Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Prefeitura segue alinhamento do governo federal e prorroga matrículas do Projovem Urbano

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Prefeitura segue alinhamento do governo federal e prorroga matrículas do Projovem Urbano

consonância com as diretrizes do governo federal, prorrogou para o dia 23 de maio o período de inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). O programa é voltado para jovens de 18 a 29 anos que já saibam ler e escrever, mas que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.

Além da conclusão dessa etapa da escolaridade, o Projovem Urbano oferece, junto com as aulas, cursos de iniciação profissional com certificado, aulas de informática e uma bolsa-auxílio de R$ 100 por mês. Quem já possui filhos e deseja participar do programa também tem a opção de uma sala de acolhimento - um espaço organizado próximo à sala de aula dos pais, com uma equipe de pedagogos que realizam atividades lúdicas e pedagógicas com as crianças, que também terão direito à merenda escolar nesse horário.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, frisou que o novo aumento do prazo de inscrição dará oportunidade a mais jovens para ampliar sua escolaridade. "É um programa que tem todo o apoio do prefeito Edivaldo, porque reflete uma das principais determinações desta gestão: garantir a elevação da escolaridade em todos os segmentos da nossa cidade. Nosso desejo é que mais e mais jovens possam estudar, qualificar-se profissionalmente e assim ampliar suas possibilidades de emprego e renda", disse o secretário.

INSCRIÇÕES

Participam do programa 21 Unidades de Educação Básica da rede escolar de São Luís. As inscrições podem ser feitas em nas escolas conveniadas ao programa ou ainda na sede da Superintendência de Educação de Jovens e Adultos (Centro).

Para se inscrever, é necessário apresentar carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O histórico escolar é desejável, mas não obrigatório. Se o participante do programa não tiver o histórico, será realizado um teste simples, no ato da matrícula, para aferir o grau de escolaridade.

Para esta edição do Projovem Urbano, estão disponíveis cursos de iniciação profissional no arcos ocupacionais de Construção e Reparos II, Serviços Pessoais e Telemática. O primeiro garante qualificação profissional nas áreas de eletricista de instalações, trabalhador da manutenção de edificações, instalador e reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações, bem como instalador de sistemas de telecomunicações.

Já os jovens que optarem por Serviços Pessoais serão qualificados para o trabalho de depilador, cabeleireiro, maquiador, manicure e pedicure. Aqueles que escolherem o arco ocupacional Telemática receberão qualificação profissional para atuar como helpdesk e operador de microcomputador, assistente de vendas e telemarketing. Mais informações estão disponíveis pelo telefone 3212 8218.

Pontos de matrícula nas Unidades de Educação Básica

- Roseno de Jesus Mendes (Vila Janaína);

- Tancredo Neves (Cidade Operária);

- Cidade Olímpica (Cidade Olímpica);

- Alberto Pinheiro (Centro);

- Monsenhor Frederico Chaves (São Francisco);

- Olinda Desterro (Vicente Fialho);

- Rubem Almeida (Coroadinho);

- Newton Neves (Vila Palmeira);

- Ministro Mário Andreazza (Liberdade);

- Profª Rosália Freire (Vila Izabel);

- João de Souza Guimarães (Divineia);

- Luzenir Mata Roma (Maracanã);

- Darcy Ribeiro (Sacavém);

- Carlos Madeira (Anjo da Guarda);

- Miguel Lins (Alemanha);

- Ribamar Bogéa (Cidade Olímpica);

- Rivanda Berenice Braga (Barreto);

- Rubem Teixeira Goulart (Cohab);

- Menino Jesus de Praga (Planalto Vinhais II);

- Gomes de Sousa (Vila Maranhão);

- Galileu Clementino (Vila Vitória).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.