Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: setembro 2014

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Governadora inaugura Centro de Especialidades Médicas do Diamante

O Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico por Imagem do Diamante foi entregue à população de São Luís ontem, pela governadora Roseana Sarney. Na nova unidade de saúde, a população terá acesso a consultas em mais de 20 áreas, contando com o atendimento de 60 especialistas em dois turnos de trabalho. No local, também funcionará o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen), que, além de análises clínicas, prestará serviços de saúde pública com a Vigilância Sanitária e controle de endemias.

A governadora Roseana Sarney afirmou que a reabertura da unidade de saúde do Diamante é muito mais que uma reinauguração. Ela representa o avanço que o Maranhão tem registrado na área de saúde pública nos últimos anos. "Essa unidade de saúde foi planejada para ser um centro de especialidades e diagnósticos para aliviar a rede hospitalar de São Luís, que está cada vez melhor estruturada com e profissionais, serviços e equipamentos de ponta", afirmou.

Após descerrar as placas de inauguração do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico por Imagem do Diamante e do Lacen, Roseana Sarney, acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde em exercício, José Márcio Leite, funcionários da SES e outros secretários de Estado, visitou todas as instalações da unidade de saúde para conhecer as novas instalações e destacou a relevância social do centro. "Hoje devemos considerar a longevidade da população. Isso nos alerta para um investimento maior nas questões de saúde", ressaltou.

Instalações - Localizado no prédio do antigo PAM Diamante, no bairro Diamante, centro de São Luís, a unidade tem dois andares. No térreo, funcionam o setor de exames especializados, nove consultórios para atendimento ambulatorial e uma unidade de tratamento fora do domicílio (TFD). No andar

superior fica a nova sede do Lacen, responsável pelo diagnóstico laboratorial de média e alta complexidade, atendendo às vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental dos 217 municípios do estado.

Na manhã de ontem, já havia pacientes buscando atendimento na unidade de saúde, como o aposentado Raimundo Félix Oliveira, de 47 anos. Morador da cidade de Cantanhede (a 176 km de São Luís), que há 12 anos se trata de uma doença pulmonar. "Eu já fazia tratamento aqui antes de fechar para reforma. Sempre que venho a São Luís fico hospedado no Centro. Quando passei pela manhã e vi o PAM Diamante aberto, resolvi entrar para saber como está o funcionamento agora", afirmou.

De acordo com José Márcio Leite, 60% dos casos mais simples são resolvidos pela rede de atenção primária, mas em outras situações as equipes médicas suspeitam que o diagnóstico possa ser mais grave, o que será confirmado no Centro de Especialidades Médicas do Diamante. "Aqui é uma unidade ambulatorial, onde os pacientes em suspeição de diagnóstico terão confirmados ou não seu problema de saúde e, havendo necessidade de um procedimento de média ou alta complexidade, ele será encaminhado automaticamente para a unidade de saúde em que fará sua cirurgia", explicou.

Ainda conforme José Márcio Leite, a unidade de saúde funcionará com 20 médicos especialistas em três turnos, das 7h às 11h, das 11h às 15h e das 15h às 19h. "Inicialmente, atenderemos apenas nos dois primeiros turnos, mas ainda este ano estaremos com os três turnos funcionando", informou. Ele disse também que agora o paciente será acompanhado pelo Centro de Especialidades Médicas do Diamante.

Lacen - O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) é outro serviço que melhorará o atendimento em saúde no estado. No local, será feito o controle de qualidade dos alimentos e a prevenção contra contaminação dos alimentos nos mais diversos processos, exames hematológicos, citológicos, imunológicos, exames biomoleculares e sorológicos para portadores do vírus HIV, auxiliando no tratamento oferecido no Hospital Presidente Vargas, na Jordoa.

O Lacen também fará exames malacológicos, identificando parasitas do corpo humano, e o controle de endemias, reforçando as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. "Hoje a eficiência na saúde pública tornou-se uma realidade. O Lacen é um retrato disso. Além de novos serviços, vamos contribuir para pesquisa e ensino nas áreas de saúde e bem-estar", disse o diretor geral do Lacen, José de Ribamar Oliveira Lima.

Soldado da aeronáutica é preso pela PM

No início da madrugada desta segunda-feira(30 de setembro), o militar da aeronáutica José de Souza Brito Jr,  20 anos, foi preso numa blitz da PM na região do Turu. 

O militar estava dirigindo o veículo Fiesta de placa HPS-5664(Maranhão). No carro dele, os policiais encontraram dois revólveres calibre 32. José de Souza Brito Jr, foi preso por porte ilegal de arma de fogo, levado para o Plantão do Cohatrac. 

O militar da aeronáutica, segundo a ocorrência 5.974/14, estava com seis munições. A partir de agora à investigação será da Polícia Civil do Maranhão.

O resumão dos fatos policiais

São ocorrências dos plantões da Polícia Civil, região metropolitana de São Luís. Flávio do Nascimento Santos, 26 anos, foi vítima de um assalto na Estrada da Maioba, no início da madrugada  desta terça-feira(30 de setembro). Levaram um quadriciclo que era conduzido pela vítima.

Duas motos foram roubadas na ilha, no Plantão da Cidade Operária, Rogério Wendel Silva Corrêa, pediu apoio dos investigadores para tentar localizar uma moto preta de placa OXU-7847, que foi roubada na região do São Cristovão.

No Araçagy, Edson Barbosa Lima, 34 anos, tsmbém foi vítima, levaram dele uma moto broz OIY-7836. Até agora nenhuma pista do paradeiro das duas motocicletas.

Jeferson Leandro Pereira, 20 anos, portava um revólver 38 e foi preso pela PM no Conjunto São Raimundo. Jeferson conduzia à motocicleta de placa NNE-6541(vermelha).

Na Vila Cristalina, próximo do Shopping da Ilha, os policiais prenderam   Luis  Felipe Araújo Cantanhede e Jhones Arnóbio dos Santos. Os dois, segundo o pessoal da PM, estavam traficando crack.

Para encerrar, no bairro do João de Deus, Érico Francisco Santos Ferreira, teve um veículo Sandero/prata roubado. O carro pode ser identificado pela placa NNW-7223(Maranhão).

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Quadrilha é presa pelo 8º BPM

Foram presos pelo Serviço de Inteligência do 8º Batalhão de Polícia Militar. Emanuel Ramos Pinheiro, Wellerson Hernandes Vieira Souza, Mario Henrique Ribeiro Fonseca, Alexandre Renan Araujo Alves, Renato Coelho Nunes e Nubia Carolina Rocha Marques.




Todos são acusados no roubo de 25 mil reais em uma peixaria no centro de São Luís. O dinheiro era do Comerciante Afonso Celso Cunha Castro.


Com os suspeitos, os policiais encontraram 6.492 reais em espécie e um revólver 38 com 5 munições intactas,10 trouxinhas de maconha, cocaina e cinco celulares. Todos foram levados para à Delegacia de Roubos e Furtos de São Luís.

Mãe e filha presas na Baixada Maranhense

Prisões efetuadas pelo pessoal da Polícia Civil, equipe da cidade de Cururupu.  Dalvilene Coelho Reis e Regina Coelho Reis,  foram transferidas para a delegacia regional de Pinheiro.


As duas, mãe e filha, segundo os investigadores, são traficantes de crack. Com elas, os policiais apreenderam  mil reais, dinheiro todo trocado.  Dalvilene e Regina Coelho Reis, foram presas em um estabelecimento comercial de Cururupu.


As duas foram autuadas pelo Delegado Luis Campelo dos Santos. Mãe e filha, já vinham sendo investigadas pela Polícia Civil.

Menor P na prisão

Alexandro Olveira Ribeiro, conhecido como menor "P" foi preso  pela Superintendência de Polícia Civil(SPCC), em um condomínio no bairro do Turu. Menor "P" comandou aquela chacina no dia 24 de agosto deste ano, quando três pessoas foram executadas em frente à Patrimônio Show no centro de São Luís.


Entre os mortos, Franciana Vieira Uchôa, 40 anos e Ailton Marinho, 33 anos, vítimas do tiroteio que não tinha nada com à confusão. O alvo era Carlos Fabricio Lima dos Santos, 24 anos, que foi executado.


Com o Menor "P", os investigadores prenderam Edson Pinto Diniz, Iolete Reis Rodrigues  e um adolescente de 17 anos. Fotografias mostram o momento da prisão da quadrilha. Todos foram levados para à Delegacia de Homicídios da capital maranhense.

Menor "P", confessou que participou da chacina. Segundo ele, "Fabrício foi executado porque matou dentro do presídio Diego Laranjeiro, crime registrado em 2013 no CDP".  De lá pra cá, várias pessoas foram assassinadas, entre elas, o Vendedor de Frutas, Domingos Pereira Coelho, 58 anos, conhecido como "Laranjeiro", que era pai do Diego. 

Com o bando do Menor "P", os policiais apreenderam uma pistola ponto 40. 

Parceria da Força Nacional é com os CPM's


Os dois comandos da região metropolitana de São Luís, CPM1 e CPM2, com abrangência  em toda à ilha, estão atuando em parceria com o pessoal da Força Nacional de Segurança. Às operações começaram no fim de semana.

Segundo o Comandante da PM, Coronel Zanoni Porto,  "esta parceria com à força vale para o policiamento de toda à ilha". Estrategicamente  foi melhor inicar o trabalho em conjunto com os CPM's que atuam em São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, disse o Comandante.


Sobre as eleições 2014, quarta-feira(1º de outubro), está marcada uma reuniào pela manhã com oficiais que irão atuar no dia votação. Na quinta-feira, começarão a ser distribuídos os militares que vão trabalhar no dia do pleito em municípios do interior maranhense.

Zanoni Porto, confirmou que encaminhou ofício para à FMF(Federação Maranhense de Futebol), pedindo o adiamento do jogo do Moto contra o Ituano, marcado para sábado, 4 de outubro, no Estádio Csdtelão, em São Luís, partida vãlida pela sêrie D do Campeonato Brasileiro.

No fim de semana está parceria do CPM2 com o pessoal da Força Nacional de Segurança, prendeu uma quadrilha que tinha matado dois e baleado cinco na Cidade Olimpíca.

Fuga na unidade da FUNAC do Vinhais

PM e Polícia Civil, que ainda tentam recapturar fugitivos do Complexo de Pedrinhas, de onde fugiram durante este mês, 49 detentos de duas unidades prisionais, terâo que ocupar policiais para localizar e apreender sete adolescentes que fugiram da Unidade da FUNAC do bairro do Vinhais, chamada de Canaã.

Os adolescentes fugiram por meio de um buraco, o caso foi comunicado à Polícia Civil. A fuga foi na madrugada de domingo e até agora nenhuma pista dos fugitivos. Moradores do Vinhais vivem assustados com esta unidade  da FUNAC, localizada em uma parte do bairro que tem uma grande quantidade de casas.

Resumão dos fatos policiais

No bairro do Anjo da Guarda, o comerciante Reginaldo Cavalcante Cardoso, foi vítima de um assalto audacioso, o que chamamos na linguagem policial de "parada dada". Bateram no portão da casa do empresário, pediram água para botar no radiador de um carro que estaria no prego, quando Reginaldo abriu o portão, três bandidos anunciaram o assalto.

Levaram do comerciante 48 mil reais, 900 dólares, jóias e cinco celulares. Nenhuma pista dos assaltantes. O assalto foi no domingo. O comerciante seria proprietário de um mercadinho no Anjo da Guarda.

Os ladrões de carro voltaram   a   agir, Francisco Carlos Monteiro da Silva, 42 anos, teve a camionete  roubada, uma Hilux/prata, placa NXD-0977.  No bairro do Turu, José Nirley Ribamar Araujp Neves, 33 anos,  foi vítima de 10 bandidos, levaram  dele um celta preto, placa NXH-9252.

Duas prisões por porte ilegal de arma na capital maranhense. Lucas  Ruan Azevedo Ramos, 18 anos, foi preso com um revólver 38. Um adolescente também foi apreendido, portava um 38. Os dois foram levados para o Plantão da Polícia Civil.

Na Vila Brasil, o adolescente Marcelo de Moraes Moura, 16 anos, foi assassinado. Os suspeitos deram três tiros no menor, o corpo deu entrada no IML(Instituto Médico Legal).

Mortes nas rodovias federais do Maranhão

Somente no domingo(28 de setembro), foram 11 acidentes com seis feridos e três mortes, informações  confirmadas pela Superintendência de Polícia Rodoviária Federal no Maranhão.
No município de Sítio Novo, Km 472, BR226, ocorreu uma colisão frontal  com uma Honda  e uma carreta.   O motociclista morreu no local.

Em Santa Inês, Km 235, BR-316,  também  teve acidente fatal com uma moto e um Fiat palio. O motoqueiros não resistiu aos ferimentos.

Em Bacabeira, o acidente foi no  Km 35, BR-135, na noite de domingo. Morreu uma pessoa que estava em uma camionete, o veículo teria batido em um ônibus.

Os nomes das vítimas não foram revelados pela PRF. No fim de semana em várias operações, foram apreendidos veículos irregulares.  Uma camionete e um gol, com adulterações estão no pátio da PRF em Caxias.


Polícia prende quadrilha que matou dois em São Luís


Cinco foram presos pelo pessoal do 6º BPM e Força Nacional de Segurança. Nas proximidades de um posto de lavagem na Cidade Olímpica, eles tinham acabado de executar duas pessoas nas proximidades de um posto de lavagem.

Morreram Tiago Nascimento da Silva, 25 anos, conhecido como Romário e Lael Ferreira de Souza, 19 anos. Outras cinco pessoas foram baleadas, Andersson Serra Costa, foi levado para o hospital em estado grave.

Foram presos, Francisco das Chagas Cosmo da Costa, 25 anos, o Cocada, Udson  Souza, 25 anos,  Marcelo Cândido Souza Neto, 26 anos, José de Ribamar Figueredo Cutrim, 24 anos, chamado de Neto e José Expedito de Souza da Silva, 24 anos.

Todos estavam no corsa Classic, placa NMR-4029, bem armados. Os policiais apreenderam cinco armas de fogo, quatro revólveres e uma pistola.

Acusado de esquema de saidinhas bancárias é preso em São Luís

Um homem identificado como Sandro Rodrigo Souza Leão, natural do Pará, foi preso na madrugada de sábado (27), na Grande Ilha, suspeito de participação em saidinha bancária no bairro da Alemanha, nas proximidades da agência do Banco do Brasil, quando o acusado – acompanhado por outras três pessoas – tomou da vítima uma quantia de R$ 5 mil. De acordo com o Comando de Policiamento da Área Metropolitana (CPAM II), responsável pela prisão, o suspeito é acusado de participação em, pelo menos, 90% das saidinhas bancárias nos últimos seis meses. A polícia ainda investiga a origem dos outros membros da quadriha composta pelo paraense.

Na prisão, também foram apreendidos documentos, celulares, joias e relógios. De acordo com o coronel Sá, responsável pelo CPAM II, o acusado já havia sido preso outras quatro vezes pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e tem uma condenação de cinco anos. “Trata-se de um elemento perigoso que, graças ao trabalho da polícia, conseguimos efetuar sua prisão. Com certeza, teremos um risco menor deste tipo de crime na capital maranhense, graças à sua prisão”, disse.

A polícia também informou que o acusado foi liberado da prisão onde cumpria pena na Casa de Detenção do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, após ser beneficiado com o esquema descoberto há algumas semanas e liderado pelo ex-diretor da Cadet, Cláudio Barcelos. “Também descobrimos, por meio do nosso serviço de inteligência, que, além de participação em saidinhas bancárias, também foi beneficiado na saída desses presos de uma unidade de Pedrinhas”, disse.

Após a prisão, Sandro Rodrigo foi apresentado ainda na madrugada de sábado no Plantão Central da Beira-Mar e, em seguida, encaminhado para a sede da Seic, no Bairro de Fátima, onde prestou depoimento. O acusado foi transferido para o Complexo de Pedrinhas, onde aguardará para responder por seus crimes.

Outros casos - No dia 25 de maio deste ano, a Polícia Civil prendeu integrantes de uma quadrilha especializada em saidinhas bancárias que agia em São Luís. Foram detidas quatro pessoas oriundas do estado do Pará e encaminhadas para a Seic, onde foram autuadas por formação de quadrilha.

Foram presos Jean Jaques Pinto Belém, conhecido como Índio, de 25 anos; Edijones Poter dos Santos, de 35 anos; Brian Santana Cordeiro, de 28 anos, e José Maria de Souza, conhecido como Camarão, de 41 anos. Com o quarteto, foram apreendidos armas de fogo, munições e veículo que era utilizado para a prática do crime.

Com eles, foram encontrados um revólver calibre 38 da marca Taurus e uma pistola calibre ponto 40 e modelo PT-940 da mesma marca, além de várias munições. Durante a operação, também foi apreendido um veículo modelo Crossfox de cor prata e placas NXB 2278, que era utilizado nas práticas criminosas.

Os suspeitos foram conduzidos para a sede da Seic, no Bairro de Fátima. Em seguida, os policiais se dirigiram a um apartamento de propriedade José Maria de Souza, o Camarão, no bairro Turu, onde encontrou um revólver calibre 38 municiado e que também era utilizado para a prática dos delitos.

Thiago Bastos
Da equipe de O Estado

domingo, 28 de setembro de 2014

Morre Aldionor Salgado

O Hospital Universitário confirmou a morte do jornalista Aldionor Salgado, que teve uma grande participação na vida pública do Maranhão, como político e assessor de comunicação. 

Aldionor Salgado era funcionário da UFMA, atuou por várias vezes nas gestões do ex-prefeito e ex-governador Jackson Lago. Militante da esquerda, recentemente o jornalista coordenou a assessoria de comunicação da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), na gestão de Carlos Rogério.

O corpo está sendo velado na Câmara Municipal de São Luís.

Homem é preso por estupro na cidade de Timon


Foi preso pela Polícia Militar um homem identificado como Gilson Nascimento Sousa, de 33 anos, natural de Teresina. Segundo informações, ele foi detido depois de ter cometido um estupro em uma mulher na cidade de Timon.

De acordo com informações, Gilson teria ameaçado a vítima. Porém, ela acionou a polícia, que efetuou a prisão do criminoso.

Gilson confirmou à polícia que já havia sido preso em Brasília por assalto e tráfico de drogas e, atualmente, era considerado foragido. Ele foi autuado em flagrante pelo delegado Marcus Vinícius, da Polícia Civil.

sábado, 27 de setembro de 2014

Tributo ao Rei do Baião 2014

Está com quase toda programação definida. O maior encontro de sanfoneiros do Maranhão, está marcado para o dia 6 de dezembro, sábado, a partir das 15 h.

Participação dos grupos de forró de várias partes do Maranhão e do Piauí. O cearense Raimundo Fagner confirmou que estará no Tributo deste ano. O local será definido na semana que vem.


Trio Nordestino é outra atração da homenagem de dezembro ao Rei do Baião. Raimundinho do Forró e o grupo pé no chão,  Kambada do Forró, Trio Ilha, Forró Pegado, Marinaldo do Forró, Eliésio do Acordeon, Nildo Potiguar, Forró do Cabo Zé, Antonio Neto, Ruy Mário, Edson do Acordeon, Tiburcio Bezerra, Poeta Edvaldo de Pedreiras  e tantas outras personalidades da música regional, estarão no palco do Tributo.


Outras atrações ainda estão sendo definidas. Raimundo Fagner, vai fazer uma grande homenagem ao Rei do Baião.  Reconhecimento também aos saudosos Dominguinhos, João do Vale e Sivuca. O Tributo ao Rei do Baião, está comemorando o 10º ano.  Obrigado com antecedência   aos   colaboradores. Aguarde informações sobre à venda antecipada de ingressos.

Mais uma...

É difícil até precisar, quantas agências bancárias já foram destruídas no Maranhão pelos grupos armados que amedrontam e invadem às cidades.

O alvo agora foi o Banco do Brasil de Cândido Mendes. Fotografias mostram o rastro de destruição, após à explosão. No interior maranhense, ninguém quer morar perto de agência bancária. 


Na ação da madrugada deste sábado(27 de setembro), os bandidos chegaram a trocar tiro com os bandidos. Ninguém foi preso, levaram uma quantia não revelada pelo BB. 


Geralmente quando acontece esse tipo de crime, o banco manda fechar à agência por uma temporada. Quem fica no prejuízo em todos os sentidos é à população.

O rei das saidinhas bancárias está na prisão

Preso pelo serviço de inteligência do CPAM II(Comando do Policiamento da Capital).
Sandro Rodrigo Leão e a quadrilha dele, segundo o pessoal do Serviço   de Inteligência da   Polícia   Militar,   é responsável por 90% das saidinhas bancárias em São Luís nos últimos seis meses, já foi preso 4 vezes e em todas elas foi levado para à SEIC. atualmente está  com uma condenação de 5 anos, foragido da CADET saiu no esquema do diretor que foi preso recentemente por corrupção.



Sandro  Rodrigo  Souza  Leão, é  natural do PARÁ, velho conhecido das autoridades policiais de São Luís. Foi preso por praticar um assalto perto da agência do BB do bairro da Alemanha, crime cometido com ajuda de mais três bandidos. os outros suspeitos fugiram. Na ação criminosa, os indivíduos tomaram da vítima a quantia de R$ 5.000,00.



Sandro, o Rei das Saidinhas Bancárias, foi para o Plantão da Reffesa e SEIC.


FITERT elege nova diretoria em chapa única por unanimidade



A Federação Interestadual dos Trabalhadores de Radiodifusão e Televisão realizou hoje (27), Plenária Eleitoral para eleição da diretoria que ficará no triênio 2014/2017. Encabeçada pelo atual coordenador-geral José Antônio, a chapa vencedora foi eleita por unanimidade, pelos votos de 177 delegados, havendo duas abstenções.

A comissão eleitoral foi composta por representantes do Fórum Nacional da Democratização da Comunicação, da Central Única dos Trabalhadores, da ABRAÇO e membros organizacionais e jurídicos da Federação dos Radialistas.

O Maranhão manteve firme sua posição na Federação, votando unificadamente para a chapa vencedora e ainda tendo um representante em sua composição: Jota Kerly, que assume a suplência da Diretoria Executiva pela segunda vez. Kerly também representa o Maranhão como delegado permanente do SINRAD-MA na Federação, assim como o advogado e jornalista Josemar Pinheiro.

Votaram nove delegados do Maranhão:

Adilson Carlos (Educadora AM), Antônio José Amorim (São Luís AM e Educadora AM), Osvaldo Maya (TV Maranhense), Ramayane Garcez (TV Cidade), Danilo Quixaba (Mirante AM e Rádio Anarquia), Jhonatan Philip (TV Cidade), Josemar Pinheiro, o Secretário de Finanças Jota Kerly e o presidente do SINRAD-MA José Santos.



A nova diretoria da FITERT se compõem desta forma:

Coordenador-Geral: José Antônio (SP)
Secretário-Geral: Andreia do Sol (RJ)
Tesouraria: Jota Filho (PI)
Secretário de Informação Sindical: Antônio Araújo (PA)
Secretário de Política Sindical: Fernando Cabral (SE)
Secretária da Mulher: Teresa Cristina (PE)
Secretário de Imprensa: Nascimento Sival (MG)
Secretaria de Registro Profissional: José Henrique (RS)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Acidente interdita BR-135

O acidente foi no quilômetro nove, uma
batida lateral seguida de colisão com um poste, interditou à entrada de São Luís. Levantamento preliminar feito pela PRF, aponta que o acidente aconteceu depois que uma carreta foi ultrapassar um ônibus e fechou um automóvel Focus prata, de placa NWS/0669, conduzido por Adriano Tinoco Pinheiro. 


O carro foi projetado para o canteiro central da rodovia e colidiu com um poste, que caiu na rodovia.

 O Motorista do Focus que estava consciente, informou aos policiais que sentia dores no tórax. Ele foi levado para o hospital. A rodovia foi totalmente liberada logo após à retirada do poste e o trânsito voltou ao normal.

Caso do Pedreiro Ribamar

O fato foi no dia 31 de outubro de 2011, bairro da Forquilha, em São Luís. O Pedreiro José Ribamar Vieira Batista, 46 anos, segundo às investigações da Polícia Civil, foi vítima de dois militares.

O Cabo PM  Joniel Ribeiro e o Soldado Francisco Silva, acusados na morte do Pedreiro, devem participar no dia primeiro de outubro, às 8:30 h de uma audiência de instrução e julgamento na quarta vara do tribunal do júri de São Luís.  

Para os familiares, José Ribamar Vieira Batista, foi vítima de um crime de tortura seguido de morte. À quarta vara do tribunal do júri fica no Fórum Zdesen segador Sarney Costa.

Prefeito Edivaldo recebe Plano Municipal de Cultura

O prefeito Edivaldo recebeu, nesta quinta-feira (25), o Plano Municipal de Cultura, elaborado pelo poder público municipal e sociedade civil, que juntamente com outros instrumentos, consolidarão o Sistema Municipal de Cultura em São Luís. O documento foi entregue ao prefeito pelos presidentes da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, e do Conselho Municipal de Cultural, Elizandra Rocha, na presença de diversos representantes de segmentos culturais.

A elaboração do Plano Municipal de Cultura remonta mais de uma década. Há dois anos, o trabalho foi intensificado, sendo impulsionado com a adesão da Prefeitura de São Luís ao Sistema Nacional de Cultura oficializado em janeiro deste ano em acordo de cooperação técnica. No ano passado, por meio da Func, a Prefeitura promoveu a 4ª Conferência Municipal de Cultura.

No conjunto de instrumentos que devem ser encaminhados à Câmara Municipal ainda este ano, constam duas alterações de leis, como da Lei de Incentivo à Cultura, desativada há mais de 10 anos, e da Lei do Fundo Municipal de Cultura. Ao todo foram apresentadas ao prefeito cinco minutas de projetos de lei a serem encaminhados ao Legislativo após parecer da Secretaria de Governo.

Entre os documentos entregues ao prefeito Edivaldo, há a sugestão da criação da Secretaria Municipal de Cultura. “Este é um dos nossos compromissos com a cidade. Ainda na nossa gestão criaremos a Secretaria de Cultura. Estamos estudando a superação de limitações orçamentárias para encaminharmos a proposta à Câmara”, disse o prefeito.

O presidente da Func, Francisco Gonçalves, destacou que o Plano Municipal de Cultura estabelece metas para os próximos dez anos. “Estamos entregando ao prefeito um conjunto de documentos e minutas de projetos que regulamentam todo o Sistema Municipal de Cultura”, afirmou.

A presidente do Conselho Municipal de Cultural ressaltou que o plano resultou de um pacto entre sociedade civil e poder público municipal. “Com a aprovação de todos estes instrumentos, São Luís estará apta a receber recurso direto do Ministério da Cultura fundo a fundo”, esclareceu Elizandra Rocha. A partir da aprovação dos instrumentos, São Luís passa a constar na lista de municípios em posição de prioridade para receber recursos do governo federal.

Quem manda nos presídios de São Luís?

O Serviço de Inteligência das policiais do Maranhão, não  deve divulgar o oficial, à Sejap tem afirmado que os lideres de facções  criminosas não   estariam satisfeitos com às transferências para o novo presídio   da   capital maranhense(Penitenciária São Luís III) e que seria esse o principal motivo dos ataques ordenados de dentro do Complexo Penitenciàrio no fim de semana passado em várias partes da ilha.

Ninguém pode descartar outros motivos.  Agora, o principal deles precisa ser dito. Grande parte da revolta dos presos, foi  com à possibilidade do Coronel Ivaldo Barbosa, Assumir o cargo de Secretário de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão.


Antes dos ataques, logo depois da saída do Delegsdo Sebastião Uchôa da direção da Sejap, o nome de Ivaldo Barbosa, era o mais cotado, defendido pela maioria da população  por meio das redes sociais e das emissoras de Rádio e TV. Ivaldo Barbosa, Comandante do Policiamento Especializado da PM, chegou a dizer em entrevista que estava pronto para assumir. 

Perguntado sobre os problemas   no Complexo de Pedrinhas, se tinha jeito,  o Coronel disse, "que à lei de execução penal,  precisa ser cumprida no sistema prisional do Estado", afirmou ainda "que só não  tem tem  jeito para à morte".

Depois dessas.  declarações,   no sábado(20 de setembro), iniciaram os ataques na região metropolitana de São  Luis do Maranhão.

O Governo do Estado no início desta semana, confirmou o nome do novo Secretário, o Defensor Público, Paulo Costa, que já assumiu. Resumindo tudo, os presos do Complexo de Pedrinhas não querem nem ouvir falar em fim de regalias. Ivaldo Barbosa, defende mais rigor em todas às unidades prisionais de São Luís.

Resumão do Blog

Vamos começar pelos homicídios. Josivaldo Ribeiro de Souza, 29 anos, foi assassinado no bairro Cruzeiro do Anil.  Na Cidade Olimpica, José Silvestre dos Ssntos Silva, 45 anos, foi vítimas de vários disparos de arma de fogo, o autor do crime seria "Carlinhos Barroca", que estão foragido.

Autuação em flagrante. Ilk ruy Vieira Paiva e Wendersson Santos Oliveira, com uma arma de fabricação caseira, assaltaram uma pessoa e foram presos logo em seguida pela PM. O fato foi na Vila Riod.

Na Ponte Bandeira Tribuzzi no Jaracati, Amaury Costa Ferreira Martins, 47 anos, perdeu uma moto de placa NXL-3045, depois de um assalto que teria sido praticado por dois bandidos.  Nesse caso , os criminosos agiram por volta das quatro da madrugada desta quinta-feira(26 de setembro).

Três ônibus foram assaltados, Estrada da Raposa, Avenida dos Africanos e avenida Vitorino Freire. No bairro do Cohafuma, bandidos invadiram uma casa na rua da filosofia, humilharam os moradores da residência, levaram um carro, jóias e equipamentos eletrônicos. O caro é um Fox de placa  OXU-0013(prata).

No bairro do IPASE, uma quadrilha  caiu, Railton de Souza Leal(Morcegão), Franklin Ferreira de  Souza, Sandro Jorge Cardoso,  Renato Melo Barbosa, Luiz Henrique Lopes Filho e Antonio Carlos Farias Soares, os seis estavam com uma pistola, 15 munições, maconha e cocaína.

Depois de Temer, Renan acusa PF de intimidar Lobão Filho no Maranhão

*da Folha de S. Paulo

Depois do vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusou nesta quinta-feira (25) a Polícia Federal de agir de forma "intimidatória" contra o candidato do PMDB ao governo do Maranhão, Edison Lobão Filho, que é filho do ministro Edison Lobão (Minas e Energia). Em ação orquestrada pelo comando do partido, a cúpula do PMDB decidiu reagir publicamente em defesa de Lobão Filho depois que a comitiva do candidato foi revistada por agentes da Polícia Federal na noite desta quarta-feira (24).

Os peemedebistas afirmam que a revista da Polícia Federal na comitiva de Lobão Filho tem como objetivo prejudicar sua candidatura ao governo do Estado.

O ministro Edison Lobão é ligado à cúpula do PMDB, especialmente a Renan e ao senador José Sarney (PMDB-AP).

De acordo com pesquisa Ibope do dia 20 de setembro, Lobão Filho (PMDB) aparece em segundo lugar com 27%. O ex-deputado Flávio Dino (PC do B) lidera a disputa ao governo do Maranhão com 48% das intenções de voto.

Em nota, Renan disse que ações baseadas em "denúncias anônimas", como teria sido o caso da praticada pela Polícia Federal, só "se prestam a explorações políticas" durante o processo eleitoral.

"As instituições brasileiras devem estar zelosas de suas funções sem, entretanto, descambar para a exploração político-partidária", atacou Renan.

O presidente do Senado também afirmou que Lobão Filho é um "senador no exercício de suas atividades político-partidárias" que foi abordado de forma "intimidatória e anômala" pelos policiais federais quando regressava de uma atividade político-partidária no interior do Maranhão.

Mais cedo, Temer também soltou nota para acusar a Polícia Federal de abordar o candidato de forma truculenta e "intimidatória". Temer disse que integrantes da Polícia Federal fizeram buscas na aeronave, nos automóveis e nas bagagens de membros da comitiva do candidato, que estava no aeroporto, "sob o pretexto de buscar recursos ilegais de campanha".

Em ligação ao vice-presidente Temer realizada no início da tarde, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prometeu apurar o fato.

O vice-presidente também afirma, na nota, que a "ação intimidatória" dos integrantes da PF não encontrou nenhuma irregularidade e foi baseada em denúncia anônima.

"No estado democrático de direito é inadmissível que forças policiais sejam instrumentalizadas para atingir candidaturas legitimamente constituídas", afirma Temer. "O procedimento foi baseado em denúncia anônima durante o curso da disputa eleitoral intensa", completou o presidente do PMDB.

Segundo integrantes do PMDB, seis homens que se identificaram como policiais federal abordaram Lobão Filho no aeroporto de Imperatriz e executaram a revista em toda a comitiva. O candidato, que havia participado de um ato de campanha na cidade, retornaria para a capital do Estado, São Luís. Os policiais, de acordo com os peemedebistas, receberam denúncia de que a comitiva de Lobão Filho transportava malas de dinheiro, mas nada foi encontrado na operação.

Nota da SEJAP

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap) informa que determinou o afastamento imediato de Carlos Eduardo Sousa Aguiar, diretor da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, e Elenilson Araújo, diretor administrativo da CCPJ de Pedrinhas, até que sejam concluídas as investigações sobre o vídeo do detento André Escócio de Caldas.

Além da Corregedoria da Sejap, a Superintendência de Investigações Criminais (Seic) - órgão da Secretaria de Segurança Pública (SSP) –, e a Polícia Federal também estão investigando o caso.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Contrabando no município de Estreito

Foi no sul do Maranhão que policiais rodoviários federais, apreenderam uma carga completa de mercadoria contrabandeada.


Foi no km 661 da BR 230, município de Estreito/ MA. Os policiais abordaram veículo Fiat de placa  JUN-6511.

O automóvel era conduzido por Inácio Vito de Lima Silva, que  transportava 2.978 unidades de produtos réplicas de grandes   marcas   configurando contrabando e falsificação.


Ocorrência encaminhada à Polícia Civil  na cidade de Estreito. 

Ladrão de moto na prisão

 Kelisson de Assis Machado, 30 anos, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal no Município de Bacabeira. Kelisson pilotava uma motocicleta roubada na cidade de Trizidela do Vale.


Ficou constatado que à placa original da moto é HPY 6500/MA. O condutor do veiculo, ao ser questionado, disse ter comprado a motocicleta em uma oficina mecanica na cidade de Bacabeira. Kelisson foi autuado em flagrante.

Traficante é preso na Rodoviária de São João dos Patos

Foi uma operação realizada pela equipe da Polícia Civil que trabalha no Município de São João dos Patos.  Talison  Jorge Cruz, foi preso na Rodoviãria da cidade quando  tentava embarcar para à capital maranhense.


Com o suspeito, os investigadores apreenderam  23 tijolos de maconha que saiu de Minas Gerais e tinha São Luís como destino certo. Talison foi autuado em flagrante   por   tráfico   de entorpecentes.


Foi  à segunda apreensão de maconha esta semana no interior maranhense. Em Buriticupu, os policiais localizaram cerca de 150 quilos com quatro prisões.

Intervenção na SMTT


Litia Cavalcante, Promotora do Consumidor de São Luís, em entrevista ao Blog, confirma que o Poder Judiciário pode decretar intervenção na SMTT, Secretaria de Trânsito e Transportes,  para garantir à realização das licitações da Biometria Facial, Bilhatem Eletrônica e no próprio sistema de transportes da capital maranhense.


Segundo a promotora, o prazo dado peja justiça será encerrado no dia 30 deste mês e até agora não foi cumprido  quase nada de uma decisão  judicial  do mês de maio deste ano. Para Litia, "às autoridades ligadas ao assunto, não tem interesse nenhum de resolver o problema das licitações".

"Sem as licitações nunca vai melhorar porque não tem concorrência pública", acrescenta a promotora do consumidor que cobra melhorias também nos terminais da Ponta da Espera, Cujupe e  embarcações que atende moradores da baixada maranhense e São Luís.

Confira em entrevista completa - 20 minutos - na íntegra:

Mais uma agência bancária é destruída no Maranhão

Segundo informações dos moradores de São   Vicente  Ferrer  na  Baixada Maranhense,  uma quantidade grande de bandidos, explodiu durante à madrugada desta quinta-feira(25 de setembro) à agência do Bradesco da cidade.

O barulho da explosão acordou boa parte dos moradores de  São Vicente Ferrer, felizmente ninguém ficou ferido.
Quantia levada também não foi revelada.

Pelas   informações   da SPCI(Superintendência de Polícia Civil do Interior), três suspeitos foram presos e um carro teria sido  localizado.

Os bandidos destruíram os caixas e quase toda agência bancária.

Resumão dos fatos policiais

Cinco acidentes nas rodovias federais do Maranhão na quarta-feira(24 de setembro), com  três feridos e três mortes. No município de São Mateus, BR-135, morreram duas pessoas  depois de um acidente com dois caminhões. À ocorrência foi no quilômetro 169. Os nomes  das  vítimas,   não.  foram divulgados. O outro acidente com morte foi. em Itapecuru, BR-222, lá morreu um motociclista.

Aqui na capital maranhense, o posto  de combustível Paloma foi assaltado no bairro do Renascença II. Dois bandidos em uma moto levaram do posto cerca de 1800 reais. Nenhuma  pista  dos assaltantes que fugiram em uma moto.

Na Vila Luizão, policiais militares prenderam Luis do Socorro Neves Jr, que tinha acabado  de roubar  uma motocicleta. Luís, foi apresentado no Plantão do Cohatrac. O suspeito foi preso com  ajuda do sistema de filmagem da USC(Unidade de Segurança Comunitária).

Fugitivo da Penitenciária de Pedrinhas foi reacapturado em São Luís. Intimar Silva, com ele, os policiais prenderam também, Ana Tereza Pires da Silva.

Tentativa de homicídio contra escrivão da Polícia Civil


O fato foi por volta das duas da madrugada desta quinta-feira(25 de setembro), em um ponto de venda de lanche no bairro do Cohatrac.

O Escrivão  da Polícia Civil Msranhense, identificado como Luis Henrique Reis, teria se envolvido em uma confusão e terminou sendo atingido por golpe de faca. O Escrivão foi levado para o Socorrinho do Cohatrac.

Luís Henrique Reis, não corre risco de morte. Ninguém foi preso pelas primeiras informações.

Também no Cohatrac, bandidos teriam tentado incendiar um coletivo. Como o fato não foi concretizado, os suspeitos abandonaram um carro que pode ter dado apoio à quadrilha.  Apesar de fotografias do automóvel ninguém registrou ocorrência na Delegacia.

Justiça determina nomeação de aprovados em concurso, em Buriti

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou a exoneração de pessoal contratado temporariamente por meio da Lei Municipal nº 530/2005, de Buriti, e a nomeação dos aprovados no concurso público de edital nº 001/2004. A decisão de primeira instância foi mantida, mas refomada para reduzir o valor da multa aplicada, de R$ 580 mil para R$ 250 mil.

Para o relator do processo, desembargador Jorge Rachid, o prefeito, embora tenha se esforçado, não demonstrou de forma inconteste o cumprimento da decisão de rescisão dos contratos temporários, além da abstenção de novas contratações, em prejuízo das nomeações dos aprovados em concurso.

A ação Civil Pública foi ingressada na Justiça de 1º grau pelo Ministério Público Estadual (MP), que alegou que o município realizou concurso público em 2004, para preenchimento de cargos efetivos em seis áreas, e que, em 2005, mediante lei municipal, fez contratações temporárias de pessoal nas mesmas áreas.

Na ocasião, o município afirmou ter realizado a contratação temporária de forma emergencial, a fim de manter a continuidade do serviço público, tendo em vista que o concurso público em questão estava sob investigação do próprio Ministério Público. Juntou aos autos decreto municipal com previsão de rescisão dos contratados temporariamente.

O MP solicitou que o requerido demonstrasse, caso a caso, as contratações e respectivas rescisões, o que foi acolhido em primeira instância. O município informou ter tomado as providências no sentido do cumprimento do decreto.

A Justiça de 1º grau julgou procedente a ação do Ministério Público, determinando a suspensão da contratação temporária, a exoneração dos já contratados e a nomeação dos aprovados em concurso, além do valor a ser pago, referente à multa aplicada em razão do descumprimento de decisão liminar anterior, que havia fixado multa diária de R$ 500, caso não fosse cumprida a ordem. O município, então, apelou ao TJMA, que concordou com o recurso apenas no pedido de redução da multa.

O desembargador Jorge Rachid verificou que o recorrente juntou aos autos vários documentos indicando a relação nominal dos supostos contratados temporariamente e suas respectivas rescisões. Todavia, disse ter notado que os documentos não foram suficientes como prova, visto que não têm validade conferida a todo ato administrativo, pois não houve demonstração de suas publicações.

Homem é assassinado a facadas no Mercado Central

Um assassinato no Mercado Central foi registrado, na manhã desta quarta-feira (24). De acordo com informações, a vítima foi identificada como Rogério Martinez de Oliveira.

Ele foi esfaqueado por uma pessoa conhecida apenas como "Irmão". O crime aconteceu dentro do Mercado Central, onde Rogéio teria sido golpeado três vezes por Irmão. A vítima ainda tentou correr, mas caiu na porta do local, onde morreu. A polícia realizou buscas com o objetivo de prender o suspeito, mas não teve êxito. A polícia ainda não sabe qual a motivação do crime.

Com texto de O Imparcial.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Mais um assalto

O oitavo na loja novo mundo da avenida Jerônimo de Albuquerque, região do bairro do Bequimão em São Luís. Virou uma grande onda de violência  e medo dos empregados.


Os bandidos estavam  em  duas motocicletas, quatro teriam participado da     ação     criminosa.
Levaram   60   celulares  da   loja, agrediram e roubaram jóias dos clientes.

Nenhuma pista dos suspeitos.

Estupradores são presos em Cajari

Nesta quarta-feira(24 de setembro), policiais da Delegacia Regional de Viana, comandados pelo Delegado Regional, Ricardo    Pinto   Aragão,     deram cumprimento ao Mandado de Prisão Temporária, contra Ledce Jonas Oliveira Silva, vulgo “Punu", 35 anos   e Manoel Oliveira Silva, vulgo “Café”.


Os dois são autores de crime de estupro praticado contra uma adolescente de 15 anos, segundo o pessoal da Polícia Civil. O fato ocorreu   no   povoado Bolonha, zona rural  do Município  de Cajari na Baixada Maranhense.

Depois da violência, os   acusados entregaram dois reais para à vítima e fizeram ameaça  caso o fato fosse comunicado à família dela. Os dois já confessaram que praticaram o estupro.

Fugitivo do CDP preso em Caxias

Prisão efetuada pela PRF(Polícia Rodoviária Federal) no Km 584 da BR-316, povoado Brejinho, município de Caxias. Os policiais  do GPT, recapturaram um dos fugitivos do CDP(Centto de Detenção Provisória), o Cadeião de Pedrinhas.

A fuga se deu no dia 10, deste mês, quando foi utilizado um caminhão tipo caçamba  para derrubar  parcialmente o muro do presídio. José Ribamar Campos Neto, 29 anos, vulgo "Campinho", da cidade de Viana/MA, cumpre pena por homicídio e já é a segunda vez que foge da unidade carcerária. 


O fugitivo estava com Claudio Kelson de Sousa Rodrigues, 23 anos, vulgo "Kaká", assaltante conhecido na cidade de Timon/MA. A dupla utilizava uma moto Honda Bross, placa OXU-4792/MA e portava um revólver calibre 38, com numeração raspada e carregado com 05 cartuchos. Ocorrência encaminhada à Policia Civil de Caxias.

Frota parada

A partir das 20 horas, está confirmada  paralisação do sistema de transporte da capital maranhense  e   região metropolitana de São Luís. Duas reuniões realizadas durante o dia, não conseguiram evitar à decisão dos Rodoviátios de parar toda frota na noite desta quarta-feira.


Na reunião da Secretaria de Segurança, ficou acordado que a partir desta quinta-feira(25 de setembro), será reforçado o trabalho dos corredores de segurança, passando de nove para 26 pontos em avenidas dos municípios da ilha.


Viaturas da PM, a partir de amanhã vão reforçar também os terminais de integração. Nesta quinta-feira, está acertado entre Sindicato dos Rodoviários, SET, SMTT e Secretaria de Segurança, que não   terá   mais paralisação  no sistema de transportes de São Luís.

Prefeito autoriza seletivo para agentes de saúde e de endemias

O prefeito Edivaldo autorizou a abertura de processo seletivo para contratar 551 novos agentes de epidemiologia e agentes comunitários de saúde. O seletivo será feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que publicará o edital ainda este mês. Serão 354 vagas para agentes comunitários e 197 para agentes de endemias e combate à dengue. Os salários alcançam até R$ 1,7 mil.

O fortalecimento da atenção básica de saúde é prioridade da gestão do prefeito Edivaldo, com ênfase para a saúde preventiva. A ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família está dentro desta meta. "Nós estamos trabalhando intensamente para estabelecer uma base sólida na rede municipal de saúde, o que envolve, além das melhorias estruturais que temos promovido, a ampliação do corpo funcional, para maior alcance dos serviços de saúde da população, com atendimento e prevenção", disse o prefeito Edivaldo.

Por meio de edital, será definido o número de vagas em cada um dos distritos nos quais o município está dividido na estratégia de saúde. Segundo a secretária de Saúde, Helena Duailibe, a contratação de agentes vai possibilitar, especialmente, a ampliação das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). “Esse seletivo será para suprir as vacâncias. Ao longo dos anos alguns agentes comunitários de saúde foram ascendendo, enfim, deixaram as equipes da saúde básica. Precisamos então investir na saúde preventiva”, explica a secretária.

O Município credenciou junto ao Ministério da Saúde (MS) 827 agentes comunitários de saúde. Segundo a secretária Helena Duailibe, após a contratação dos novos agentes, a Semus pretende solicitar credenciamento de mais profissionais junto ao MS.

“Com a atenção primária funcionando poderemos evitar que a população seja acometida por quase 80% das doenças comuns em atendimento. Esse conjunto de ações também resulta na redução das hospitalizações”, declara a secretária.

Dos sete distritos de cobertura do PSF estrategicamente trabalhados pela Semus, a área do Itaqui-Bacanga vai receber o projeto piloto de cobertura integral. A meta estabelecida é elevar a cobertura do PSF para 60% nos outros distritos até o ano de 2016. Atualmente a cobertura é de 34%, com expectativa de elevação em três pontos percentuais ainda este mês com a montagem de novas equipes do programa.

“Com as novas unidades básicas de saúde que estão sendo inauguradas, houve ampliação da cobertura da Atenção Básica. Na unidade do Turu, por exemplo, agora há quatro equipes onde trabalhavam apenas três”, lembra a secretária.

Em relação aos agentes de endemias, a Semus possui atualmente 97 profissionais. A ampliação do quadro, com mais que o dobro de profissionais, irá aumentar a cobertura de visitas a domicílio, implicando também em mais recursos para a saúde do município. “Com as novas contratações, poderemos fazer uma cobertura adequada em São Luís”, prevê a secretária.

Policiais civis suspendem movimento de paralisação

Foi uma decisão adotada em Assembleia da categoria, realizada na manhã desta quarta-feira(24 de setembro), em frente ao Plantão da Reffesa. 

Segundo Amon Jessen, Presidente da Associação  dos Servidores da Polícia Civil, " o movimento de parslisação  foi suspenso por causa   da sensação de insegurança na região metropolitana de São Luís". "Suspendemos o movimento em respeito à população", conclui Amon

.

Heleudo Moreira, Presidente  do Sinpol, "entende que é importante à mobilização da categoria, só que  os municípios da ilha precisam neste momento das investigações da Polícia Civil." A partir do dia 13 de outubro, serão retomadas às paralisões de advertência na instituição.

Ônibus circulam normalmente

Depois da paralisação de toda à frota de 
Ônibus da região metropolitana de São Luís, na noite de terça-feira(23 de setembro), os coletivos já  estão circulando na ilha.

O sistema  de transportes em São Luís na   noite   anterior   parou    por orientação do Sindicato dos rodoviários. Gilson Coimbra, Presidente da entidade, alegou " que à categoria temia novos ataques das facções,  o primeiro alvo é sempre ônibus da frota que atende linhas dos quatro municípios da ilha".

Até  o fim da tarde, o Sindicato deve reunir à diretoria,  para decidir se os coletivos vão circular na noite desta quarta-feira.

Usuários  do sistema de transportes, reclamaram da paralisação de ontem que atrapalhou à vida de muita gente.

Químico da Caema é achado morto em casa, em Barra do Corda

O corpo do professor e químico da Caema, Naun Marques Dias, foi encontrado na tarde de segunda-feira (22) em sua casa, na Rua Tiradentes, no centro de Barra do Corda, com várias perfurações de faca e pauladas. Até ontem à tarde, polícia ainda não tinha identificado os autores do crime.

Os vizinhos acionaram a polícia após perceber o carro da vítima estacionado nas proximidades da sua casa. Quando os militares conseguiram entrar no imóvel, encontraram o corpo ensanguentado e com várias marcas de paulada e facas. Os vizinhos, segundo a polícia, ouviram barulho na casa do químico e pedidos de socorro por volta de 2h30 da madrugada de segunda-feira.

Uma pessoa teria visto quando um homem, com uma camisa na cabeça, saiu da residência com uma sacola nos braços meia hora depois dos gritos e pedidos de socorro. O corpo foi removido para o Hospital de Emergência de Barra do Corda e, em seguida liberado para os familiares.

A vítima trabalhou como professor de química do Colégio Diocesano, em Barra do Corda, e chegou a ser o gerente regional da Caema de Presidente Dutra. A polícia também informou que Naum Dias era homossexual. Há possibilidade de o autor do assassinato ser um dos parceiros da vítima.

Mais morte – Em São Luís, segundo informações da polícia, Carlos Almir Soares, o Buiú, de 39 anos, que na semana passada tentou assassinar o próprio pai, um homem conhecido apenas como Maioba, na cidade de Raposa, foi morto a tiros na noite de segunda-feira (22), pelos suspeitos identificados apenas como Leleco e Cor. A dupla, depois da ação criminosa, fugiu em uma motocicleta de placa não identificada. O inquérito policial foi instaurado na delegacia de Raposa.

Outro crime registrado também na segunda-feira, no Residencial José Reinaldo Tavares, área da Cidade Olímpica, teve como vítima Thiago de Amaral Caldas, de 25 anos, que foi morto a tiros pelo cunhado, identificado como Celso. A vítima ainda foi levada para o Hospital Clementino Moura, Socorrão II, onde morreu.

Os policiais militares realizaram rondas pela localidade, mas não conseguiram capturar o acusado. O fato está sendo investigado pelos policiais civis da Delegacia da Cidade Olímpica.

Jovem é executado a tiro no bairro Anjo da Guarda

Integrantes da facção criminosa Primeiro Comando do Maranhão (PCM), do núcleo da área Itaqui-Bacanga, segundo a polícia, são suspeitos de assassinar, no bairro Anjo da Guarda, com um tiro na cabeça, Iranilson Vieira Ferreira, o Buda, de 22 anos.

A polícia informou que por volta das 15h30 de ontem a vítima estava sentada em companhia de mais três amigos em uma encruzilhada entre as ruas França e Espanha, no Anjo da Guarda, quando quatro homens não identificados, armados de facão e revólver, chegaram ao local. Um deles perguntou se Buda tinha sido o autor do roubo do celular de um morador, no período da manhã, no Alto da Vitória.

Em seguida, o homem efetuou um disparo que atingiu a cabeça da vítima, que morreu no local. A polícia realizou incursões pela área, mas não conseguiu prender os suspeitos. O caso será investigado pelos policiais do 5º Distrito Policial. Os suspeitos seriam do Alto da Vitória. O corpo de Iranilson Vieira foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser periciado.