Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Morte de índio será investigada pela Polícia Civil

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Morte de índio será investigada pela Polícia Civil

O fato foi na zona rural do município ide Centro do Guilherme no interior do Maranhão, Euzébio Kaapor foi baleado com dois tiros nas costas. O corpo foi velado na aldeia Axiguirendá.

 

 Segundo a Comissão Pastoral  da Terra, a  luta dos Kaapor em defesa do território desagrada madeireiros há algum tempo. Vários atos de violência  já ocorreram e os indígenas reivindicam a proteção do território. A Assembleia Kaapor deste ano confirmou o compromisso com a defesa da floresta. A promiscuidade existente entre madeireiros e até autoridades locais incentiva a exploração ilegal da madeira, um crime lucrativo.

Em 7 de agosto de 2014, os Kaapor Guardiões da Floresta expulsaram vários madeireiros no interior da Terra Indígena Alto Turiaçu. A TI Alto Turiaçu tem 5.305 km² de área e compreende seis cidades do Maranhão. A ação acabou com um caminhão queimado e a abordagem de não indígenas envolvidos na destruição da floresta amazônica. Os guerreiros Ka’apor contaram com a ajuda de outras quatro aldeias da região. Os acampamentos encontrados foram destruídos.

O governo federal é responsável por este homicídio. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a política indigenista em curso no país é omissa no que tange ao cumprimento das diversas obrigações constitucionais e da efetivação dos direitos indígenas. A total paralisação dos processos de demarcação de terras indígenas, os altos índices de mortalidade infantil, suicídio, assassinato, racismo e de desassistência nas áreas de saúde e educação indicam uma atitude de extremo descaso do governo em relação às populações indígenas.

(Fonte: Luis Antônio Pedrosa, advogado da Sociedade Maranhense  de Direitos Humanos).

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança divulgou uma nota que fala das investigações do caso. Leia..

NOTA


A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia Geral, informa que foi criada grupo especial para apurar as circunstâncias do homicídio que vitimou o indígena identificado como Eusébio Ká’Apor.

 

A comissão será integrada pelo delegado titular da 8ª Regional de Zé Doca, Henrique Mesquita, titular da delegacia de Santa Luzia do Paruá, delegado Murilo Tavares Pereira, e investigadores.

 

De acordo com informações preliminares, o crime ocorreu na madrugada de ontem (27) e o corpo do líder da Aldeia Ximborendá foi encontrado enterrado, com perfuração de arma de fogo, no Povoado Buraco do Tatu, há 40 km de distância da sede – município de Santa Luzia do Paruá. 

 

São Luís, 28 de abril de 2015.

 

Secretaria de Estado da Segurança Pública.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.