Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: fevereiro 2014

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Detran/MA alerta condutor folião sobre bebida e direção durante período carnavalesco


Com o tema “Carnaval é gostoso de viver. Não dirija depois de beber”, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), estará nas ruas da capital e do interior realizando campanha educativa de segurança no trânsito durante o Carnaval.

O objetivo da campanha é sensibilizar e alertar os foliões, sobre a perigosa combinação do álcool e da direção, de modo a reduzir o número de acidentes no período carnavalesco. Nessa ação, serão utilizadas peças publicitárias, veiculadas nas emissoras de rádio e TV, em jornal, outdoors e internet.

Além disso, a campanha também divulgará as determinações da Lei Seca, que prevê detenção do condutor, retenção do veículo, suspensão do direito de dirigir e multa de R$ 1.915,00 para o infrator que for pego nas operações de fiscalização, que serão realizadas tanto pela Polícia Militar quando pela Polícia Rodoviária Federal.

Panfletos na forma de ventarolas e lixocars também serão distribuídos com dicas de segurança para os foliões que viajarem durante a festa, nas proximidades do posto da PRF, na BR 135.

Além disso, ações educativas no circuito Deodoro-Cajazeiras como o Bloco da Vida, formado por mais de 50 servidores do Detran/MA prometem animar os foliões com muitas dicas, inclusive com teste do bafômetro educativo, sem caráter punitivo. Uma das novidades do bloco esse ano é a animação por parte de uma banda que cantará os jingles educativos, além de marchinhas carnavalescas, durante o trajeto.

“Queremos reduzir o número de acidentes e mortes durante o Carnaval. É importante que todos os foliões tenham a consciência de que não se pode beber e dirigir! É importante valorizar a vida”, declarou o diretor geral do Detran/MA, André Campos.

Novidade

O Detran montará a partir desta sexta-feira (28/02), um contêiner no espaço da passarela do Samba, onde acontecerá os desfiles das escolas de samba, que servirá como central das ações educativas no Carnaval.

Uma outra novidade deste ano do Detran-MA é o bloco do anjo que promete valorizar a figura do anjo, aquele amigo ou pessoa da família que fica responsável por dirigir e levar todos para casa em segurança.

O bloco do anjo sairá todas as noites a partir desta sexta-feira (28) pelos principais vivas, bailes e bares da cidade a procura do anjo e realizando ações educativas com teste do bafômetro.

Todas as ações educativas contarão com a participação do mascote do Detran-MA, Sinalito que promete animar e sensibilizar, ainda mais, os foliões. As ações educativas acontecerão paralelamente na capital e no interior do estado, por meio das Ciretrans.

Programação das ações do Detran/MA no carnaval 2014 em São Luís

Dia 28/02

19h - Blocão do Anjo – destino bares e bailes da cidade

20h – Inicio das ações educativas do Detran/MA na Passarela do Samba

Dia 1/03

04h à 12h – Ação educativa do Detran/MA em parceria com a PRF – local: Posto da PRF BR 135

19h à 1h - Blocão do Anjo – destino bares e bailes da cidade

21h – Blocão da Vida – Circuito Deodoro-Pantaleão

De 2 a 4/03

19h à 1h - Blocão do Anjo – destino bares e bailes da cidade

20h – 2h – Ações educativas do Detran/MA, na Passarela do Samba.

21h – Blocão da Vida – Circuito Deodoro-Pantaleão

Após passar 900 trotes para o Samu, homem é preso em Teresina

A Polícia Civil identificou um homem que teria feito mais de 900 ligações nos últimos quatro meses para a central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Teresina.

O homem é acusado de ligar para fazer comentários constrangedores e obscenos para as atendentes do sistema telefônico que recebem pedidos de socorro médico.

O acusado já foi ouvido pela Polícia Civil de Teresina e negou que tivesse feito as ligações terlefônicas. Segundo o Samu, todos os telefonemas partiram do mesmo número.

Cristiane Rocha, coordenadora do Samu do Piauí, solicitou que a Secretaria Estadual de Segurança abrisse inquérito.

Segundo ela, o Samu recebe 300 trotes por mês, que ocupam linhas que poderiam estar à disposição de pessoas com problemas de saúde.

“Todas as ligações que são realizadas para o Samu são gravadas e monitoradas. Nosso objetivo nao é de ficar monitorando as pessoas, mas isso serve de alerta para as pessoas usarem esse bem que é o Samu de forma correta”, declarou.

No Maranhão, os trotes são punidos com multa e processo na Justiça. Proposta semelhante no Piauí poderia inibir ocorrências no Samu e em outros serviços.

Cinco assaltos a ônibus

Como se não bastasse todos os infortúnios do transporte coletivo de São Luís, a criminalidade parece ter começado uma operação de saqueamento e terror nos passageiros e cobradores dos ônibus dessa cidade. Será que todo castigo é pouco para esses usuários?

Segundo informações da Rádio Mirante AM, foram registrados cinco assaltos a ônibus em São Luís nas últimas horas.

Por volta das 22h45 dessa quarta-feira (26), na Avenida dos Portugueses, um ônibus, da empresa Taguatur, foi assaltado por dois homens armados com facas. Os assaltantes levaram pertences dos passageiros e a renda do coletivo. No bairro do Fumacê, três homens armados com facas levaram dinheiro e pertences dos passageiros de outra viagem.

Horas antes, às 21h15, outro coletivo foi assaltado no bairro do Cohatrac, próximo ao posto de combustível Maracajá, por três homens com facas. No bairro do Ipase, próximo à ponte, o ônibus da empresa Primor, que faz a linha Cohama, foi assaltado por três homens.

O último assalto registrado foi no bairro do Recanto dos Vinhais. Um homem armado com revólver levou pertence de passageiros e a renda da viagem.

Presos suspeitos de assaltar Big Gago na Cohama

Presos, nessa quinta-feira (27) dois homens que teriam assaltado uma padaria no bairro da Cohama, em São Luís. O assalto foi em uma padaria e lanchonete, que funciona 24 horas. Raimundo Antônio Mendes, Carlos Marçal Viana e Silva foram presos e dois adolescentes foram apreendidos.

Imagens gravadas por câmeras de segurança dentro do comércio mostram que quatro homens armados com uma espingarda calibre 12, um revolver calibre 38 e um facão renderam funcionários e clientes.

O Serviço de Inteligência da Polícia Militar primeiro apreendeu os dois menores com 30 trouxinhas de crack, no bairro Recanto dos Vinhais e foram os menores que levaram a polícia até os outros suspeitos do assalto à padaria.

Com informações da TV Mirante.

Justiça anula julgamento de jovem que matou duas pessoas na Litorânea

Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) anularam o processo criminal contra Rodrigo Araujo Lima, acusado do atropelamento que causou a morte de uma mulher e uma criança e deixou uma pessoa ferida na noite de 5 de novembro de 2011, na Avenida Litorânea, em São Luís. Por entenderem que houve crime com dolo eventual, os membros do órgão colegiado determinaram que ele seja novamente processado e julgado pela Vara do Tribunal do Júri.

A sentença anulada (da 5ª Vara Criminal de São Luís) foi declarada incompetente para apreciação da matéria. A sentença havia condenado Rodrigo Araujo Lima a quatro anos e nove meses de detenção - pena substituída por prestação de serviços à comunidade.

A assistência à acusação recorreu da decisão da 5ª Vara Criminal alegando que o juízo não possuía competência para julgar o caso, por se tratar de crime de homicídio doloso (quando há intenção de matar), devendo ser processado por uma Vara do Tribunal do Júri.

Tanto a procuradora de Justiça Ligia Maria Cavalcanti quanto os membros da Câmara - desembargadores José Bernardo Rodrigues (relator), José Luiz Oliveira e Vicente de Paula Gomes - rejeitaram os termos da sentença condenatória e a instrução processual de 1º grau, que classificaram a conduta do acusado como culposa (quando não há intenção e matar).

Para os magistrados e para a representante do Ministério Público, ao trafegar em via urbana de grande movimentação, numa noite de sábado, a uma velocidade de 110 km/h, o condutor assumiu o risco por um possível acidente, que de fato se consumou ao atropelar as vítimas no canteiro, configurando o crime de homicídio com dolo eventual.

O desembargador José Bernardo Rodrigues, relator do processo, sustentou que o réu não faltou simplesmente com o seu dever de cuidado e atenção, como argumentou a defesa, mas escolheu conscientemente a agir de forma inconsequente. "É uma conduta de quem não respeita o outro e não está se importando de que morrendo, possa também matar outros", afirmou.

O voto e os argumentos que acataram o recurso da acusação foram acompanhados e endossados pelos desembargadores José Luiz Oliveira e Vicente de Paula Gomes. "É um equívoco considerar todas as mortes de trânsito como homicídio culposo. Precisamos fazer uma análise contextualizada de cada caso", ressaltou o desembargador José Luiz Oliveira.

Saiba como vão funcionar os shoppings, lojas e supermercados no Carnaval

Imirante.com e O Estado

Os shoppings de São Luís modificaram, também, seu horário de atendimento. O Tropical Shopping e o Monumental Shopping estarão fechados na segunda e terça-feira e o atendimento aos consumidores só volta às 14h da Quarta-Feira de Cinzas, dia 5. No Jaracati Shopping, as lojas satélites não abrem dias 2, 3 e 4, voltando a atender às 14h do dia 5, até as 22h. As lojas Americanas funcionam normalmente na segunda e terça-feira de Carnaval, das 9h às 22h. Na Quarta-Feira de Cinzas, o funcionamento será das 15h às 22h.

A Novo Mundo e Le Biscuit fecham no domingo, dia 2, e só reabrem às 13h do dia 5, funcionamento até as 22h. O Supermercado Mateus funcionará normalmente, das 7h30 às 22h. O Danny's Park fechará apenas na terça-feira. Do dia 1º até o dia 3, funcionará das 12h às 20h e na quarta-feira, das 12h às 22h. O horário do funcionamento da praça de alimentação está normal, mas, segundo acordo entre os restaurantes, devem funcionar somente à tarde e fechar à noite.

O São Luís Shopping funcionará normalmente no Sábado de Carnaval, dia 1º. No domingo, segunda e terça-feira, lojas e quiosques estarão fechados, reabrindo das 14h às 22h da Quarta-Feira de Cinzas. O Danny's Park e Praça de alimentação funcionarão das 12h às 22h, de segunda a quarta-feira. O Hiper Bompreço funcionará das 8h às 14h e as Lojas Americanas, das 12h às 14h, no domingo. Na segunda e terça-feira, o Hiper Bompreço funcionará das 8h às 22h, e as Lojas Americanas, das 12h às 22h. Na Quarta-feira de Cinzas, Hiper Bompreço e Lojas Americanas funcionarão das 13h às 22h. O Cinépolis funcionará normalmente todos os dias.

O Shopping da Ilha funcionará normalmente durante o sábado. De domingo a terça-feira, lojas e quiosques estarão fechados. O parque de diversões, praça de alimentação e exposição funcionam das 12h às 22h. O UCI Kinoplex funciona das 14h às 22h30 e o Manhattan Steak House, das 12h às 13h30. Os horários serão mantidos na Quarta-Feira de Cinzas, somente a Exposição Human Bodies, que abrirá das 14h às 22h. Lojas e quiosques voltarão a abrir as portas, também, às 14h do dia 5, funcionando até as 22h.

O Rio Anil Shopping modificou, também, seu horário de funcionamento por causa do Carnaval. Lojas e quiosques não funcionarão de domingo a terça-feira, reabrindo das 14h às 22h, na Quarta-feira de Cinzas. Praça de alimentação, de eventos e Space Play funcionam das 12h às 20h, de domingo a terça-feira, e das 12h às 22h, na quarta-feira. A Academia Estação Saúde não funcionará domingo e terça-feira. Na segunda-feira, funciona das 10h às 15h, e na quarta-feira, das 14h às 23h. O Cinesystem funcionará, normalmente, todos os dias da folia momesca.

Sobre as lojas do Centro de São Luís, a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), informou que o sindicato patronal e dos comerciários, ainda, estavam negociando o funcionamento do comércio no período carnavalesco. O Estado tentou contato durante todo o dia dessa quinta-feira (27) com os dois sindicatos, mas até a publicação desta matéria, não conseguiu obter a informação sobre o funcionamento das lojas.

Outros sons para animar o Carnaval

Hoje, Sexta-feira Gorda, a noite será em ritmo de Carnaval no Bailinho Abre Alas, a ser realizado no Bar Barulhinho Bom, a partir das 21h, na Lagoa da Jansen. Comandado pelo DJ Jorge Choairy e pelos músicos Marconi Rezende e Neto Peperí, o bailinho promete resgatar o que há de melhor dos antigos bailes, entre marchinhas e samba de raiz, além de um repertório que vai de Chico Buarque a César Teixeira, passando por Zeca Baleiro e Tulipa Ruiz. Já amanhã, no Amsterdam Music Pub, também na Lagoa da Jansen, a noite vai ser de saudosismo para relembrar marchinhas com a banda Mixtura Fina e discotecagem com DJ Pedro Sobrinho, a partir das 21h.

A realização dessa primeira edição do Bailinho Abre Alas no Barulhinho Bom vem para preencher a Sexta-feira Gorda que, segundo Aristides Lobão, um dos organizadores do evento, costuma ficar sem programação na capital maranhense. "A nossa proposta foi dar ao público que vai curtir a folia em São Luís a opção de ter alguma coisa para fazer nesta sexta-feira, que costuma ficar sem programação carnavalesca", afirma o organizador.

Entre as atrações desta noite de boas vindas ao Carnaval estão o DJ Jorge Choairy e os músicos Marconi Rezende e Neto Peperí, que acompanhados de uma banda irão apresentar ao público um repertório que deve reunir a tradição e a modernidade da música brasileira, com canções consagradas que devem passear por Chico Buarque, César Teixeira, Caetano Veloso, Zeca Baleiro, Vanessa da Matta, Tulipa Ruiz, entre outros.

"Vai ser uma noite regada a muito samba, marchinhas de Carnaval, samba-enredo e samba de raiz, além de canções consagradas de grandes nomes da Música Popular Brasileira e também de músicos locais. Os cantores Marconi Rezende e Neto Peperí devem também cantar juntos em alguns momentos, então vai ser uma noite de muita festa", garante Aristides Lobão.

Saudosismo - Já no Amsterdam Music Pub, a casa irá dar uma parada no tradicional rock"n"roll para a realização do Baile das Marchinhas Tradicionais, que será comandado pela banda Mixtura Fina, além de discotecagem com DJ Pedro Sobrinho, a partir das 21h. No repertório, apenas marchinhas e composições carnavalescas características dos antigos bailes de carnaval.

A festa vem para resgatar a folia de momo ao som de marchinhas antológicas, que se consagraram durante muitos Carnavais e que sempre são lembradas até hoje. "Antigamente, na época dos grandes sambistas, como Noel Rosa, a realização desses bailes era algo do cotidiano do Rio de Janeiro e as marchinhas animavam vários desses bailes. Então, nós estamos trazendo para esta noite grandes clássicos que ouvimos até hoje", destaca César Roberto, produtor do baile.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Google nega oferta de US$ 10 bilhões pelo WhatsApp

Logo do Whatsapp visto no fundo de um painel enquanto um homem acessa o Facebook através de um smartphone
Um executivo do alto escalão do Google disse durante o Mobile World Congress, evento de mobilidade que acontece em Barcelona até quinta-feira, que a companhia não fez uma oferta de 10 bilhões de dólares pelo WhatsApp, adquirido pelo Facebook, na última semana, por 19 bilhões. "O WhatsApp é definitivamente um produto incrível, mas nunca fizemos uma proposta para comprá-lo", explicou Sundar Pichai, gerente de duas importantes divisões da companhia: Chrome e Android. 

Na semana passada, quando o Facebook anunciou a aquisição, a Fortune afirmou que o Google teria feito uma oferta anterior ao WhatsApp, cuja base de usuários é de mais de 450 milhões de pessoas em todo o mundo. A companhia teria negado a proposta. Na ocasião, a revista Fortune divulgou o valor da suposta, e nada modesta, oferta: 10 bilhões de dólares. 
  
Oficialmente, o Google não se pronunciou a respeito da proposta. Durante sua participação no Mobile World Congress, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, disse que o WhatsApp é o aplicativo que mais engaja pessoas. "Ele é de longe o melhor nesse segmento", explicou o executivo no início desta semana. 

Adolescente é executado com quatro tiros dentro de casa no São Francisco

Um adolescente foi executado na manhã desta quinta-feira (27), com quatro tiros, no bairro do São Francisco. O crime ocorreu no interior da sua residência, localizada na Avenida Ferreira Goulart, no São Francisco. De acordo com as primeiras informações, a vitima era usuário de drogas.

De acordo com testemunhas, por volta das 8h40, dois homens, não identificados, que estavam em uma moto, após estacionarem o veículo na avenida, seguiram a pé até a quitinete, onde o adolescente morava com os pais. Ao ser chamado pelo apelido, a vítima abriu a porta, sendo alvejado com quatro tiros. No momento do crime, duas crianças estavam na residência.

Com texto de O Imparcial.

Pastor acusado de molestar crianças responde processo criminal em São Luís

O juiz da 9ª Vara Criminal de São Luís, José Afonso Bezerra de Lima, está ouvindo as testemunhas arroladas em processo contra um pastor acusado de molestar cinco meninas, filhas de congregados de uma igreja evangélica da capital, onde o religioso trabalhava. Em audiência, no Fórum Desembargador Sarney Costa, nesta terça-feira (25), o magistrado ouviu pais das vítimas.

O pastor foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de crime de atentado violento ao pudor com violência presumida, bem como estupro de vulnerável. De acordo com informações obtidas pela Assessoria de Comunicação da Corregedoria da Justiça, o crime começou a ser praticado em 2007, mas apenas em 2011 os pais souberam dos abusos, levando ao conhecimento da polícia no ano seguinte. Em 2013 a denúncia da promotoria especializada chegou ao Judiciário.

Consta na denúncia que o religioso valia-se da confiança oriunda de sua função de pastor para praticar atos libidinosos contra as vítimas, que na época dos crimes eram menores de 14 anos. A relação de confiança advinha do fato de que o pastor era figura íntima das famílias, pois costumava visitar as residências dos congregados, além de promover eventos na chácara da igreja, conforme relatos das testemunhas e das meninas.

Informações dos autos, revelam que geralmente os fatos aconteciam nas casas das próprias vítimas, em momentos que os pais estavam ausentes. Sempre com alguma desculpa, o pastor tocava partes íntimas das meninas, valendo-se de justificativas religiosas, que também fundamentaram a prática de casos ocorridos no sítio da congregação.

“Clínica espiritual”– Ainda de acordo com a denúncia, o pastor promovia encontros chamados de clínica espiritual, criando situações para que as adolescentes participassem dos encontros, que deveriam ocorrer com a presença de uma pastora. Aproveitando-se novamente da ausência dos pais, ele ia sozinho até a casa, com o discurso de que estava lá para fazer o ritual, e abusava das vítimas.

Procurado pela mãe de uma das meninas, o pastor pediu perdão e alegou que tudo não havia passado de uma “pressão demoníaca” e pediu para não ser denunciado. Quando outras pessoas da igreja ficaram sabendo do fato, passaram a questionar os próprios filhos sobre possíveis episódios semelhantes, sendo relatados outros casos. Ao tomar conhecimento do caso, um conselho foi instalado e decidiu pelo afastamento do pastor da igreja.

Ouvido na delegacia, o pastor negou as denúncias. Consta no processo que o religioso teria ido até as casas das vítimas pedir desculpa aos pais das garotas.

O Ministério Público requereu a dispensa de oitiva das vítimas nas audiências, para prevenir a prática de revitimização – que ocorre quando a vítima, ao dar depoimento, revive o sofrimento emocional e psicologico pela lembrança da violência a que fora submetida. Também pediu o encaminhamento das menores para atendimento multidisciplinar. O processo contra o religioso tramita em segredo de Justiça.

Com informações do Núcleo de Comunicação da CGJ.

PM vai intensificar combate a assaltos a ônibus

Os constantes assaltos a ônibus ocorridos nos últimos dias em São Luís têm preocupado a Secretaria de Segurança Pública e o Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, tanto que a corporação já fala em investir em novas estratégias para barrar as ações de quadrilhas que agem em diversos pontos da capital.

Segundo o tenente-coronel Marco Antônio Alves da Silva, do Comando do Policiamento Metropolitano, a Operação Corredor Seguro nas principais vias públicas será reforçada e terá o apoio de homens da Rota Ostensiva Tático Móvel (Rotam), sob o comando do coronel Ivaldo Barbosa.

Coronel Alves destacou que a PM tem mantido o trabalho preventivo e irá intensificá-lo, a partir de sexta-feira (28), quando oficialmente se inicia o período de Carnaval na região metropolitana, com a realização de vários eventos de momo, o que requer uma atenção especial da Polícia Militar.

Na segunda-feira (24), quatro ônibus foram assaltados em pontos distintos da capital como na área do Aterro do Bancanga, Terminal da Praia Grande, São Francisco e no trecho Ipase/Maranhão Novo.

Já na terça-feira (25), três coletivos foram alvos de quadrilhas, sendo que, em um dos assaltos, o motorista foi obrigado a desviar a rota do ônibus para um matagal no Parque Jair/Miritiua.

Segundo a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema), com os recentes ataques registrados na Região Metropolitana de São Luís, sobe para 37 o número de assaltos a ônibus somente no mês de fevereiro. Em 2013, foram cerca de 500 assaltos.

Curandeiro golpista é preso no município de São Raimundo das Mangabeiras

Preso no município de São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão, um homem que aplicava golpes em moradores da zona rural. Ele prometia cura de doenças para tirar dinheiro das vítimas.

Em depoimento à polícia, Francisco Silva Lima não soube explicar o que utilizava para a suposta cura das pessoas. Para a polícia, Francisco já vinha aplicando golpes em outras localidades da zona rural e em municípios da região sul do Estado.

Quando foi preso, a polícia encontrou com ele cerca de 4 mil reais. O dinheiro estava escondido nas roupas íntimas do suspeito. Francisco Silva Lima foi levado para cadeia do município de São Raimundo das Mangabeiras e deve responder pelo crime de estelionato.

Com informações da TV Mirante.

Trânsito no centro de São Luís será alterado no Carnaval

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), fará interdições no tráfego de veículos no centro de São Luís por causa das festas de Carnaval que serão realizadas na região. Os horários das interdições serão das 12h às 2h, de sábado até terça-feira. Em relação ao serviço de carga e descarga de veículos para abastecimento dos locais interditados, será permitido até as 12h. As interdições e desvios de tráfego serão feitos com obstáculos físicos devidamente sinalizados (cavaletes, conões, cone e/ou similares).

Juntamente com as interdições, serão fiscalizadas a obediência à Lei do Silêncio, a capacidade de peso dos veículos utilizados para som e reboque, e a autorização dos veículos que portem aparelhagem de som e que vão trafegar nas áreas interditadas, além dos veículos portadores de trânsito livre, com o selo da Fundação Municipal de Cultura (Func).

A SMTT destacou que os veículos militares, de bombeiros, de polícia, de reparos de serviços públicos essenciais e ambulâncias, assim como os veículos dos moradores das áreas interditadas, devidamente identificados, terão livre acesso, observada a orientação dos agentes de trânsito da secretaria.

Transportes - Com a instalação da estrutura de palco do evento Carnaval do Maranhão 2014, a Rua Rio Branco está interditada no trecho compreendido entre a Rua Gomes de Castro e Rua Silva Maia (entre a Praça Deodoro e Praça do Pantheon) desde o dia 18 até o dia 5 março.

Com a modificação, as linhas de ônibus que trafegam pela Rua Gomes de Castro, com sentido à Rua do Passeio, continuam sem alteração até sexta-feira, dia 28. As linhas de ônibus com sentido à Rua Rio Branco foram desviadas para a Rua Silva Maia (externa), seguindo pela Rua Rio Branco.

Neste fim de semana, a partir das 19h do dia 28, até o meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas, dia 5, a interdição ocorrerá também na Avenida Gomes de Castro e Rua do Passeio. Com isso, as linhas do Sistema de Transporte Coletivo que têm seus itinerários na Praça Deodoro e Rua do Passeio farão desvio pela Travessa do Galpão, passando pelo Parque do Bom Menino e seguindo o itinerário regular.

A SMTT ressaltou que, durante todo o período de alteração do trânsito na área, agentes de trânsito da SMTT estarão atuando no disciplinamento do trânsito e orientarão aos condutores em relação às rotas a serem seguidas, devido à interdição.

Com texto de O Estado.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Em meio à crise na emissora, sócio da RedeTV! constrói maior mansão do Brasil

Amilcare Dallevo Jr, sócio da RedeTV!, finalizou a construção da maior mansão do Brasil. A residência, localizada nos arredores de São Paulo, possui impressionantes 17.800 quadrados de área construída.

Segundo a Veja São Paulo, a propriedade tem hangar para quatro helicópteros, um heliponto que fica em cima da suíte do casal, um estacionamento subterrâneo com capacidade para 50 carros, um aquário de oito metros de comprimento, um spa e um cinema. O quarto dos proprietários possui um total de 1.200 metros quadrados e conta com uma piscina privativa.
Com a imensidade da casa, o responsável pela construtora GNG Engenharia, Gutho Galiano, aproveitou a obra, 100% finalizada, para sobrevoar a região para fotografar casas e terrenos para o portfólio de sua empresa.“É tão grande que faz as outras casas do entorno parecerem uma favela”.

Em meio à crise financeira com constantes atrasos nos salários dos funcionários, a construção da mansão de Dallevo Jr causou polêmica entre a classe jornalística.

Mãe degola filho recém-nascido por medo do marido em Manaus

A dona de casa Geliane Pereira da Silva, 18 anos, foi presa na tarde de ontem (26), em uma área rural do município de Iranduba, na região metropolitana de Manaus, suspeita de ter degolado o filho de 8 dias de vida e enterrado o corpo no quintal da casa onde morava. Segundo a polícia, a suspeita cometeu o crime por medo do marido, que dizia que, se ela estivesse grávida, o filho não era dele.

O caso foi denunciado à Polícia Militar pela tia da suspeita, que achou o corpo. "Nós estranhamos ela dizer que, com todo aquele barrigão, não estava grávida, mas sim com um cisto. Foi aí que eu tive um sonho, onde uma voz me mandava cavar no pé do jambeiro, que fica nos fundos da casa dela. Logo que eu cavei, senti o fedor de coisa podre", contou a dona de casa Raimunda Bahia, 48 anos.

Quando a PM chegou na residência, localizada no Morro da Paz, na comunidade Ariauzinho, no quilômetro 31 da rodovia estadual AM-070, a mulher detalhou o crime. "Ela nos disse que assim que a crianca nasceu, cortou o pescoço dela e colocou o corpo dentro de um saco e enterrou junto a uma caixa de sapatos nos fundos da casa. Ela disse que fez isso por medo do marido", relatou o tenente Helyelton Martins, da 8ª CIPM.

O corpo do recém-nascido foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) em Manaus, e a mãe da criança foi encaminhada para a 31ª Delegacia de Polícia em Iranduba. Antes de seguir para Manaus, onde faria o exame de corpo de delito, Geliane falou com o Terra de dentro da viatura. "Fiz isso porque meu marido dizia que, se eu estivesse grávida, o filho não era dele. Tive medo de ele me matar", afirmou, com poucas lágrimas escorrendo pelo rosto. Perguntada se sente arrependimento pelo que fez, a suspeita se calou. Geliane garantiu que o filho era do marido.

Geliane da Silva foi autuada em flagrante por ocultação de cadáver e vai responder a inquérito pelo crime de infanticídio. A Polícia Civil também vai investigar outro possível infanticídio cometido pela suspeita.

"No local do crime, a avó paterna da criança morta nos contou que há dez meses Geliane também estava grávida, mas disse aos familiares que, quando foi dar a luz em casa, não havia uma criança, mas sim uma bola de carne. Mas isso vamos investigar. Vamos conversar com o marido e com a suspeita, porque pode ser que tenha havido um outro crime de infanticídio", explicou o delegado.


A sogra de Geliane, a pescadora Maria do Rosário Moreira, 54 anos, disse que, na primeira vez que a suspeita disse não estar grávida, todos acreditaram. "Na época, acreditamos na história dela porque o padrasto dela confirmou a história. Mas, dessa vez, ela veio com a mesma conversa. Eu estou arrasada. Espero que ela pague o que fez com meus dois netos", afirmou a pescadora.

Idosa de 84 anos é estuprada pelo vizinho em povoado de Caxias

Uma idosa de 84 anos foi vítima de estupro e espancamento, na terça-feira (25), no povoado Baixão, no município de Caixas. O suspeito, que era vizinho da vítima, foi preso em flagrante e autuado por estupro.

Domingos Albuquerque do Nascimento, de 33 anos, foi transferido para Centro de Custódia de Presos de Justiça. Ele mudou recentemente para o povoado e já responde na Justiça por roubo em Brasília.

Depois de socorrida por uma vizinha, a idosa foi levada para o Hospital Geral de Caxias. Ela foi medicada e se recupera no hospital.

Com informações da TV Mirante.

Bandidos que assaltaram depósito da Coca-Cola são presos pela PM


Policiais do Serviço de Inteligência da Polícia Militar (SI-PM) conseguiram localizar e prender, no início da manhã de ontem, no município de São José de Ribamar, os três homens que roubaram, na tarde de segunda-feira (24), cerca de R$ 30 mil de um depósito da Coca-Cola, naquela cidade. A prisão dos assaltantes foi possível depois que uma testemunha anotou as placas do veículo utilizado pelo trio e comunicou à PM.

"Os bandidos utilizaram um automóvel modelo Chevrolet Corsa Classic preto, de placas OIY-4509. Um transeunte conseguiu anotar as placas e repassá-las ao Centro Integrado de Operações de Segurança [Ciops], e a partir daí começamos a monitorá-los. Entretanto, uma ligação feita ao Disque-Denúncia [3223-5800] indicou o endereço de um dos criminosos, e lá encontramos parte do dinheiro roubado", informou um sargento do SI, que participou da operação.

Na denúncia, o informante indicou uma casa na Rua 6, na Vila Itamar, como endereço de um dos assaltantes. No local, foi preso em flagrante Léo Franklin Bandeira Bispo, de 24 anos. Com ele, foi recuperada a quantia de

R$ 1.887,25, além de documentos e aparelhos celulares de vítimas que estavam no depósito de bebidas. A mulher dele, Maria Raquel Silva Ramos, de 24 anos, também foi detida pelos militares.

Logo após a prisão do primeiro assaltante, os policiais, com a ajuda do próprio suspeito preso, localizaram os demais cúmplices. Bruno Henrique Santos Costa, conhecido como Juquinha, de 19 anos, morador da Rua Benedito Vasconcelos, na Cohab, e David Serejo da Silva, de 26 anos, também residente na Rua 6, na Vila Itamar, foram presos em seguida. Com o bando, a PM apreendeu dois automóveis.

"Um dos carros apreendidos foi o próprio usado no assalto. O outro foi uma Toyota Hilux preta, de placas NHO-7745, que havia sido tomada de assalto no dia do ataque ao depósito de bebidas, localizado na Avenida Garrastazu Médici, no Porto do Barbosa, um dos mais movimentados da cidade balneária. Não apreendemos nenhuma arma de fogo com os suspeitos, mas no dia do assalto eles usaram revólveres e pistolas", acrescentou PM.

Todos foram conduzidos, ainda na manhã de ontem, para a Delegacia Especial de São José de Ribamar, onde foram apresentados ao delegado Pauliran Pereira de Moura. Após as oitivas, os três homens foram autuados pelos crimes de roubo qualificado e formação de quadrilha. Os três homens foram levados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde ficarão à disposição da Justiça. A mulher foi liberada após prestar depoimento.

Arquidiocese recebe carta para iniciar a beatificação de frei que viveu no Maranhão

A Arquidiocese de São Luís recebeu, em missa realizada na noite de ontem, na Paróquia São Francisco de Assis, a carta - emitida pela Ordem dos Frades Menores Conventuais - de pedido de beatificação do Frei Antonio Maria Sinibaldi, por sua atuação perante a juventude e por trabalhos comunitários desenvolvidos nos municípios maranhenses de Bom Jardim e na capital do estado. Após o procedimento, o documento - já sob posse da Arquidiocese ludovicense - será analisado e, com base nas informações recolhidas sobre os possíveis milagres alcançados por fiéis após orações ao Frei, encaminhado ao Vaticano que, em até um ano, deverá emitir parecer sobre o pedido.

A missa que ratificou o início do processo de beatificação foi prestigiada por dezenas de pessoas. Após a leitura da palavra do Evangelho, o arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, falou sobre Frei Sinibaldi. "Essa etapa que está se consumando hoje [ontem] nesta igreja é o reconhecimento da manifestação da bondade de Deus, que se fez presente em Frei Sinibaldi. Um homem que dedicou sua vida para transmitir a palavra de Deus aos que a ela não tinham acesso, por uma série de razões. E que fez muito pelo povo de São Luís", disse.

Em seguida, foi feita pelo pároco da Igreja de São Francisco de Assis, padre Raimundo Valdo Nogueira (acompanhado pelo Ministro Provincial da Província Romana da Ordem dos Frades Menores Conventuais, Vitório Trani), a leitura na íntegra da carta expedida no dia 8 de fevereiro deste ano solicitando o pedido de beatificação de Frei Sinibaldi. "Devido à sua trajetória de vida, construída com extrema dedicação ao próximo, Frei Sinibaldi está aqui neste momento sendo agraciado como servo de Deus para, quem sabe, também ser beatificado. Quem sabe e conhece a vida dele, deve reconhecer que, independentemente do que ocorrer daqui para frente, trata-se de um homem que já escreveu uma trajetória de vida difícil de ser seguida", disse o padre Raimundo Valdo Nogueira.

Morte - Durante a missa, também foi lembrada a circunstância da morte de Frei Sinibaldi (por meio de um naufrágio, registrado no dia 7 de setembro de 1987, em viagem entre a Ponta da Madeira e a Ilha do Medo, na Baía de São Marcos). "Estava frei Sinibaldi em missão com outros 16 jovens até a Ilha do Medo, em missão do Encontro de Jovens de Cristo. Por volta das 9h do dia 7 de setembro de 1987, num dia ensolarado, a canoa em que estava o grupo naufragou. Em ato heroico, o frei Sinibaldi [um exímio nadador desde os tempos de Itália] salvou a todos os jovens, os levando a um canal próximo do local do naufrágio. Devido ao extremo esforço físico para resgatar cada jovem, o frade franciscano, que usou de caridade em vida, foi vencido pelo cansaço e veio a falecer", disse Ana Luzia Mendonça, uma das pessoas salvas por Frei Sinibaldi, na ocasião.

Por fim, dom José Belisário citou uma das últimas frases ditas por frei Sinibaldi, um ano antes de falecer. "Disse ele [Sinibaldi]: eu daria a minha vida pela juventude", lembrou Belisário.

Thiago Bastos
Da equipe de O Estado

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Prováveis assaltantes de ônibus são presos em parada na Alemanha

Uma dupla foi presa nesta noite na parada de ônibus próxima ao Banco do Brasil do bairro da Alemanha. Eles estavam armados com um revólver calibre 38 e uma faca.

Um deles tem por volta de 14 anos. O outro é João Ribamar Passos de Castro, de 20 anos.

Ambos foram conduzidos pro plantão da Reffsa.

A prisão ocorre um dia depois de uma onda de assaltos a ônibus registrada na capital no dia de ontem (24), onde quatro coletivos e seus passageiros foram roubados.

Campanha da Friboi com Roberto Carlos recebe críticas e marca censura comentários

A nova campanha da Friboi, que traz Roberto Carlos como garoto-propaganda, não gerou repercussão positiva por parte do público. O cantor, que era vegetariano, aceitou protagonizar o comercial por um cachê não revelado.

Segundo o jornal O Dia, o vídeo já recebeu diversas críticas no campo de comentários. Já no campo de avaliações, poucas pessoas curtiram o novo vídeo, enquanto a maioria marcou a opção "não gostei".

Outros questionaram o fato do cantor ter voltado a comer carne e afirmaram que a propaganda feriu a causa vegetariana. Algumas pessoas também comentaram que não gostaram do comercial de uma forma geral.

Após a alta rejeição, a marca desativou o campo de comentários e bloqueou o campo de avaliações do anúncio em sua página oficial do YouTube por volta das 9h da última segunda-feira (23/2). 

Homem é preso ao fraudar jogos de azar em parque de diversões em Parnaíba

Homem é preso ao fraudar jogos de azar em parque de diversões

Raimundo Nonato dos Santos, 38 anos, foi preso por volta das 21h30 de ontem (24), acusado de contravenção penal, por explorar jogos de azar, em um parque de diversões instalado na avenida de São Sebastião, no bairro Frei Higino, em Parnaíba.

Os jogadores desconfiaram que havia algo de errado e descobriram que a roleta só dava o jogo que o responsável queria. Foi quando descobriram que Santos dispunha de um mecanismo que determinava o resultado dos jogos e os participantes acabavam não contando com a sorte, somente com a perda do dinheiro.

A Polícia Militar foi acionada e uma guarnição do Ronda Cidadão, comandada pelo cabo Farlon Machado, averiguou o lugar e encontrou uma alavanca que fica próxima a perna de Raimundo Santos. Segundo Farlon, com a alavanca os jogos eram predeterminados. Além disso, já constitui contravenção penal o fato da exploração de jogos de azar acontecer em lugar público ou acessível a este. O investigado foi levado para a Central de Flagrantes e testemunhas também foram prestar depoimento.

O pedreiro José Alves, de 50 anos, disse que gastou R$ 60 em jogos, mas após a intervenção da polícia conseguiu recuperar R$ 50. Ele contou ainda que várias pessoas foram vítimas e que, inclusive, algumas pessoas chegam a usar drogas nas imediações do parque de diversões. O cabo Farlon retornou ao local e, na ocasião, devolveu o dinheiro das pessoas que haviam participado do jogo e estavam no momento do flagrante.

Quatro ônibus foram assaltados na noite de ontem

A onda de assaltos preocupa usuários do transporte coletivo de São Luís. Na noite desta segunda-feira (24), quatro assaltos foram registrados, na capital maranhense.

Por volta das 20h, um ônibus foi assaltado no retorno do bairro do São Francisco por três homens armados com facas. Outro caso foi registrado por volta das 21h, tendo como alvo um coletivo que faz linha São Raimundo/João Paulo, próximo ao Mercado do Peixe.

Por volta das 21h30, o ônibus da empresa Primor, linha Angelim, foi assaltado no bairro do Ipase. De acordo com informações, quatro homens armados com facas invadiram o ônibus nas proximidades do Supermercado Makro. 

Já o ônibus que faz linha Cohatrac IV, foi assaltado também, na mesma noite por homens armados com facas e revolver. Nas ações os assaltantes levaram renda da viagem, e pertences dos passageiros. 

Por volta das 22h, uma fila de ônibus se formou na Reffsa, para registrar boletim de ocorrência (BO). Até o momento, não há pistas dos assaltantes.

Texto de Dalvana Mendes, de O Imparcial.

Unidade Prisional de Balsas é interditada por 90 dias

A Unidade Prisional de Balsas, no sul do Maranhão, foi interditada por 90 dias e não pode receber presos de outras comarcas ou Estados. A portaria já estava em vigor deste o dia 17 de fevereiro. A Unidade Prisional de Balsas só poderá receber presos da comarca do município.

O juiz Marco André Tavares Teixeira, da 2ª Vara de Justiça de Balsas, proibiu, ainda, o recambiamento menores infratores para a Unidade Prisional de Balsas. Uma situação que, segundo o delegado regional do município, Eduardo Galvão, vem se agravando a cada dia, já que em Balsas não existe uma unidade provisória para o menor de idade.

O problema da superlotação de presos na cadeia de Balsas é antigo e tem como consequência, segundo a policia, as fugas em massa e brigas internas entre os detentos.

No último domingo (23) dois presos brigaram no corredor. Um deles foi ferido com um golpe de faca no peito. O delegado regional afirma que um dos presos envolvido na briga não poderão voltar para cadeia em Balsas.

Força Nacional acompanha ações de despejo na reserva Awá-Guajá

As tropas da Força Nacional acompanham as ações de despejo na reserva indígena Awá-Guajá, no noroeste do Estado. A retirada dos moradores não índios já começou. A Funai está usando tratores para demolir casas construídas nas terras indígenas Awá-Guajá. A Justiça Federal deu um prazo de 40 dias para que os não índios saiam da reserva.

Uma área com 116 mil hectares destinadas aos Awá-Guajás, uma das etnias mais ameaçadas so planeta. erca de 427 famílias foram notificadas. Para alguns ocupantes o prazo venceu no dia 24. Caminhões do governo federal ajudam no transporte da mudança. O governo federal promete usar terras da reforma agrária para assentar os trabalhadores rurais.

Com informações da TV Mirante.

Governo concederá 7% de aumento salarial a policiais militares

Após os professores e demais categorias de servidores públicos terem, da governadora Roseana Sarney, a garantia de reajuste integral previsto no Plano Geral de Cargos e Carreiras (PGCE), os policiais militares serão os próximos beneficiados. Em março, a tabela de vencimentos da corporação será reajustada linearmente em 7%.

"Conforme acordo firmado, implantaremos agora em março reajuste salarial em benefício da categoria. A exemplo dos professores e demais servidores públicos estaduais, estamos também honrando o compromisso assumido com os policiais militares", destacou a governadora.

Com o reajuste de 7%, um soldado, por exemplo, que recebia R$ 2.396,80 em 2013, a partir de março deste ano terá sua remuneração elevada para R$ 2.564,58.

O secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, informou que até este ano o reajuste dos policiais militares estava previsto em acordo firmado com o governo. A partir de 2015, os vencimentos serão acrescidos em 5,6% já como aplicação do Plano Geral de Cargos e Carreiras do Servidor.

Reajuste - Na quarta-feira (19), em torno de 88 mil servidores, entre ativos e aposentados, tiveram da governadora a certeza de que terão integralmente reajustados seus salários, cujos índices de aumento chegam até 34%. É o caso dos funcionários que integram o grupo ocupacional de atividades de apoio administrativo e operacional (ADO), nível técnico. Esse mesmo grupo registra reajuste acumulado de 66% desde a implantação do PGCE, em 2012.

Já o grupo de Atividades de Nível Superior (ANS), da Administração Geral, acumula desde 2012, aumento salarial de 81%. A maior variação registrada desde a implantação do PGCE e que chega a 155%, beneficia o professor do grupo Educação - Ensino de Artes e Cultura.

Vale ressaltar que os reajustes previstos no PGCE estão condicionados a determinado percentual de crescimento da Receita Corrente Líquida (RCL), parâmetro que foi acordado entre Governo do Estado e sindicatos e estabelecido pela Lei no 9.664.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Senado quer carros mais baratos

O Senado Federal comunicou que nesta terça-feira (25) haverá uma discussão sobre os altos preços cobrados pelos veículos no Brasil. O debate, que ocorrerá em Brasília (DF), será realizado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e busca encontrar medidas para a solução do problema.

A discussão já havia acontecido no final de 2012, quando o mesmo CAE colocou em pauta a diferença dos preços dos veículos nacionais, comparado a outros países. A audiência desta terça-feira será a continuação da discussão, porém, com a participação de outros setores relacionados ao caso. 
Outro ponto que será discutido é o nível de segurança empregado nos veículos brasileiros e a grande inferioridade deste ponto relacionado a outros países. 

O debate será aberto e qualquer pessoa poderá contribuir com sugestões e ideias pelo canal interativo do Alô Senado. Facebook: alosenadofederal; Twitter: @Alosenado; Telefone:0800-612-211

Roberto Jefferson se entrega à Polícia Federal

Condenado no julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) se entregou à Polícia Federal nesta segunda-feira (24).

A polícia recebeu o mandado de prisão e logo ele se apresentou aos policiais que aguardavam em frente à sua casa na cidade de Levy Gasparian, no interior do Rio de Janeiro.

O ex-deputado começará a cumprir a sua pena de sete anos 14 dias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, inicialmente no regime semiaberto em algum presídio fluminense.

Por conta dos seus problemas de saúde, decorrentes de um câncer de pâncreas, a defesa de Jefferson havia pedido que ele ficasse cumprindo a pena em prisão domiciliar.

No entanto, na sexta, Barbosa negou o pedido por entender que o sistema penitenciário tem como oferecer condições para ele seguir o tratamento.

O ex-deputado deverá cumprir a pena no regime semiaberto. Pela lei, penas de 4 a 8 anos são cumpridas no semiaberto, em que o preso pode, mediante autorização judicial, sair durante o dia para trabalhar.

"Acostumado a sofrer"

Mais cedo, ele havia usado a sua conta no microblog Twitter para dizer que a prisão é "o meu destino", acrescentando que, por ser botafoguense, está "acostumado a sofrer", além de entender que "Deus só dá carga para quem pode carregar".

"Estou em paz, a prisão é o meu destino e vou cumprir. Sou botafoguense, estou acostumado a sofrer", escreveu. "Deus só dá carga para quem pode carregar. Sou 'harleiro' [referência a quem gosta das motos Harley Davidson] e botafoguense, estou acostumado a sofrer."

Neste domingo, o ex-deputado saiu às 8h de casa para passear de moto e quando voltou, por volta das 11h30,disse que estava "apenas curtindo os últimos momentos de sua liberdade".

ordem de prisão foi dada pelo presidente do STF e relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, na sexta-feira (21), mas o mandado de prisão só foi enviado para a Polícia Federal nesta segunda. Enquanto isso, Jefferson aguardava em sua casa.

Delator do mensalão

No dia 6 de junho de 2005, o jornal ''Folha de S.Paulo'' publicou uma entrevista com Jefferson na qual ele revelava a existência do pagamento de propina para parlamentares (veja abaixo).

Segundo o então presidente do PTB, congressistas aliados recebiam o que chamou de um "mensalão" de R$ 30 mil do então tesoureiro do PT, Delúbio Soares.

O esquema teria sido realizado entre 2003 e 2004, segundo relatório final da CPI dos Correios, e durado até o início de 2005.

Jefferson afirmou ainda que falou do esquema para o presidente Lula, mas o ex-presidente sempre negou ter conhecimento do esquema.

Com matéria do UOL.

Mulher é detida tentando entrar com celular no Centro de Detenção

Uma mulher de 20 anos foi detida, ontem (23) ao tentar entrar Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), no bairro Anil, com um aoarelho celular escondido nas partes ítimas. O caso foi registrado na Delegacia Especial do Cohatrac.

Segundo informações da polícia, a mulher foi descoberta durante a revista íntima que é feita antes das visitas. Ao ser descoberto o plano, ela foi conduzida por policiais militares até a Delegacia Especial do Cohatrac, onde prestou depoimento e depois foi liberada, mas ficará à disposição da Justiça, que determinará a penalidade.

A polícia agora investiga quem seria o detento que iria receber o celular que estava sendo levado por Vanúbia Martins. A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária garante que serão intensificados os procedimentos de revistas íntimas em todas as unidades prisionais do Maranhão.

O secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, já declarou que os procedimentos devem ser intensificados e que o ideal seria que cada unidade prisional tivesse detectores de metal e também bloqueadores de celular para evitar casos semelhantes a esse.

Trânsito na Belém-Brasília continua lento por causa de erosão

Na Região Tocantina, continua o bloqueio da Belém-Brasília o que tem provocando congestionamentos. Há dez dias, as fortes chuvas fizeram que a água de um riacho cortasse a rodovia. Um desvio foi criado, mas os motoristas reclamam da demora para a passagem no local.

Um dos trechos bloqueados é próximo ao povoado 1.700, entre Imperatriz e Açailândia. As pedras colocadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para amenizar a situação, aos poucos, vão sendo compactadas pelos veículos pesados. A passagem de veículos na ponte sobre o Riacho Lagoa Cercada ainda é lenta.

No perímetro urbano de Imperatriz, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, o tráfego na BR foi interditado após risco de desabamento de uma ponte. A cratera que se formou na cabeceira da ponte já foi fechada. O tráfego de veículos continua um pouco lento, mas os veículos já estão passando.

Com informações da TV Mirante.

Fundador do WhatsApp pede desculpas por falha


Depois de ter seu serviço interrompido por várias horas no sábado, 22, o fundador do WhatsApp, o ucraniano Jan Koum, soltou um comunicado em que pede desculpas pela falha. De acordo com o executivo, o problema surgiu a partir de um roteador de rede.


“Sentimos muito pela queda do serviço”, escreveu Koum. “Foi nossa maior e mais longa interrupção em anos. Foi causada por uma falha em um roteador de rede, que acabou tendo consequências em nossos servidores”.

“Trabalhamos com nosso provedor de serviço para resolver a questão e ter certeza de que não acontecerá outra vez”, continuou o executivo.

O WhatsApp ficou fora do ar por mais de três horas no sábado poucos dias depois de ter sido comprado pelo Facebook por US$ 19 bilhões. O aplicativo de mensagens instantâneas tem cerca de 450 milhões de usuários em todo o mundo.

Do blog Link Estadão.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Dois irmãos morrem em acidente em avenida de Imperatriz


Dois irmãos identificados como Henrique Sousa Matos, 20 anos, e Karina Sousa Matos, 18 anos, morreram após uma colisão entre o automóvel em que eles estavam e um caminhão. O acidente aconteceu na Avenida Pedro Neiva de Santana na noite de hoje (20).

Segundo informações, o caminhão teria saído de um loteamento na margem direita da avenida no sentido João Lisboa-Imperatriz quando aconteceu a colisão com carro que seguia no mesmo sentido. Com a batida, o motor do carro sacou cerca de três metros. O motorista do caminhão evadiu do local.

As duas vítimas ficaram presas as ferragens e morreram na hora. Os irmãos eram universitários e estudavam em Imperatriz. Henrique e Karina eram moradores do município de João Lisboa e filhos do político Chico Soares que foi candidato a prefeito nas últimas eleições, ficando na terceira colocação.

Devido ao acidente, o tráfego de veículos foi interrompido e um cogestionamento foi formado nos dois sentido da avenida.

Mulher é detida por agredir a filha de seis anos na cidade de Pedreiras

Uma mulher identificada como Ozeilde Sousa Silva, 30 anos, foi detida suspeita de maus tratos contra a própria filha de seis anos, na cidade de Pedreiras.

Policiais militares lotados na 10ª Companhia Independente prenderam, Ozeilde, após denuncias de vizinhos por ouvirem os gritos da criança. Segundo o major Mauricio Robson, comandante da 10ª C.I, que é vizinho da família ouvia os gritos da criança.

Ao chegar ao local, os policiais encontraram a criança desmaiada. A menina apresentava várias lesões pelo corpo. A criança foi socorrida e encaminhada ao Hospital Geral de Presidente Dutra, onde foi submetida aos exames de corpo de delito e toxicológico. A polícia aguarda o resultado dos exames. A menina permanece internada no hospital.

Na residência da família foram apreendidas várias garrafas de bebidas alcoólicas. No local estavam a criança, a mãe e a avó da menina.

Ozeilde Sousa Silva foi conduzida à 14ª Delegacia Regional de Pedreiras e foi autuada em flagrante delito pelo crime de maus tratos. No momento da prisão ela estava embriagada. Ela vai ficar custodiada no Centro de Ressocialização de Pedreiras.

Algumas garrafas foram apreendidas e vão ser periciadas para identificar se existe alguma substância diluída na bebida. De acordo com informações policiais, as marcas no corpo da menina indicam que ela é vítima das agressões já há algum tempo. O delegado pontuou que é preciso aguardar a emissão dos laudos médicos para precisar o período. 

A avó da menina ainda não compareceu à delegacia. Ela deve ser intimada para prestar esclarecimentos na delegacia.

De O Imparcial.

Amor e Lua



LETRA E MÚSICA CELSO LUZ 

AMOR E LUA (NO PULSAR DO CORAÇÃO): CELSO LUZ 

ESTRELAS NO MAR
E DO CÉU A BRILHAR
ILUMINADO O NOSSO AMOR
CONVIDADO TODOS PRA DANÇAR

NESSA LINDA MELODIA 
QUE GONZAGÃO ABENÇOOU
CANTO PRA LUA TODO DIA 
A DECLARAR O MEU AMOR

TEM JEITO NÃO, TEM JEITO NÃO
FAZ PARTE DO MEU DESEJO
O FOLE É MEU CHAMEGO
NO PULSAR DO CORAÇÃO

TEM TOQUE DE ZABUMBA SAPECANDO BEIJOS
E O MEU SERTÃO A BRILHAR 
OS ANJOS BAILANDO NO CÉU 
E GONZAGÃO TIROU O CHAPÉU 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Consumidor poderá cancelar serviço de telefonia sem passar por atendente

Ainda na primeira metade deste ano, o consumidor de serviços de telefonia móvel e fixa, banda larga ou TV por assinatura poderá cancelar contratos diretamente por meio da internet, sem ter de passar pelos serviços de call center das operadoras. Essa é uma das novidades presentes no Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor de Telecomunicações, aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira, 20.

A novidade ainda tem de seguir para o Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nos próximos dias. Depois de a regra estar publicada, as operadoras terão 120 dias para implantar o novo sistema de cancelamento, dispensando a necessidade de falar com um atendente. O procedimento poderá ser realizado por meio da internet ou simplesmente digitando uma opção no menu na central de atendimento telefônico da prestadora. O cancelamento automático deverá ser processado pela operadora em, no máximo, dois dias úteis.

Quando houver atendimento por meio de call center e a ligação cair, operadora deve retornar para o consumidor. Se não conseguir retomar o contato, a operadora deve enviar mensagem de texto com número de protocolo. Essa conversa deve ser gravada, assim como outros diálogos entre a central de atendimento da prestadora e o usuário, e deve ser armazenada por seis meses. O consumidor tem direito a cópia dessas gravações.

Outra novidade que a Anatel quer garantir com o novo regulamento é dar facilidade para o consumidor contestar cobranças. Sempre que o consumidor questionar o valor ou o motivo de uma cobrança, a empresa terá 30 dias para responder. Se não cumprir tal prazo, a prestadora deve automaticamente corrigir a fatura (caso ela ainda não tenha sido paga) ou devolver em dobro o valor questionado (caso a fatura já tenha sido paga). O consumidor poderá questionar faturas com até três anos de emissão.

Há também regras estabelecendo que as promoções passam a valer para todos, sejam novos ou antigos assinantes; além de normas para garantir mais transparência na oferta dos serviços. Contrato, faturas antigas e históricos de consumo poderão ser baixados da internet e, além disso, o site de operadora deverá permitir acesso a protocolos e gravações do atendimento.

A Anatel quer também facilitar o processo de comparação de preços. Para tanto, o regulamento prevê que todas as operadoras, de todos os serviços, deverão disponibilizar, em forma padronizada, os preços que estão sendo praticados para cada serviço, bem como as condições de oferta. Também ficou decidido pelo fim da cobrança antecipada e a unificação de atendimento, no caso de combos.

As novas obrigações previstas no regulamento variam de acordo com o porte da operadora: as que têm até 5 mil consumidores, as que têm entre 5 mil e 50 mil consumidores e as que têm mais de 50 mil consumidores. Há, no entanto, alguns passos que ainda terão de ser cumpridos antes de a nova regra entrar em vigor. Em primeiro lugar, a decisão precisará ser publicada no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nos próximos dias. Depois disso, haverá um prazo de adaptação para as operadoras, variando de 120 dias a 18 meses, conforme a complexidade da obrigação.

Polícia Civil investiga rede de venda de recém-nascidos pela internet no Piauí

Do blog de Edna Gomes:

Delegada Ana Luiza
A Polícia Civil de Campo Maior (PI) está investigando uma rede de venda de recém-nascidos pela internet. A investigação começou na quarta-feira, 20/02, quando uma mulher do Paraná foi detida e levada para o 1º Distrito Policial para prestar esclarecimentos sobre um recém-nascido que ela queria levar para o Estado de São Paulo após pagar o parto do bebê em uma clinica particular da cidade.

A mulher negou para a delegada Ana Luíza que teria pago pela criança, mas revelou que queria levar o bebê para São Paulo, onde iria cria-lo. A polícia apreendeu o cupom que comprova a transferência de dinheiro feito pela paranaense para a mãe da criança, que é de Capitão de Campos.

A delegada Ana Luíza disse que como não foi possível configurar o crime de trafico de crianças, a mulher foi liberada após prestar esclarecimentos. Ana Luíza, porém, disse que abriu inquérito policial para investigar a rede de venda recém-nascidos interestadual. “O que a gente ver é que já estão usando outros instrumentos para facilitar esse crime, que é a internet”, ressalta a delegada.

Inspetor da PRF é assaltado enquanto fazia corrida

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Júlio Cesar Henriques, lotado Superintendência da PRF no Maranhão, foi assaltado no início da noite de ontem (20), nas proximidades do clube SESI Araçagy. Os bandidos teriam utilizado uma van no hora do crime. 

A vítima fazia corrida no acostamento da rodovia, praticando exercício físico. Henriques chegou ser feito de refém, quando os bandidos exigiam dinheiro e queriam saber o endereço do policial. Ninguém sabe precismente quantos assaltantes prticiparam da ação criminosa. Foram roubados alguns pertences do agente da PRF, assim como objetos de uma casa que foi invadida na mesma ação, onde os moradores foram surpreendidos quando estavam na porta da residência.

Henriques, depois de circular no veículo, foi abandonado em uma rua perto de casa. Júlio Cesar Henriques é um policial experiente, com atuação no núcleo de operações especiais e de comunicaçâo da PRF.

Homem suspeito de espancar menino de 2 anos até a morte se entrega à polícia

 (Mauro Wagner)

Homem suspeito de matar uma criança de apenas dois anos e dez meses se apresentou nesta quinta-feira (20) na presença de um advogado na delegacia do bairro do Bequimão em São Luís. Wellington Silva e Silva, 28 anos, teve a prisão preventiva decretada pelo juiz da 9ª Vara Criminal Especializada em Crimes praticados contra a Criança e Adolescente, José Afonso Bezerra de Lima em 16 de janeiro deste ano.

O crime ocorreu no mês de outubro do ano passado. Segundo informações a mãe Dulcineia Francisca Pires Ferreira, 29 anos, teria prestado ocorrência da morte do filho. No boletim a mãe informar que a criança teria caído da escada. A polícia, no entanto descartou essa versão diante do laudo do Instituto Médico Legal (IML), que concluiu que a criança teve um choque hemorrágico com rotura duodenal e lesão pancreática por ação contundente.

Segundo informações policiais, Wellington Silva e Silva é um homem muito violento e tinha o hábito de maltratar a criança e também sua companheira.

Ainda segundo informações da polícia, vinte dias antes do crime, o homem teria dado uma surra na  criança.

O caso está sendo investigado pelo delegado Jefferson Portela, do 14º Distrito Policial.

*de O Imparcial

Dupla é presa suspeita de praticar assaltos a postos de combustíveis


Equipes do Serviço de Inteligência do 8º BPM prenderam dois suspeitos de praticarem assaltos a postos de combustíveis, na noite de quarta-feira (19), em São Luís. A dupla, segundo a polícia, fez vítimas nos bairros da Forquilha, Ipase, Cohama e Cidade Operária.

Valdisson Ferreira Santos e Miécio Paiva Ferreira, ambos de 18 anos, foram presos com base em informações repassadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Segundo a polícia, o roubo de uma motocicleta Honda Broz preta de placas NXH-5548, ocorrido no bairro da Cohama, foi registrado na tarde de ontem (19). As características da motocicleta e dos suspeitos foram repassadas à guarnição do Serviço de Inteligência que iniciou um trabalho de incursões na região.

De posse da informação da placa do veículo, os policiais chegaram ao paradeiro da dupla, na Avenida Carlos Cunha, no bairro do Jaracati. No momento da abordagem foi apreendido um revolver calibre 32 com quatro munições intactas, uma mochila contendo um notebook, 1 celular e R$ 743,00.

Eles foram conduzidos ao 14º DP, em Bequimão e autuados pelo delegado Jeferson Portela. No distrito policial, eles foram reconhecidos por vítimas dos assaltos aos postos de combustíveis. Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de roubo qualificado com emprego de arma e concurso de pessoas.

Em levantamentos feitos pela polícia, os dois têm passagens pela polícia, sendo que Valdisson pelo crime de roubo. Miécio já havia sido apreendido, quando adolescente, por roubo e por homicídio.

Polícia prende quadrilha que assaltava farmácias


O Serviço de Inteligência da Polícia Militar conseguiu desarticular, no início da manhã de ontem, uma quadrilha que desde o início do ano era responsável pela maioria dos assaltos a farmácias, na Região Metropolitana de São Luís. O bando, formado por cinco pessoas, entre elas um adolescente de 17 anos, foi detido no Residencial Pirâmide, próximo ao bairro Araçagi.

A gangue foi conduzida e apresentada na sede da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), no Centro. "O bando, armado de revólver, é apontado como autor de vários assaltos às farmácias Pague Menos e a Extrafarma, nos bairros Calhau, Cohama, Bequimão e Turu, sem contar a outros pontos comerciais da cidade", disse o delegado Rodson Almeida, titular da especializada.

Na ação dos policiais do SI-PM, além do adolescente, foram detidos Felipe da Silva Rocha, de 20 anos; Jardelson da Silva, de 19 anos, Kaique de Sousa Silva Pereira, conhecido como Cocão, de 20 anos, e Jonathan de Jesus Lisboa, de 28 anos. Segundo os militares, o grupo roubou um automóvel na Avenida Litorânea e com o veículo vinha praticando os assaltos às farmácias.

"Eles tomaram de assalto, na sexta-feira [14], um veículo Chevrolet Agile, de cor preta, e placas NXN-5607, na Avenida Litorânea. Com o referido carro, eles passaram a praticar os crimes. Por meio de informações e levantamentos, nossa equipe conseguiu localizar a quadrilha a tempo de evitar outro ataque", informou um sargento do SI-PM, que coordenou a operação.

Arma - Durante a abordagem, os militares encontraram um revólver calibre 22, em poder do adolescente, que ao ser apresentado na DRF, conforme os militares, teria assumido sozinho a autoria dos assaltos, o que não convenceu os militares. "É verdade que o adolescente já responde por porte ilegal de arma de fogo, mas temos as imagens que comprovam o assalto em grupo", rebateu o militar.

Além do carro e da arma de fogo, a PM apreendeu diversos aparelhos celulares, vários chips e ainda grande quantidade de moedas, provavelmente fruto dos assaltos nos estabelecimentos. O delegado que recebeu o caso ressaltou que é necessário que as vítimas possam comparecer à delegacia para fazerem o reconhecimento dos suspeitos.

"Pedimos às vítimas que venham à DRF, na Rua da Alegria, Centro, e nos ajude a fundamentar o inquérito. Já estamos de posse de algumas imagens dos circuitos de TV de algumas das farmácias assaltadas pelo bando para poder confirmar a real participação de cada envolvido nestes crimes. O reconhecimento dos suspeitos é de suma importância", lembrou Rodson Almeida.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Outra tentativa de incêndio a ônibus acontece no João Paulo

Uma tentativa de incêndio a ônibus da empresa Gonçalves foi registrada na noite desta quinta-feira (20), no bairro João Paulo, em São Luís . De acordo com as primeiras informações repassadas ao pela Secretaria de Comunicação Social do Maranhão (Secom), ninguém ficou ferido.

A tentativa de incêndio aconteceu na Avenida São Marçal, nas proximidades da agência do Bradesco e, segundo testemunhas, teria sido praticada por três adolescentes. Os suspeitos anunciaram o crime no momento em que 10 pessoas estavam no veículo. Os passageiros conseguiram fugir do ônibus junto com o motorista e cobrador.

Motoristas de outros veículos perceberam a situação e ajudaram a apagar o fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e reforçou a ação. O ônibus ficou parcialmente destruído. Os suspeitos do crime conseguiram fugir.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que equipes do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros e do 9º Batalhão da Polícia Militar chegaram rapidamente ao local. Neste momento, homens do Batalhão de Choque fazem diligências para identificar os envolvidos no fato.

As polícias Civil e Militar já reforçaram o patrulhamento em toda a cidade, com operações, incursões e blitz em diversos bairros.

Um menor foi apreendido pelo Batalhão de Choque, que conduziu o adolescente para o Plantão da Beira-Mar. Ele foi reconhecido pelo cobrador de ônibus.

Com informações próprias e do G1 MA.

Impunidade e inércia do Estado permitem crimes contra jornalistas, diz Fenaj

Alana Rodrigues, Lucas Carvalho, Cristh Lopes e Jéssica Oliveira
Do Portal Imprensa

O calendário de 2014 será marcado com eventos importantes, como a Copa do Mundo, possíveis manifestações e Eleições. No entanto,  com um tom imprevisível, podem-se levantar duas certeza: o povo, de um jeito ou de outro, estará nas ruas e os jornalistas terão muito trabalho. Infelizmente, além do aumento da demanda e do peso de cada cobertura, os profissionais de imprensa precisam estar atentos ao crescimento da violência contra a mídia. 

O último relatório da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) aponta o Brasil como o local que mais registrou mortes de jornalistas no exercício da profissão em 2013 em todo o hemisfério ocidental. Pensando nos perigos da profissão, especialmente neste ano, IMPRENSA faz uma série especial que retrata em quatro temas - Manifestações, Política, Comunidade e Futebol - os meandros da profissão. 

A primeira reportagem pode ser lida aqui. Na segunda, relembramos casos recentes de violência contra jornalistas que cobrem política (veja na galeria), apresentamos outros problemas que eles enfrentam e conversamos com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) para tentar entender o que motiva esses crimes e o que os mantêm ainda presentes num país democrático. 

Intolerância, impunidade e inércia
Não é de hoje que a Fenaj, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a RSF, por exemplo, alertam para a violência contra jornalistas no Brasil. Infelizmente, notícias de intimidações, ameaças, agressões, atentados e assassinatos contra a categoria têm sido constantes nos últimos anos. 

Somente nesta semana, dois jornalistas foram assassinados. Na quinta-feira (13/2), o dono do Panorama Regional, Pedro Palma, foi baleado na porta de sua casa em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro (RJ); no domingo (16/2), o cinegrafista José Lacerda da Silva foi morto em Mossoró, no Rio Grande do Norte (RN). No caso do cinegrafista, o delegado responsável pelo inquérito descartou a hipótese do crime ter sido em função da profissão. Mas, em relação ao profissional carioca, há suspeita de que o assassinato seja retaliação a denúncias envolvendo prefeituras da região.

Para Celso Schröder, presidente da Fenaj, o maior combustível para crimes contra jornalistas é a impossibilidade que alguns setores da sociedade tem de conviver com a atividade jornalística, como a crítica e/ou a divulgação de interesses escusos, somada à "certeza" da impunidade.

Segundo ele, esse "combustível" fez crescer principalmente o número de crimes encomendados, como assassinatos e, em sua maioria, contra profissionais que cobrem política. "O que permite isso, de alguma maneira, é a inércia do Estado. O Estado brasileiro precisa reagir à altura do problema. O problema não é pequeno, não é simples, não diz respeito apenas a esse ou aquele jornalista, a essa ou aquela ONG ou empresa", afirma.

Apesar disso, para ele o mal não está na política em si mesma, mas "numa política privada que não dá conta da sua tarefa que é produzir o bem público. "Temos que exigir uma moralidade política, uma transparência, uma reforma política que permita uma maior cobrança e que ela não seja tida como uma afronta contra esse e aquele", ressalta.

Schröder defende uma ação do Estado. "As pessoas continuam matando porque se sentem legitimadas e sabem da impunidade. Estamos, de novo, atrasados. E não foi por falta de alerta dos jornalistas brasileiros, de fora do Brasil, de organizações nacionais e internacionais", opina.

Mataram o Kennedy errado
Kennedy Alencar tem muita experiência na cobertura de política, especialmente nos bastidores. Em Brasília desde 2000, o jornalista afirma que nunca passou por nenhum risco envolvendo a cobertura, mas sente uma agressividade muito grande na internet. "Há muita agressividade com as pessoas que fazem a cobertura política, numa tentativa de rotular. A mesma entrevista, a mesma notícia ou a mesma nota tem várias interpretações. O anonimato favorece isso", diz. 

Alencar acredita que essa interação faz parte do debate público, por isso faz questão de ler todos os comentários. "No Twitter, quem eu acho que é desrespeitoso, agressivo, eu bloqueio. Se a pessoa apresenta uma crítica civilizada, embasada, replico. Mas leio tudo. Não é possível ser jornalista, no mundo de hoje, na transparência, e não conviver com todo tipo de crítica", afirma. 

O jornalista lembra que em 1999, quando estava na Folha de S.Paulo, Antonio Carlos Magalhães mandou uma carta para o jornal dizendo "mataram o Kennedy errado". "Achei que a melhor maneira de respondê-lo era expor tudo publicando como ele lidava com jornalistas", recorda. Hoje, ele acha o episódio engraçado.

Em dias de campanha é comum ver candidatos cercados por microfones, gravadores, câmeras e repórteres em busca de uma declaração. Mas também há todo o aparato de segurança do político, além de seus apoiadores, que tentam justamente blindá-lo. "Lidar com a militância política não é fácil porque às vezes eles acham que nós somos culpados por muita coisa, e não somos. Estamos apenas fazendo nosso trabalho", afirma Gustavo Uribe, repórter de política há cerca de cinco anos. 

Uribe, que passou pelo Diário do Grande ABC, pela Agência Estado e atualmente está em O Globo, enfrentou pelo menos dois problemas com militantes. "Na primeira eu levei um chute nas costas de um militante petista, que começou a falar que eu não deveria perguntar essas coisas [sobre mensalão], que era da mídia golpista. Caí, meus colegas de trabalho me ajudaram. Teve outra vez que os jornalistas estavam no 'chiqueirinho da imprensa', e os militantes começaram a bater nas grades, ameaçando", lembra ele, sobre dois eventos com a presença do ex-presidente Lula. 

Além de ter vivido momentos de tensão, o jornalista lembra de colegas que já passaram por situações semelhantes, como um repórter agredido por um segurança do Serra, durante campanha em 2012. "Estamos trabalhando, não temos que ser agressivos. Nessas horas temos que manter a calma e conversar com as pessoas", diz. "Em política você recebe informações de todos os lados. Para quem cobre política todos os anos são importantes, mas o peso do jornalismo político cresce em ano eleitoral. Os partidos se atacam entre si, você está no meio no furacão, no meio da troca de tiros. Tem que tomar muito cuidado para não pegar no revólver de qualquer lado", compara.

Ricardo Chapola, repórter de política do jornal O Estado de S.Paulo há três anos, também recorda momentos de tensão na cobertura diária. Em 2013, um erro do Ministério Público o colocou como requerente de uma investigação contra Celso Russomanno, então candidato à prefeitura de São Paulo. "Sofri ameaças do assessor dele, que foi para cima de mim, apontou o dedo na minha cara e disse ‘você vai se ver comigo’. E o presidente do partido fez um monte de comentários sobre mim, me difamou, disse que eu sou um exemplo de jornalista que não deve ser seguido", lembra.  

Outro episódio ocorreu durante a prisão dos investigados do mensalão. "Os militantes ficaram revoltados com a presença da imprensa em geral e começavam a distribuir cotoveladas, quando a gente chegava perto de advogados e familiares. Eu não retruquei, não fui para cima, mas também sobrou para mim", explica. 

Apesar disso, ele acredita que os jornalistas que cobrem "Cidades" estão muito mais sujeitos a passar por esse tipo de situação. "Vai ser um ano difícil, porque vai misturar os protestos, política, esportes, pessoal na rua. Vai ser meio samba do crioulo doido", afirma. 

Uribe, de O Globo, também acredita que o ano será difícil. Ele, que cobriu as eleições de 2008, 2010 e 2012, espera que em 2014 a disputa seja boa e ampla. "As manifestações de junho mostraram que o eleitor está buscando alguma coisa diferente, nova, mas que não se identifica com os atuais candidatos. É um ano mais imprevisível que 2010", finaliza.