Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Prefeitura lança Programa Todos por São Luís nesta sexta-feira (20

quarta-feira, 18 de março de 2015

Prefeitura lança Programa Todos por São Luís nesta sexta-feira (20

Primeira-dama Camila Braga fala sobre o lançamento do Programa Todos por São Luís em reunião com a comunidade

A Prefeitura de São Luís realiza nesta sexta-feira (20) a primeira edição do "Programa Todos por São Luís" com uma ação intersetorial que acontece no Centro Histórico de São Luís e envolve várias secretarias municipais e a comunidade. Durante a ação, serão oferecidos à população serviços nas áreas de saúde, oficinais, cursos, atividades educativas, culturais e esportivas, entre outras.

O evento, que será iniciado às 8h e se estenderá até às 18h, integra ainda a programação da Prefeitura alusiva ao Dia Municipal da Mulher (19 de março) com atividades especiais voltadas para este público. A primeira-dama do município, Camila Braga, que coordena o programa, destacou que esta é a primeira de muitas ações que serão realizadas em São Luís, sempre com a participação da comunidade na definição das atividades que serão oferecidas.

"Estamos fortalecendo o trabalho de interlocução com a população. O prefeito Edivaldo não tem medido esforços para superar os desafios que estão a nossa frente e tem trabalhado para atender às necessidades da nossa cidade e no sentido de aproximar cada vez mais as ações da Prefeitura da população", completou a primeira-dama.

O programa começa pelo Centro Histórico e se estenderá por outras áreas de São Luís. A próxima edição deve acontecer na zona rural da cidade. "Esta ação é para a população, para a comunidade, e a gente espera a participação de todos no evento desta sexta-feira", convida a primeira-dama.

Na noite desta terça-feira (17), a Prefeitura realizou uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) para acertar detalhes da programação com os representantes das secretarias envolvidas e líderes comunitários. Durante a reunião, lideranças comunitárias da região do Centro deram suas contribuições sugerindo as atividades que devem ser ofertadas à comunidade durante a ação, articulada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Grande parte das atividades será concentrada na Casa do Maranhão, que foi colocada pelo governo do Estado à disposição da Prefeitura para realização desta edição do programa. Como parte da programação voltada para a mulher, haverá um encontro entre a primeira-dama e as mulheres presentes no evento, onde serão discutidas políticas específicas para este gênero.

No local, também haverá uma ouvidoria onde a população poderá fazer críticas e apontar sugestões para melhoria da cidade. Este trabalho ficará sob a responsabilidade da líder comunitária do bairro Diamante, Cleonice Rocha, que destacou a importância da ação. "Esta é uma iniciativa muito positiva porque possibilita à população o acesso a vários serviços da Prefeitura em um único local e também é um espaço de aproximação com a comunidade", disse.

O "Todos por São Luís", segundo o subprefeito Fábio Henrique Carvalho é mais uma atuação importante da Prefeitura no Centro, agora humanizando a área. "Primeiro, o prefeito Edivaldo nos instruiu a fazer um trabalho de reorganização do Centro de conservação e manutenção e agora a Prefeitura entra humanizando levando cultura, arte, ações de saúde, aproximando a comunidade do patrimônio histórico, de maneira que a gente só tem a avançar com essas ações em outros bairros", observou.

PROGRAMAÇÃO E ESTRUTURA

Na área do Centro Histórico, onde acontecerá a ação, serão montados palcos e tendas para exposição das atividades das secretarias. A Fundação Municipal de Cultura (Func) estará levando para o local a feira de artesanato para que os artesão possam mostrar e comercializar seus produtos.

Arivaldo Martins Souza, um dos coordenadores do programa, disse que a ideia é abraçar a todos e envolver todas as pessoas, daí o nome do programa "Todos por São Luís". "Esta é uma ação da qual todos os órgãos da Prefeitura foram convidados a participar e também temos a participação da comunidade com sugestões sobre quais as ações devemos ofertar a população", enfatizou.

A Secretaria de Saúde estará com uma ação voltada principalmente para a mulher, envolvendo com atenção médica e orientações sobre DST/Aids. A Secretaria de Assistência Social estará presente com atividades do Circo Escola e ainda faz parte da programação cultural a apresentação da banda do Exército e da Guarda Municipal, além de outras ações organizadas pela Func.

Entre os cursos que serão oferecidos pela Secretaria de Turismo estão os de Qualidade no Atendimento, Planejamento e Realização de Eventos, Comunicação e Oratória, Customização de Trajes, Turismo Sustentável, Relações Interpessoais, Cozinha Regional, Técnica em Atendimento em Bares e Restaurantes, entre outros. Os interessados poderão fazer as inscrições no local. A programação inclui ainda passeio guiados a museus e lugares históricos da região. 

Haverá ainda atividades voltadas para o público infantil como momento de leitura, atividades recreativas com pequenas competições organizadas pela Secretaria de Desportos e Lazer que também levará para o local uma programação volta para a terceira idade. O Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) também estará com ações do programa de embelezamento da cidade na área do Centro Histórico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.