Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Prefeitura consolida NutriSUS

domingo, 28 de junho de 2015

Prefeitura consolida NutriSUS

O Programa NutriSUS, adotado pela Prefeitura de São Luís, desde abril deste ano, está atendendo a 166 crianças, com idade entre três e cinco anos, que recebem sachês nutricionais na merenda escolar. Desde o início do Programa, 9.960 sachês foram distribuídos em três unidades de ensino da rede pública da capital maranhense.

A ação une as secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Semed) em uma estratégia coletiva para fortificar a alimentação infantil, e assim, contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças.

O NutriSUS é coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e objetiva garantir alimentação adequada e saudável, prevenir a anemia e outras doenças e evitar carências de micronutrientes na infância. Crianças matriculadas em unidades do programa Saúde na Escola poderão receber os sachês de vitaminas e minerais, mas antes são submetidas a uma avaliação.

Em dois meses, a Prefeitura de São Luís já contemplou, com o NutriSUS, as Unidades de Ensino Básico Vila Tiradentes (Distrito Industrial), Prof Luzenir Mata Roma (Vila Nova República) e Frederico Chaves (São Francisco).

No segundo semestre, outras escolas serão incluídas no programa. A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destaca que a implantação do NutriSUS reforça a política de assistência da gestão do prefeito Edivaldo.

"A realidade mostra que, para muitas crianças, a alimentação escolar é a principal refeição, e o sachê com vitaminas e nutrientes potencializa o cuidado nutricional, favorecendo o crescimento e a aprendizagem. Então, estamos conseguindo reforçar a qualidade da merenda escolar, que já é muito boa, para dar mais saúde às crianças", disse.

O NutriSUS disponibiliza um sachê por dia na refeição oferecida na escola, durante os cinco dias na semana, totalizando 60 sachês. Após este período, deverá haver um intervalo de quatro meses, em que a criança não recebe o suplemento, antes do reinício do ciclo. Caso a criança falte à unidade escolar, ela poderá continuar a receber o sachê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.