Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Censura na polícia civil maranhense

quinta-feira, 12 de março de 2015

Censura na polícia civil maranhense

Ofício repassado aos delegados de São Luís proibindo-os de repassar informações à imprensa

Ofício repassado aos delegados proibindo-os de repassar informações à imprensa

Vamos repercutir o que disse o Blog do Jornalista Daniel Matos  sobre o ofício encaminhado aos  distritos policiais de São Luís. Leia..

"O governo Flávio Dino oficializou a censura na polícia do Maranhão. Por ordem do superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Leonardo do Nascimento Diniz, repassada via ofício assinado pelo delegado assistente Alessandro Gomes de Castro, todas as prisões ou procedimentos policiais que despertem interesse da imprensa só devem ser divulgados pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Ao impor tal norma, o governo proíbe todos os delegados de repassar a repórteres nomes, números e outros dados referentes às operações policiais, em uma medida sem precedentes na história recente do Maranhão.

A ordem repercutiu muito mal nos meios de comunicação locais, que acusaram cerceamento da liberdade de informação.

Com a determinação, os profissionais de comunicação terão acesso restrito à matéria-prima que utilizam para produzir notícias. Já os delegados, estes estão oficialmente amordaçados, impedidos de repassar à população a realidade dos fatos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.