Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Informações da Prefeitura de São Luís

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Informações da Prefeitura de São Luís

Por meio da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, informações repassadas ao blog, mostram algumas ações que estão sendo desenvolvidas neste mês de maio. De acordo com a SECOM, a  Prefeitura avança com a modernização e expansão da iluminação pública da capital.

Essa semana, a Secretaria de Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realizou intervenções para reforço e ampliação das redes de iluminação da Praia Grande (Centro Histórico), Calhau, Jardim São Cristóvão e Cidade Operária.

"Essas obras são fundamentais para assegurar o bem-estar da população, melhor visual de nossa cidade, além de impactar positivamente para a segurança pública", refletiu o titular da Semosp, Antônio Araújo.

No Alto do Calhau, na alameda e diversas ruas do loteamento da Quitandinha, a rede de energia elétrica ganhou mais 1.165 metros de cabos de 10 mm, 27 luminárias de 250 W, e 11 postes circulares de 13 metros. Na Avenida Santo Antônio, também no Calhau, e em diversas ruas transversais, foram implantadas 43 luminárias de 150 W, 12 de 100 W e cinco de 250 W. Ainda no Bairro do Calhau, na Avenida Dois do Jardim Coelho Neto, foram recuperadas 17 luminárias de 250 W.

No Centro Histórico, foram recuperados 24 postes coloniais e 59 luminárias de lampião de 250 W, resgatando uma das mais belas paisagens da capital, com imponentes casarões e rica tradição cultural.

Na Avenida Lourenço Vieira da Silva, no Jardim no São Cristóvão I, dando prosseguimento às ações de modernização da iluminação do bairro, foi realizada a reposição de cinco luminárias de 250 W e uma de 150 W. Em todo o bairro, o serviço de modernização já abrange mais de 1600 pontos de luz, desde o ano passado.

CIDADE OPERÁRIA

Na Cidade Operária, na Avenida Este 103, foram realizados serviços de melhoria da rede com a instalação de 18 luminárias de 250 W e duas 100 W, totalizando a substituição e instalação de mais de 1800 pontos de luz.

Antônio Araújo ressaltou que a meta determinada pelo prefeito Edivaldo é modernização de aproximadamente 3 mil pontos de luz na Cidade Operária. Ele destacou ainda o avanço do serviço de iluminação pública da capital nos últimos dois anos que, com instalação de novos 5.324 pontos de luz, sofreu expansão e hoje totaliza mais de 96.800 pontos de luz em toda a cidade.

LED

Além dessas obras, a Prefeitura de São Luís implantou este ano uma nova e moderna iluminação pública no Complexo do Anel Viário, no trecho que compreende do retorno da Fonte do Bispo até a rotatória da Avenida dos Africanos, passando pela Vitorino Freire. No total, foram instaladas 65 luminárias de LED de 278 W, com braços ornamentais, simples e duplos, em substituição as luminárias antigas, com lâmpadas de vapor de sódio de 400 W (luz amarela).

Além do Complexo do Anel Viário, o sistema de iluminação pública com a tecnologia de LED já é uma realidade em outras regiões da capital maranhense, como a Avenida Litorânea, onde foram colocadas 822 luminárias modernas de LED de 150W, instaladas em braços ornamentais tipo veleiro (simples e duplos) ao longo dos 6 km da avenida em substituição as luminárias antigas com lâmpadas de vapor metálico de 400 W (luz branca).

Dispondo do que há de mais moderno em iluminação pública, a rede da Avenida Litorânea possui um sistema de telegestão nas luminárias, o que permite o gerenciamento desses pontos de luz à distância, com informações em tempo real sobre falhas no funcionamento do sistema elétrico.

Ainda na Avenida Litorânea, a Prefeitura realizou a substituição de 144 projetores com lâmpadas vapor metálico de 2.000 W voltados para a orla marítima (faixa de areia), dando maior destaque para essa área da cidade e criando um novo espaço para os praticantes de esporte e maior segurança para todos.

Outras avenidas em São Luís que tiveram a sua iluminação pública modernizada, nos últimos dois anos, foram a Avicênia, no Calhau, e a Atlântica, no Olho D´água.

Na Avenida Avicênia, a Prefeitura implantou 800 metros de rede de iluminação, composta por 108 luminárias fechadas, com lâmpadas vapor metálico de 250 W. Nos 2,5 km da Avenida Atlântica foram instalados 21 postes duplo "T", 12 postes circulares, 83 projetores e realizada a substituição de 34 luminárias. Além de ressaltar a beleza, a Prefeitura garante com a obra segurança e conforto para quem passa pela orla à noite.

Também figuram como destaque de uso desse novo e moderno sistema de iluminação pública de São Luís as iluminações artísticas, com o impacto de luzes e cores, como no cruzamento das Avenidas Litorânea e Holandeses e na Lagoa da Jansen. Estão recebendo os serviços de instalação da iluminação artística ainda a Avenida da Universidade, no Cohafuma, e a Ponte Bandeira Tribuzzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.