Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Prefeito Edivaldo leva 2ª edição do Todos por São Luís à Vila Nova República nesta terça (21)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Prefeito Edivaldo leva 2ª edição do Todos por São Luís à Vila Nova República nesta terça (21)

Prefeito Edivaldo participará da 2ª edição do Programa Todos por São Luís nesta terça-feira (21)
O prefeito Edivaldo participa nesta terça-feira (21) da 2ª edição do programa Todos por São Luís, que será realizada na Vila Nova República, e atenderá ainda aos moradores dos bairros Poeirão, Maracanã, Guará, Residencial 2000, Tinaí, Vila Magnólia, Maracujá e Cinturão Verde.

O objetivo do programa é aproximar os serviços da Prefeitura das populações mais carentes da cidade e abrir interlocução direta com comunidades. A ação será realizada no dia do aniversário de fundação do bairro Vila Nova República. Para celebrar a data, haverá corte do bolo e apresentações culturais, além de diversificada programação.

"O Todos por São Luís nasceu da aliança entre diálogo com a população e prestação de serviços adequada. Nós estamos levando às comunidades ações apontadas por elas como demandas prioritárias, potencializando os resultados que a Prefeitura pode proporcionar nos bairros em cada frente temática, como de capacitação, saúde e infraestrutura", explicou o prefeito Edivaldo.

Entre os cursos ofertados estão o de panificação, doces e salgados, hortas caseiras, fabricação de sorvetes, bolos e de piscicultura. Serão oferecidos serviços de saúde como consultas médicas, exames preventivos, saúde bucal, orientação nutricional e psicológica, aferição de pressão, teste rápido de HIV e aconselhamento, entre outros. Através da parceria com o governo do Estado, também será possível a emissão de documentos, com a Unidade Móvel do Viva Cidadão.

Na área de esporte e lazer serão realizados torneios de futebol masculino e feminino, torneios de dama e xadrez e projeto Brincando nos Bairros, com brincadeiras tradicionais como jogos de peteca, pula-corda, corridas de saco e queimado, animação com palhaço, dança e pintura, além de campeonatos de vôlei, basquete e travinha. Também será levado para o bairro o projeto São Luís Saudável, com a promoção de atividades físicas e recreativas direcionadas à terceira idade. As atividades de esporte e lazer começam a partir das 8h, com o torneio de futebol masculino e feminino, no Campo de Futebol do Poeirão.

A programação conta ainda com distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, exposição de artesanato, informações dos serviços de CRAS e CREAS, orientações dos Programas Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Cadúnico. A capacitação em piscicultura será ofertada na Rua 3 Irmãos. As ações de educação ocorrerão na U.E.B. Luzenir Mata Roma (Educação Infantil). Durante todo o dia, crianças e jovens serão beneficiados com contação de histórias, oficinas de dança e de matemática, confecção de bolsa com materiais resíduos.

INFRAESTRUTURA
Desde a semana passada, equipes da Prefeitura de São Luís trabalham na Vila Nova República, na zona rural, para garantir adequada infraestrutura. O trabalho está sendo executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

As frentes de trabalho com ações prévias nas áreas de limpeza pública, melhoria de ruas e manutenção da rede de iluminação pública concentram-se na Avenida Principal, e nas ruas da Pedreira, Ademar de Barros, São Miguel e Tancredo Neves, nas travessas São José e Bom Jesus, na U.E.B. Luzenir Mata Roma, no Jardim de Infância e no posto de saúde da Nova República.

Esse conjunto de ações vai se estender até o dia do evento e terá continuidade no bairro após a realização do Todos por São Luís. A Vila Nova República é um dos 17 bairros contemplados pelo convênio firmado com o governo do Estado, assinado na última quinta-feira (16). O bairro terá aproximadamente 7 quilômetros de vias recapeadas nos próximos meses.

APROVAÇÃO
A comunidade da Vila Nova República, que completa exatamente 30 anos de fundação no dia 21 de abril - data de realização do "Todos por São Luís" -, comemora os primeiros resultados dos serviços executados pela Semosp. Nascido e criado na Nova República, o comerciante Wemerson Soares disse estar satisfeito com o novo visual de sua comunidade. "As ruas estão bem melhores, sem buracos e sem o acúmulo de lixo", disse.

Morador na Rua Ademar de Barros, Antônio Alves, de quase 70 anos, recordou os tempos de muita dificuldade e as novas perspectivas de uma vida melhor. "Acreditamos que tudo agora vai ser melhor, que essas obras não vão parar e teremos uma vida com mais conforto", afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.