muitos presos não são apresentados nas audiências nas varas. Não há solução milagrosa. Devemos aproveitar a oportunidade. Aumentar o número de tornozeleiras e fazer celas nas delegacias para 10 a 20 presos", declarou Gervásio Protásio, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão.

Acidente na BR-226 mata uma mulher e fere vereador

O acidente aconteceu entre os povoados Remanso e Alto Brasil, na BR 226, há cerca de 21 km de Grajaú. Segundo informações um ônibus da empresa Progresso, o veículo colidiu com um caminhão. 

Vários passageiros ficaram presos nas ferragens do ônibus. Entre eles, o parlamentar de Grajaú José Arão Marizê Lopes. O vereador teve ferimentos no rosto e foi um dos encaminhados ao hospital de Grajaú. O parlamentar já passa bem.

Até o momento, foi confirmada a morte uma mulher no acidente. 

Com informações do blog De Olho em Grajaú.

Liberação do canal da TV UFMA é pauta de reunião no Ministério das Comunicações

Foto Liberação do canal da TV UFMA é pauta de reunião no Ministério das ComunicaçõesEm reunião ocorrida na última segunda-feira, 27, na sede do Ministério das Comunicações, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, e o diretor da TV UFMA, professor Silvano Bezerra, se reuniram com o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, para discutir assuntos relacionados à liberação do canal da TV UFMA e à inauguração da emissora. A reunião também contou com a presença do secretário executivo do Ministério das Comunicações, Genildo Lins Albuquerque, e do deputado federal Chico Vigilante (PT/DF).

O objetivo da reunião foi solicitar apoio do ministro para dar mais celeridade ao processo de liberação do canal da TV UFMA. A outorga do canal 54D foi concedida pelo Ministério das Comunicações em outubro de 2013, mas o processo de liberação do canal deve tramitar na Casa Civil e seguir para assinatura da Presidente da República, Dilma Rousseff, e do Congresso Nacional.

Durante a reunião também foram discutidos detalhes da implantação da TV UFMA em Imperatriz, que vai expandir a área de atuação da TV para o interior do estado do Maranhão. Segundo Silvano Bezerra, o apoio do ministro Paulo Bernardo Silva foi fundamental para concessão do canal. "Agradecemos o ministro pelo apoio irrestrito à implantação da TV UFMA e apresentamos nossa proposta de ampliação do canal da TV em Imperatriz. Na oportunidade, também informamos que estamos adquirindo nos próximos dias os aparelhos para irradiação de sinal, responsáveis por cobrir toda São Luís, e parte do continente próxima à capital do estado, num raio aproximado de 60 quilômetros", disse o diretor.

No mesmo dia, Natalino Salgado e Silvano Bezerra se reuniram com o diretor-geral de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o jornalista Eduardo Castro, na sede da Instituição, para falar sobre a programação da TV UFMA, que será retransmissora de parte da programação da TV Brasil em São Luís. Na ocasião, também foi solicitada a parceria da EBC para que a TV UFMA possa retransmitir parte da programação da TV Brasil também em Imperatriz.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

OAB pede providências à ONU

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentou um documento ao Conselho de Direitos Humanos da Organizações das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, no qual pede à entidade que cobre providências do Brasil em relação aos presídios do Maranhão e do Rio Grande do Sul. 

O conselho tem o poder de recomendar punições a seus países integrantes quando verificados casos de violação aos direitos humanos. 

No começo do mês, o Alto-Comissariado de Direitos Humanos da ONU alertou estar "preocupado" com a situação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, onde 64 presos foram assassinados no último ano.

Detento morre em Balsas três dias após espancamento

Um detento da unidade prisional de ressocialização de Balsas, que teria sido espancado dentro da cela, no último domingo (26), morreu na noite dessa terça-feira (28) em Imperatriz. O caso está sendo investigado pela polícia civil de Balsas, que já identificou três suspeitos de cometer o crime.

Valdiano Fernandes da Silva, 27 anos, foi preso em Fortaleza dos Nogueiras, depois de ter assaltado uma pessoa. O preso espancado foi socorrido pelo Samu em Balsas e levado para o hospital municipal de Imperatriz em estado grave. Ele morreu na tarde desta terça-feira. Após ser levado ao Instituto Médico Legal, o corpo foi liberado para a família.

Com o caso, sobe para cinco o número de mortes no sistema prisional do Maranhão somente no primeiro mês do ano de 2014. No dia 22, um detento foi encontrado morto no Centro de Ressocialização de Presos de Santa Inês.

O agente penintenciario Jomar de Oliveira estava trabalhando na manhã do último dia 25 quando percebeu a ação dos presos. O delegado regional de Balsas, Eduardo Galvão, diz que o caso já começou a ser investigado. Tres suspeitos do crime já foram identificados.

Por meio de nota, a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) afirmou que um inquérito foi instaurado. Confira a íntegra da nota abaixo:

A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que o detento Valdiano Fernandes da Silva, de 27 anos, que cumpria pena na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Balsas, morreu em hospital de Imperatriz, na noite desta terça-feira (28). Inquérito foi instaurado na 11ª Delegacia Regional de Balsas para apurar o caso.

De acordo com a direção da UPR de Balsas, na manhã do domingo (26), durante uma briga entre presos, o detento Valdivino Fernandes foi espancado por outros quatro companheiros, tendo sido socorrido por agentes penitenciários de plantão.

Valdiano Fernandes da Silva foi levado para hospital em Balsas e, depois, transferido para Imperatriz, mas não resistiu aos ferimentos.

Com informações da TV Mirante.

Candidatos reprovados no certame de agentes penintenciários contestam prova

Candidatos reprovados no Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso público para agentes penitenciários do estado entraram com representação junto à 4ª Promotoria do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa do Ministério Público do Maranhão requerendo a anulação do exame, que segundo eles teria sido realizado de forma irregular.

De acordo com a comissão formada por 30 candidatos, entre as irregularidades estão a inexistência de cronograma no edital, informando as etapas do certame, assim como a data de realização do exame. Com a falta desse cronograma, muitos candidatos teriam sido pegos de surpresa com a convocação. Eles teriam apenas sete dias para comparecerem ao local do exame, como muitos dos concorrentes moram no interior do estado, acabaram perdendo o teste por não conseguirem apresentar o atestado médico pedido no certame. Além disso, as péssimas condições em que se encontravam o local para a realização do teste físico.

Outra alegação é que havia muitos candidatos para pouco tempo de teste. Assim, o exame se estendeu pela noite, sendo que o horário máximo para a realização desse tipo de teste, segundo a comissão de candidatos, é até as 18h para não comprometer a qualidade do exame e o desempenho de que o faz.

Para os candidatos reprovados a falta de cronograma e a realização do exame durante a noite só vem a confirmar a desorganização do concurso. “Isso explica o grande número de candidatos reprovados (mais de 100). De fato o Governo do Estado não demonstrou interesse ou preocupação na lisura e realização do Concurso de agente penitenciário”, desabafou um candidato que não quis se identificar.

Outra irregularidade considerável a mais agravante e que fez com os candidatos entrassem com uma representação no órgão responsável por investigar casos de abusos, foi à inclusão na lista de aprovados de um concorrente que havia sido reprovado no teste físico aparecer na lista dos aprovados. Somente após cinco meses o nome saiu da lista. “Ora! Muita coincidência constatarem tal 'divergência' somente agora, cinco meses após o teste físico, quando denunciamos a suposta fraude ao titular da SEJAP, Sebastião Uchoa, por meio de representação. O candidato Júlio César já havia realizado as dezenas de exames médicos e estava na fase de investigação social. Dolosa (digo, com a intenção de beneficiar) ou culposamente (por erro). Houve irregularidades no Concurso, isso é fato, foi o que nos moveu a tomar providências sobre o caso.” – disse a candidata Itayara Aroucha.

Oscar Santos Frazão Filho é outro candidato que também não se conforma com a situação e reclama da falta de veracidade nas informações acerca das irregularidades comprovadas. “Sabemos das dificuldades do Sistema Penitenciário e da intenção do Governo de querer fazer transparecer que está tudo bem, que nomeará os agentes aprovados no último concurso e assim resolverá a questão de pessoa no Sistema, mas não está tudo bem. A lisura do concurso é de caráter duvidoso, o processo não merece credibilidade, especialmente o TAF. Se aconteceu isso com o candidato Júlio César pode ter acontecido com outros” - Comentou Oscar, candidato aprovados na prova escrita e reprovado no Teste de Aptidão Física.

Com texto de Socorro Arouche, de O Imparcial.

Bandidos que roubaram mulher que fazia caminhada na Litorânea são presos


No início da manhã de hoje (29), Maurício Magalhães Almeida, de 25 anos, e outro comparsa que se apresentou como adolescente. Eles atuavam na Avenida Litorânea, roubando transeuntes. No momento da prisão, foram flagrados roubando o relógio de uma mulher que fazia caminhada na calçada.

Segundo policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar, já era uma rotina os assaltos cometidos pela dupla nas redondezas da praia. Suas vítimas, na maioria das vezes, eram pessoas que faziam caminhadas.

Com eles, foi apreendido um revólver calibre 38, uma moto, seis munições intactas e o relógio - produto do último roubo. Eles foram conduzidos para o 9º Distrito Policial, do São Francisco. Por lá, foram reconhecidos pela vítima.

Já, o adolescente, foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).

Casa de pai de delegada é assaltada no Calhau

Bandidos assaltaram, ontem (28), a casa do pai de uma delegada, cuja identidade não foi divulgada, no Jardim Coelho Neto, bairro do Calhau. 

Segundo informações do repórter Domingos Ribeiro, da Rádio Mirante AM, os criminosos levaram três televisores, dinheiro, roupas e o ar condicionado. Ninguém foi localizado até o momento.

Cinco mortes violentas na ilha ontem

Pelo menos cinco mortes violentas foram registradas nas últimas horas, na Região Metropolitana de São Luís. A de maior repercussão aconteceu na Vila Fialho. Na noite dessa terça-feira (29), o ex-presidiário Sebastião Rocha, de 27 anos de idade, foi morto com cinco tiros na cabeça. De acordo com a polícia, seriam, pelo menos, quatro suspeitos pelo crime.

E mais um assalto a ônibus foi registrado na capital maranhense, desta vez no bairro do Turu. Quatro bandidos levaram a renda do veículo e objetos de passageiros. O caso foi registrado no plantão de polícia do Cohatrac.

Caetano Veloso fala de rolezinhos, Maranhão e biografias

Folha - Qual sua opinião sobre os "rolezinhos"? Em sua opinião, há uma relação direta entre eles e os protestos de junho do ano passado?

Caetano Veloso - Só a palavra "rolezinho" (tanto pronunciada à paulista, com o "e" fechado, quanto à baiana, e mesmo carioca, com o "e" aberto) é já uma grande beleza. A pior coisa escrita num jornal sobre o assunto foi que a palavra é feia e cafona.

Essa opinião, de um colunista conservador, é que era exibição de mau gosto. Claro que rolezinhos são a sociedade brasileira se mexendo. Tudo de que ela mais precisa. Essa é a característica que esse fenômeno comparte com as manifestações de junho.

Mas acho que a imprensa deixou que se pensasse tratar-se de exibição ostensiva de garotada da periferia em shoppings de alta classe média, dando uma impressão de invasão, quando na verdade são encontros que se dão em shoppings da periferia.

Você viu o vídeo das decapitações no presídio de Pedrinhas, no Maranhão? Qual sua opinião sobre a situação do sistema carcerário brasileiro?
,
Já em meu livro "Verdade Tropical" [1997] eu conto a ideia da sociedade brasileira que se formou em mim quando, preso na Vila Militar, ouvi gritos de torturados durante a noite: me disseram que não eram presos políticos e sim ladrõezinhos da zona norte do Rio. Pois bem, décadas se passaram e não vi nada que parecesse sequer querer desmentir a ideia que tenho de nossa sociedade: brutal, injusta, cruel.

O que se revelou em Pedrinhas diz muito sobre o que é a realidade das prisões (e não só das prisões) brasileiras. Temos muito, muito a fazer. E, claro, não pode ser indolor.

Como vê o movimento black bloc? Acha que o Rio será palco de nova onda de protestos?
Não gosto de violência nem desejo insuflar o entusiasmo de jovens narcisistas que adoram se sentir salvadores da humanidade. Mas, como disse, os nós de nossa estrutura social brutal não podem se desfazer sem dor. Black blocs têm a ingenuidade de rebeldes sessentistas (com os quais me identifiquei no ato na segunda metade dos anos 1960), por isso, tendo a simpatizar com eles, mesmo sendo capaz de criticá-los sem dó, como fiz no começo desta resposta.

É provável que haja manifestações neste ano, com Copa e eleições e tudo o mais. Vejo que o todo da população está vacinado contra o que há de desestabilizador nessas movimentações e, portanto, irá neutralizar os protestos. O povo é conservador. Ao menos o brasileiro é.

Mas, do jeito que anda o mundo, é sempre possível que um fato pequeno, corriqueiro, desencadeie uma nova onda, talvez muito mais forte e incontrolável.

Não digo isso porque o deseje: sou classe-média e gosto de paz e sossego. Além disso não creio muito nas belezas que se atribuem às revoluções. Jamais utilizaria a palavra "terror" como algo desejável, como [o filósofo esloveno Slavoj] Zizek faz. Mas percebo a possibilidade de algo assim acontecer.

E não sou contra, já que a injustiça, a brutalidade e a crueldade merecem reação enérgica.

No caso das biografias, você declarou que a imprensa atacou-os de modo unilateral. Como analisa a imprensa cultural brasileira? Está reproduzindo o linguajar e a combatividade das mídias sociais?

As mídias sociais influem em tudo. Mas muitos dos vícios da imprensa vêm de longe no tempo. Sou contra os artigos 20 e 21 do Código Civil e o disse por escrito em minha coluna [no jornal "O Globo"].

Sempre fui, também, contra o desejo de controlar as biografias por parte dos biografados. Detesto a ideia de que meus filhos e netos venham a tomar conta do que se publicar sobre mim depois que eu morrer.

Não tenho vontade de esconder ou maquiar nada. Apenas ouvi meus amigos mais queridos, que pensam diferente de mim, e achei que, explicando a quem me lesse o quanto os argumentos deles me tocaram, podia contribuir para enriquecer a discussão. Mas vocês dos jornais, que têm emissoras de TV, revistas (ou colunas) de fofoca, editoras de livros etc., preferiram me caracterizar como "censor". Danem-se.

Acho que a mudança no Código Civil a respeito das biografias deveria ser vista com mais finura. Espero que os juristas e o que há de saudável na sociedade (sim, porque isso também existe!) cheguem a uma solução equilibrada. Claro que livros não enriquecem escritores às centenas no Brasil.

Quem escreve biografias não deve ficar sujeito a ver seu trabalho de pesquisa jogado fora. Quem tem influência na vida pública deve poder ser retratado com coragem e independência.

Mas não apenas prefiro a amizade de Chico [Buarque] ou de Roberto Carlos aos afagos da imprensa: também respeito as questões que esses amigos levantam. Não há nada mais baixo do que jornalistas que, sabendo que é assim que eu penso, deixam prevalecer uma versão demagógica que se parece com os posts débeis mentais que são feitos agredindo Gil ou Paula Lavigne. Me eriço como as cerdas bravas do javali.

Que resultado você espera do julgamento da ação que discute a publicação de biografias não autorizadas, que deve acontecer ainda neste semestre?

Que concorde com quem defende a liberdade de expressão e o direito à informação histórica, mas que não fale como os malucos da internet e os jornalistas de má-fé.

Como está sua relação com Roberto Carlos?

Para mim, como sempre. Sempre o vi pouquíssimo. Eu o adoro como aprendi a fazer em 1966, instado por Bethânia, mas não me impeço de dizer de público que discordo dele. Se discordar, como fiz quando ele mandou telegrama ao presidente Sarney apoiando a censura [ao filme] "Je Vous Salue, Marie" (nos anos 80). No caso das biografias, sempre estive na posição oposta à dele. Disse isso a ele, a Chico, a Gil, a Milton, a todos —e prometi não atrapalhar o que eles fizessem, além de me esforçar para entender seus argumentos.

Quando o grupo de advogados dele e seu empresário disseram que estavam recuando de uma suposta posição intransigente, eu mostrei que não era o que estava acontecendo. Dizer que era [isso] dava a impressão de que Paulinha Lavigne, que presidia o grupo Procure Saber, tinha agido despropositadamente em sua aparição no programa "Saia Justa", o que levava os malucos da internet, a imprensa histérica e os autores de cartas à redação a nos xingarem mais, sobretudo a Paulinha, que não é artista, o que parece dar licença à imaginação raivosa dessa gente.

Ora, eu sou um homem livre, maluco, sozinho, mas adoro Paulinha, com quem tenho dois filhos lindos e uma história de décadas.

Respondi a certas baixezas com veemência —e sobrou uma frase impaciente para Roberto. Sei que ele entendeu meu pedido de perdão porque sei que ele entende de sentimentos.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Rememorando a cunhada de Bin Laden que nasceu em Codó

Depois da teoria da morte de Hitler em Nossa Senhora do Livramento, no Mato Grosso, vamos lembrar de outra ligação brasileira com pessoas históricas - mas nem por isso, bem quistas. Voltemos a história da maranhense que era cunhada de Osama Bin Landen.

Em 23 de setembro de 2001, o Domingo Legal reexibiu uma matéria de 1996 de Roberto Cabrini para o SBT Repórter, que tratava sobre o Afeganistão (em especial o Taliban, braço afegão da Al-Qaeda). Resultado: 31 de média x 17 da Globo. Em seguida, o Domingo Legal conseguiu entrevistar a cunhada do terrorista, a brasileira Isabel Cristina Bayma, que morava na Arábia Saudita, à época do atentado. Confira a notícia da época, do Jornal do Brasil:

A maranhense Isabel Cristina Bayma, cunhada do terrorista Osama Bin Laden, foi localizada ontem na Arábia Saudita pela produção do programa Domingo Legal, do SBT, que a entrevistou por telefone por quase cinco minutos. Durante a transmissão da entrevista, por volta das 20h, o programa atingiu o pico de audiência no dia, com 34 pontos em São Paulo. Cada ponto equivale a 80 mil aparelhos. 

Isabel nasceu em Codó, no interior do Maranhão, mas se mudou ainda criança para os Estados Unidos porque sua mãe se casou pela segunda vez, com um americano. Ela conheceu Khalil Bin Laden, irmão do terrorista, quando ambos estudavam em uma universidade americana. 

Isabel começou a conversa com a repórter do SBT em português, dizendo que não queria fazer comentários sobre o cunhado. ''Nós não vamos comentar nada sobre nada. A única maneira de você conseguir um comentário é com os advogados em Nova York.'' 

A partir daí, passou a só falar em inglês. ''Você não pode imaginar quantas ligações já recebi. Nós não vamos, sob nenhuma circunstância, fazer comentários ou qualquer coisa do gênero, sobre o assunto Osama (Bin Laden). Ninguém desta família vai dar declarações a nenhum meio de comunicação, a ninguém.'' 

Isabel criticou a cobertura que vem sendo feita sobre os atentados e disse que muito do que está sendo afirmado sobre Bin Laden é mentira. ''A mídia do mundo inteiro disse um milhão de coisas erradas, um milhão de mentiras e um milhão de coisas certas. Eu não vou responder nenhuma pergunta sobre o que é verdade e o que não é. Você entende? Todo mundo mentiu, todo mundo disse coisas certas e todo mundo disse a verdade. Eu não vou lhe dizer o que é mentira, o que é errado e o que é verdade. Vocês precisam entender nossa posição. Nós não vamos comentar esse assunto com ninguém'', disse. 

Isabel e Khalil Bin Laden moram em Jidá, na Arábia Saudita, mas passam parte do ano nos Estados Unidos. Também costumam vir com freqüência ao Brasil. Em 1988, Khalil foi nomeado cônsul honorário do Brasil em Jidá pelo então presidente José Sarney, graças a sua atuação como cicerone dos brasileiros que circulam pela cidade. Ele montou um escritório para servir como sede do consulado e paga os funcionários que trabalham lá. 

Em 1998, por conta dos serviços prestados, foi condecorado com a Ordem do Rio Branco. Khalil não mantém relações com o irmão terrorista, que costuma chamar de ''louco fanático terrorista''. 

Hitler não se matou na invasão soviética. Morreu em Nossa Senhora do Livramento

É o que defende a dissertação de mestrado em jornalismo de Simoni Guerreiro Dias.

Renê Dióz
Do G1 MT

Foto obtida pela pesquisadora mostra o senhor Adolf Leipzig com a companheira em Livramento no ano de 1982, quando Hitler teria 93 anos de idade. (Foto: Simoni Guerreiro Dias / Arquivo Pessoal)
Foto do suposto Hitler com sua última esposa

O ditador Adolf Hitler, marcado na história pela execução de milhões de judeus no século passado, pode ter escapado da invasão soviética a Berlim em 1945 e forjado o próprio suicídio a fim de fugir para a América do Sul, onde teria vivido e morrido com cerca de 95 anos na pequena cidade de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá. Pelo menos é o que defende o livro “Hitler no Brasil – Sua Vida e Sua Morte”, dissertação de mestrado em jornalismo de Simoni Renée Guerreiro Dias, que subverte a versão conhecida dos últimos dias do nazista. A pesquisadora deve realizar um exame de DNA em Israel com um suposto descendente do nazista.

A pesquisadora Simoni Renée Guerreiro Dias defende que Hitler tinha interesses em Mato Grosso. (Foto: Renê Dióz/G1)
Pesquisadora e autora do livro
Ainda em desenvolvimento, a dissertação segue a linha de outras pesquisas que apontam rastros de nazistas na Argentina após a Segunda Guerra, mas já recebeu críticas como a do professor de História Política e Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cândido Moreira Rodrigues. Ele aponta falta de rigor científico no trabalho e afirma que não faltam referências na historiografia segundo as quais o ditador se suicidou ao ver-se encurralado pelos soviéticos em 1945.

A própria mestranda Simoni Dias, judia e residente em Cuiabá, conta que demorou dois anos para acreditar nos primeiros relatos que ouviu sobre a suposta passagem do Führer em território mato-grossense. “Eu zombava, dava risada, dizia que era blefe”, relata. Hoje, porém, ela se diz convicta e afirma que o austríaco não teria vindo parar em Mato Grosso por acaso.

O livro
Graduada em Educação Artística, Simoni começou a pesquisar os últimos anos de Hitler após ouvir boatos de que ele, assim como outros nazistas de primeiro escalão, teria perambulado pela América do Sul após a guerra que derrubou o Reich na Europa. Em "Hitler no Brasil", a autora registrou a parte inicial da pesquisa e ligou as versões de passagem pela América do Sul a outra história, a de que o Vaticano teria oferecido ao ditador derrotado o direito de posse e o mapa para localização de um tesouro jesuíta escondido desde o século XVIII em uma caverna em Nobres, cidade turística a 151 km de Cuiabá.

Hitler, portanto, teria escapado da invasão soviética e, com ajuda de Roma, viajou para a Argentina, para o Paraguai, para o Rio Grande do Sul e, finalmente, para Mato Grosso, instalando-se numa cidade que tem hoje com pouco mais de 11 mil habitantes.

Na região, teria buscado sem sucesso o tal tesouro prometido pela Igreja e morreu na década de 80, tendo sido enterrado com outro nome.

'Alemão velho'
No livro, Simoni diz que se intrigou pela existência de um idoso estrangeiro na cidade de Nossa Senhora do Livramento, na década de 80, que utilizava como sobrenome a cidade onde o compositor Bach, admirado pelo líder nazista, foi enterrado. Adolf Leipzig, conhecido pela vizinhança por “Alemão Velho”, seria o próprio Führer disfarçado e virou objeto de pesquisa de Simoni, que recolheu objetos, restos mortais e relatos sobre ele.

A pesquisadora obteve uma fotografia de 1982 de Adolf Leipzig com sua companheira "Cutinga" e quase se convenceu por supostas semelhanças fisionômicas com Hitler. Ela conta que manipulou a foto, adicionando um bigode no rosto do sujeito, e a imagem alterada lhe teria convencido por completo. Já a relação com uma mulher fora dos padrões da chamada "raça ariana" seria mais um elemento de disfarce, supõe.

Evidências
Pesquisadora obteve roupas e material genético. (Foto: Simoni Guerreiro Dias / Arquivo Pessoal)
Roupas que poderiam ser do Furher
Outra suposta evidência considerada pela pesquisadora é o registro de uma internação para cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá no dia 29 de novembro de 1979. O registro, porém, é para um paciente chamado Adolfo Sopping, então com 81 anos de idade e natural do estado do Rio Grande do Sul. Em fevereiro do ano seguinte a Santa Casa registrou a entrada de Adolfo Lepping, de 82 anos e de mesma naturalidade. Simoni defende que trata-se da mesma pessoa.

Para daí afirmar que se tratava de Hitler, a pesquisadora relata uma outra suposta evidência: segundo uma fonte não identificada no livro, uma freira polonesa do hospital teria reconhecido a figura de Hitler.

"Aqui esse homem não entra! Ele é sanguinário! Matou muita gente! Tire-o daqui, por favor!", teria exclamado a religiosa. Um padre a teria repreendido afirmando que aquele doente deveria ser atendido por ordens do próprio Vaticano.

A publicação de Simoni traz ainda evidências de outras supostas relações de Hitler com grupos de europeus que se fixaram em Mato Grosso, como suíços, e explora a peculiaridade da arma e de vestimentas que pertenceriam ao tal Adolf Leipzig, cujos restos mortais foram retirados do cemitério em Livramento para a pesquisa de Simoni.

Ela pretende submeter parte dos restos mortais, como cabelo e fragmentos de ossos, a exames genéticos com base em material colhido de um suposto descendente de Hitler localizado, segundo Simoni, em Israel. Ela deve viajar para o país ainda este ano para realizar o exame de DNA e depois seguir para a Alemanha a fim de concluir o projeto de mestrado.

Crítica
Apesar de se tratar de um trabalho acadêmico, o professor Moreira Rodrigues, da UFMT, afirma que não há qualquer evidência de que Hitler tenha sobrevivido à invasão soviética a Berlim e deixado o território alemão após a derrota dos nazistas. Ele também apontou falta de rigor científico e não enxergou os devidos critérios de apuração historiográfica na apuração de Simoni.

"Não é novidade o fato de que muitos que se dizem historiadores venham a levantar hipóteses as mais diversas sobre as possíveis estadias de Hitler na América do Sul e a sua consequente morte num dos países desta região do mundo", lembra o historiador, referindo-se a outras suposições já divulgadas sobre passagens de Hitler no Cone Sul.

Segundo ele, a historiografia é farta de evidências de que Hitler e sua companheira Eva Braun se suicidaram no bunker onde tentavam resistir aos ataques soviéticos. Subordinados, os próprios nazistas podem ter sido responsáveis pela incineração do corpo do líder antes que os soviéticos o capturassem. Segundo Rodrigues, esta é uma das únicas lacunas que ainda restam nesta história.

O impacto da corrupção e as eleições

MARCELLO TERTO
Correio Braziliense

A dignidade humana é um conceito aberto e plural, dotado de um conteúdo mínimo que tem como referência o ser humano como um fim em si mesmo, e não como mero instrumento para a realização de metas coletivas utilitaristas ou projetos pessoais. Traz em si a ideia de que o Estado existe para servir os indivíduos como seres humanos que são.

Não é o que denuncia, infelizmente, o caso da Penitenciária de Pedrinhas, no Maranhão, e de tantos outros presídios Brasil afora. Nesses estabelecimentos, práticas sanguinolentas e desumanas denunciam a nossa cupidez, apatia social e, sobretudo, a omissão política e administrativa das estruturas de poder responsáveis pelos destinos do progresso não apenas econômico — e até nisso caminhamos mal no momento —, mas social e cultural dos brasileiros.

Na atualidade, um governo não é legítimo só pela obediência à forma como alcança a sua posição, mas, sobretudo pelo que faz ou é capaz de realizar para os seus governados.

Quando perde a legitimidade, os acordos se quebram e produzem consequências indesejáveis, provavelmente a tirania, a revolução, a cisão ou qualquer outra forma de ruptura que põe em risco os valores fundamentais e universais, a começar pela dignidade humana e seus valores intrínsecos — a vida, a liberdade, a intimidade, a segurança.

Corremos esse risco, porque o Brasil está entre os países mais corruptos, com base em dados de percepção de abusos de poder, acordos clandestinos, superfaturamentos e subornos nos setores públicos.

Tudo isso é ainda fruto da baixa eficácia das leis brasileiras, que favorece a corrupção, gera redução do escore de eficiência e assim impacta de forma geral sobre indicadores sociais importantes, com destaque para a educação, a saúde, a segurança e a Justiça, os dois últimos diretamente relacionados às decapitações no Maranhão.

Estudo publicado no número 41 da Revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP), editada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que, do ponto de vista do combate à corrupção, o país deve considerar pelo menos três fatores: ambiente burocrático/organizacional, qualidade da participação popular e convergência entre leis e demandas sociais. E o país anda mal em todos esses aspectos.

A corrupção tende a aumentar o investimento público, mas deteriora sua qualidade e retornos sociais com maior ineficiência. Assim, se a corrupção dobrasse em um estado tecnicamente eficiente, resultaria na redução grave do bem-estar da população. 

Logo, têm razão aqueles que defendem ser a corrupção a base de todas as mazelas sociais. Entretanto, não se combate a corrupção vivendo de aparências e sob um modelo de atuação pública que nega a realidade e institucionaliza esse mal. É preciso investir na estruturação e controle de funções estratégicas e no imenso potencial que o país tem para crescer de forma sustentável, transparente, responsável e racional. 

A começar pela discussão séria dos problemas, sem negar-lhes a existência, pela melhoria da educação da população e pelo fortalecimento do aparato legal e institucional, concluímos que o melhor cenário é investir em ética, não apostar na impunidade que produz o estado de terror que atemoriza não só os maranhenses, mas todos nós que dependemos de ações estatais para vivermos dignamente e felizes.

A tempo: em época de eleições democráticas, o povo pode começar essa revolução sem decapitar literalmente ninguém ou qualquer outra espécie de violência. O uso consciente do voto é a forma civilizada capaz de eliminar ou diminuir a influência dos agentes públicos fomentadores da nossa triste realidade. Façamos a nossa parte.

Marcelo Tretto é presidente da da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal.

Anac homologa aeroporto de Barreirinhas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou o registro do aeroporto da cidade de Barreirinhas, no Maranhão. "Já nos próximos dias empresas aéreas manifestar interesse em operar rotas regulares e voos charter para a cidade do interior do Maranhão, localizada a 265 quilômetros de São Luís", cita nota do Ministério do Turismo sobre o tema. A decisão pela homologação está presente na portaria 211, publicada na edição desta segunda-feira, 27, do Diário Oficial da União.

O Ministério do Turismo afirma que o local é a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. Com a homologação, a ideia é atrair mais visitantes para a região. "Nossa ideia é que o aeroporto passe a gerar desenvolvimento e renda para o local a partir da atividade turística", disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira. "O objetivo é oferecer um novo acesso e integrar Barreirinhas e o Maranhão aos principais destinos turísticos do país", afirmou.

Segundo o Mtur, o aeroporto de Barreirinhas foi construído há oito anos e nunca entrou em operação. Em 2009, uma única pista operacional em atividade na cidade, destinada apenas a aviões de pequeno porte, foi interditada. Desde então, o único acesso ao destino turístico era feito por terra, a partir de São Luís.

O ministério ressalta que inicialmente, as empresas que operarem em Barreirinhas terão apoio do governo federal para arcar com 60% dos custos de assentos não usados e combustível, por meio de um programa de fomento à aviação regional. A homologação de Barreirinhas foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Nos próximos dias o Instituto de Comando da Aeronáutica vai emitir um aviso público, última etapa para que a abertura do aeroporto ao mercado de empresas de aviação. 

Com informações do Estadão.

Márcio Ronny segue em estado grave

Fernanda Borges
Do G1 Goiás


Márcio Ronny teve 72% do corpo queimado (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)O entregador de frangos Márcio Ronny da Cruz, de 37 anos, que teve 72% do corpo queimado após tentar salvar duas crianças de um ônibus em chamas, no Maranhão, permanece internado no Hospital de Queimaduras, em Goiânia, em estado grave. Segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (27), ele respira com a ajuda de aparelhos, mas está consciente. A irmã dele, a educadora Assunção da Cruz Neves, disse ao G1 que o entregador tem apresentado pequenas melhoras. “No geral, ele tem reagido bem ao tratamento”, afirmou.

O entregador se recupera de duas cirurgias, realizadas na última quinta-feira (23). Uma delas foi uma traqueostomia, procedimento que colocou o respirador diretamente no pescoço, e a outra para implante de pele no tórax. “De lá para cá, ele passa por uma estabilização e são feitos apenas curativos nas feridas. Estamos otimistas, mas situação ainda é muito delicada, pois às vezes ele evolui em um ponto e apresenta piora em outro”, destacou a irmã.

Assunção diz que, como o respirador foi retirado da boca, Márcio Ronny já tenta se comunicar. “A voz dele não sai, mas ontem [domingo] consegui entender que ele queria saber como a nossa mãe está. É uma alegria imensa ver que ele está consciente”.

Segundo a educadora, os médicos disseram que ele só deve passar por uma nova cirurgia quando o quadro se estabilizar. “Cada dia é importante e imprevisível. Sendo assim, temos que aguardar para saber quais serão os próximos passos”, destacou.

O entregador de frango é uma das cinco vítimas dos ataques a ônibus ocorridos no dia 3 deste mês, em São Luís (MA). Ele voltava do trabalho para casa quando o ônibus em que estava, na Vila Sarney Filho, foi incendiado. O homem sofreu queimaduras quando ajudou a retirar do veículo duas meninas, entre elas Ana Clara Santos Sousa, 6 anos. Ele a abraçou ao sair, pois a criança estava em chamas. A garota teve mais de 90% do corpo queimado e morreu no último dia 6.

Márcio Ronny foi transferido para o Hospital Geral de Goiânia (HGG) no dia 8 deste mês. Após passar pela segunda cirurgia, ele foi levado para o Hospital de Queimaduras, no dia 13, onde permanece internado.

Doações de sangue

O entregador ainda precisa de doações de sangue. De acordo com Assunção, até a última sexta-feira (24), 96 pessoas tinham colhido material em nome de Márcio Ronny no Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (Ingoh). “Como ele precisa de quatro a seis bolsas por dia, esse número ainda não foi suficiente para repor tudo o que ele já usou. Por isso, reforço o pedido para que as pessoas nos ajudem e agradeço àquelas que já doaram”, disse a irmã.

As doações de sangue podem ser feitas das 7h às 17h, no Ingoh, que fica na Rua 87, nº 598, Setor Sul (próximo a Faculdade Universo), em Goiânia. É preciso ter entre 16 e 67 anos, sendo que os menores precisam de autorização dos pais. O doador precisa levar um documento oficial com foto. A lista completa com os requisitos pode ser consultada no site do Ingoh.

Motoqueiro é preso com 10 mil em dinheiro falso dentro do capacete

Na cidade de Bacabal, a polícia prendeu Joilson de Sousa Santos, de 31 anos por estar levando dentro do capacete a quantia de R$10.700 em notas falsas de dinheiro.

O dinheiro de mentira estava dentro do capacete que ele usava no momento da prisão. Joilson disse a polícia que teria comprado os reais falsificados em Açailândia, pelo valor de 5 mil. Com Joilson, também haviam R$1670 em dinheiro verdadeiro.

A prisão de Joilson foi executada após uma operação que investigava um surto de notas falsas circulando no comércio. A PM aponta que só o homem que foi preso, já teria colocado cerca de R$1.600 das notas falsificadas nos mercados da cidade.

Ele foi encaminhado a delegacia regional para os procedimentos de autuação.

As notas de cem que foram apreendidas com Joilson tem as terminações 7448, 7362, 6121 e 2556. A polícia recomenda que as pessoas que receberam este dinheiro procurem a polícia.

O crime de falsificação de moeda é previsto em lei, pelo artigo 289 do código penal. Para quem fabrica e altera a moeda nacional, a pena varia de 3 a 12 anos de prisão. Quem compra, vende, troca, empresta ou coloca de alguma forma este dinheiro pra circular, também está sujeito a mesma pena. Caso seja comprovado que a receptação foi inocente, a lei ainda prevê de 6 meses a dois anos de prisão e multa.

Mulher de líder do Bonde dos 40 é presa com droga e extratos bancários suspeitos


Tamires Mendes seria esposa de traficante preso (Divulgação)Policiais do Serviço de Inteligência da Polícia Militar prenderam uma mulher que seria membro do "Bonde dos 40" e esposa de um dos líderes da facção. A ação aconteceu na Aldeia, no nas proximidades do Barreto.

Com Tamires Brito Mendes, foram apreendidas 40 gramas de crack, aproximadamente R$ 1.7000 em espécie, um celular, cadernos de contabilidade do tráfico de drogas e ainda os extratos das movimentações bancárias. Os valores - considerados altos - dessas transações serão investigados pela polícia.

Segundo a polícia, Tamires seria a mulher do traficante Edson Medanha, o "Louro". Ele é apontado como um dos líderes do Bonde dos 40, de dentro do complexo de Pedrinhas.

Ainda informou a PM, que Tamires teria assumido as atividades de Louro em sua ausência - por estar preso. Ela comandava a boca de fumo. A mãe dela também foi detida em meio a operação policial.

Mulher quebra objetos de motel após ser abandonada por parceiro

Na manhã de ontem (27), uma mulher foi presa e apresentada no Plantão da Beira-Mar por dois motivos: não ter pago as horas em um quarto de motel e ter quebrado a suíte.

Segundo o gerente do estabelecimento, ela teria sido abandonada pelo companheiro de quarto. Sozinha, a jovem foi cobrada, e se negou a pagar. Prevendo o prejuízo, a administração do hotel chamou a polícia. Entretanto, em sua revolta por ter que pagar a despesa sozinha, depredou o que havia dentro do quarto.

Ela foi conduzia para do 2º DP do João Paulo, onde foi ouvida pelo delegado de plantão.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Parreira abre a boca e esculhamba organização da copa


Em entrevista ao programa CBN Esportes, o coordenador técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, fez duras críticas à organização do Barsil para a Copa do Mundo de 2014. Parreira disse que houve descaso total com o evento esportivo. Ele lembrou dos aeroportos que só serão licitados em março, às vésperas da Copa do Mundo.

- A gente queria tudo para a Copa, mas para a Copa foi um descaso total. Vejo que os aeroportos vão ser licitados a partir de março, três meses antes. É uma brincadeira, fomos indicados há sete anos e só agora vão licitar os aeroportos? - disse Parreira.

Além disso, Parreira citou obras que deveriam ser um legado após o mundial de futebol e que só ficarão prontas a partir de 2016, lamentando o fato de que muitas obras projetadas para a competição sairão do papel anos depois de o país ter sediado o Mundial.

Ele ressaltou que o torcedor não vive só de estádio e precisa de infraestrutura:

- Perdemos a oportunidade de dar conforto e mostrar um Brasil diferente - afirmou.

Sobre o desempenho da seleção, Parreira disse que o Brasil tem que ser campeão e que não existe um plano B para a comissão técnica.

Sobre manifestações previstas para o período da Copa, ele disse que o grupo de jogadores não deve ser afetado.

- De certo modo, eles estão blindados, sabem que não podem misturar. Se começar a se preocupar, dividir o foco, vai ser difícil. Vamos pensar em ganhar a Copa, e fora do campo é problema das autoridades. Mas ninguém ali é alienado - disse Parreira, campeão do mundo como técnico em 1994 e que esteve com a seleção, como preparador, ainda na conquista da Copa de 70.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/parreira-critica-organizacao-da-copa-do-mundo-foi-um-descaso-total-11410048#ixzz2rZQQSaXG 

© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

90% dos não-índios ocupantes das Terras Awá já foram notificados

A etapa das notificações dos não-índios que ocupam a Terra Indígena Awá, no interior do Maranhão, está em sua fase final, com 90% do processo concluído. Até agora, 369 foram notificados, entre grandes proprietários, pequenos povoados e a Prefeitura de São João do Caru (MA). Na quinta-feira (23), 134 notificações foram entregues no povoado de Vitória da Conquista. As famílias de não-índios têm 40 dias para sair voluntariamente da terra, contados a partir do dia do recebimento da notificação, levando seus bens.

Ainda esta semana, novos sobrevoos serão realizados para identificar propriedades que ainda não foram notificadas, de modo a alcançar o território em sua totalidade.

O número de famílias cadastradas no programa de reforma agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que devem sair da Terra Indígena Awá Guajá, no município maranhense de São João do Caru, tem aumentado. Até o momento, 62 famílias fizeram o cadastramento, acelerando essa etapa da desintrusão. Incra e INSS instalaram quinta-feira um posto de atendimento no povoado de Cabeça Fria, município de São João do Caru, para facilitar o acesso das famílias notificadas ao cadastro no programa de reforma agrária.

Processo - A região de Cabeça Fria foi toda atendida, com 66 famílias notificadas. Duas equipes formadas por oficiais de Justiça, servidores da Secretaria Geral da Presidência da República, Fundação Nacional do Índio, Força Nacional, Polícias Federal e Rodoviária Federal e Força Aérea Brasileira percorreram a área por via aérea e terrestre.

Grande parte dos moradores que devem se retirar da área compareceu ao posto do Incra com os documentos pessoais necessários e a notificação para o cadastro. Na localidade, foram cadastradas 42 famílias, que agora devem passar por uma seleção que identificará quem poderá ser reassentado. Entretanto, algumas famílias não conseguiram fazer o cadastro por falta de documentos, como o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Na próxima semana, uma nova equipe do Incra estará na região para fazer a documentação desses moradores para possibilitar sua inclusão no processo.

O INSS orientou aqueles moradores que têm direito a benefícios, como salário-maternidade, aposentadorias, entre outros. Em Cabeça Fria, foram identificados beneficiários que ainda não estão inscritos nos programas da Previdência Social.

Funai vai a conferência no Parlamento Europeu

A Fundação Nacional do Índio (Funai) apresentou quarta-feira (22) no Parlamento Europeu a política brasileira de promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas, com foco na demarcação de terras, programas de recente contato e proteção de índios isolados tendo como exemplo o processo de regularização da Terra Indígena Awá.

O convite de representantes do Parlamento Europeu e da organização Unpo proporcionou o diálogo com representantes do governo brasileiro (Funai, Ministério das Relações Exteriores e Frente Parlamentar em defesa dos povos indígenas), representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), políticos europeus, ONGs, professores e acadêmicos, além de representantes indígenas de diferentes regiões do mundo.

Além de conferir dados oficiais e esclarecimentos sobre a situação do povo Awá e isolados, o evento reforçou os avanços da política indigenista brasileira e a importância de apoios institucionais, como da União Europeia. Ressaltou-se que a proteção das terras e povos indígenas está relacionada com o respeito aos direitos humanos e proteção ambiental, com significativa interlocução com sistemas e organismos internacionais de direitos humanos.

Câmera registra assalto a residência no Vinhais; confira vídeo

O vídeo traz um flagrante da última sexta, dia 24. No vídeo, há também importantes instruções para - tentar - se previnir do infortúnio de insegurança em São Luís.

Dois homicídios registrados no Coroadinho na noite de domingo

Pelo menos duas pessoas foram mortas neste domingo (26) no Bairro do Coroadinho. Por volta das 16h, na Rua Jairzinho, um jovem de aproximadamente 23 anos, identificado como Marcelo, apelido ‘Maguinho’, foi executado com cerca de cinco tiros. 

Segundo informações, dois homens chegaram atirando em uma motocicleta. A suspeita é que eles faziam parte de uma organização criminosa (PCM) e teriam ido ao local para matar Maxsuel, irmão da vítima, juntamente com um homem conhecido pela alcunha de “Lontra”, que havia deixado a prisão recentemente.

Uma testemunha contou que os assassinos passaram e acenaram para os rapazes, que também deram com a mão. Na volta, “eles vieram metendo bala, que acertaram várias pessoas num local onde acontecia um churrasco, em comemoração pela soltura de Lontra”. Ficaram feridos: César (irmão de Lontra), com um tiro no pé, e o próprio Maxsuel, que desmaiou após uma pedrada.

Marcelo, que morreu, e Maxsuel, era irmão do elemento conhecido como “Spyk”, que está preso. Depois de cometerem o crime, os bandidos fugiram ainda com as armas em punho.

Outro crime de execução aconteceu agora à noite, na Vila Natal. Cerca de oito disparos de arma de fogo foram ouvidos. A informação é de que a vítima, um homem, era membro do PCM* e tinha acabado de sair da prisão. Ele seria do Bairro do Coroado, mas estaria escondido num quarto de aluguel próximo à área conhecida como Pocinha. O corpo continua no local do crime.

A Polícia acredita que os crimes podem estar relacionados ao tráfico de drogas, mas populares disseram que, no primeiro caso, a vítima (Marcelo) nada tinha a ver com práticas delituosas e foi morta após ter sido confundida com o alvo.

OUTRO CASO

Na noite de sábado, um homem chamado pelos apelidos de “Índio” e “Chinês”, morador da Rua das Flores, na Vila Conceição, Coroadinho, sofreu uma tentativa de homicídio por arma de fogo, próximo à Travessa Jó. Ele foi levado para o hospital em estado grave e continua internado.

Com texto do blog do Gilberto Lima.