Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Prefeitura avança com requalificação asfáltica em bairros da capital

domingo, 12 de julho de 2015

Prefeitura avança com requalificação asfáltica em bairros da capital

As obras de requalificação asfáltica executadas pela Prefeitura de São Luís já atingiram mais de 50 quilômetros de ruas e avenidas da capital maranhense e vão dotando a cidade de melhor infraestrutura urbana, garantindo melhor mobilidade urbana e elevando a qualidade de vida e a autoestima do cidadão.

Nesta sexta-feira (10), a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) iniciou obras no bairro do Bequimão, onde os moradores comemoraram a chegada do asfalto. Entre as ruas do bairro que serão requalificadas estão a 45, 46, 43, 41, 39, 37, 36, 51, 36, 52, 57 e 56. Moradora da rua 52, Dulciléa Almeida relatou que essa era uma obra muito aguardada por todos. "Está ficando ótima. Aqui tínhamos muitos problemas com poças de água e a trafegabilidade na rua era horrível", contou.

Jesus Cordeiro, moradora da mesma rua, desistiu de ir buscar os seus exames quando viu as máquinas em pleno vapor. "Somos cidadãos conscientes. Vamos mobilizar a nossa comunidade para ajudar no que for possível e colaborar com os operários. Eu faço caminhada todos os dias e sei como era difícil para pedestres e motoristas. Estamos muito felizes. Já tínhamos sido beneficiados com o serviço de limpeza e agora com o asfalto", relatou.

A moradora da rua 43, Alexandra Rodrigues Costa, ressaltou que sempre teve esperança na requalificação das ruas do Bequimão. "Um dia encontrei o prefeito na Avenida Brasil e perguntei se o asfalto iria chegar no Bequimão. Ele respondeu: vai chegar. E agora a nossa realidade está mudando. Estou vendo isso se cumprir", disse Alexandra.

ALTERNATIVA DE DESLOCAMENTO

Somente no eixo Cohama/Fialho/Turu/Vinhais, o volume de obras atingiu mais 30 quilômetros de ruas e avenidas requalificadas, o que permite aos moradores desses bairros terem várias alternativas de deslocamento em diferentes sentidos de São Luís, propiciando mais bem-estar e reduzindo engarrafamentos.

Na Vila Riod e Pontal da Ilha, comunidades com décadas de esquecimento, as obras também estão sendo ampliadas. Na Vila Riod, o primeiro lote de asfaltamento executado contemplou mais de 6 km de ruas e avenidas. Entre essas estão, a Avenida Sarney Filho, Rua Edison Lobão, Travessa Nice Lobão e do Aterro, ruas Santa Rita II, União, Santa Terezinha, São Pedro, São José (I, II e II), Rua da Paz, Sol Nascente, Castanheiras, Jerusalém, Nossa Senhora de Fátima, Alegria e São Manoel.

Agora, as obras avançam no sentido da Santa Clara, interligando as duas comunidades, onde já estão sendo preparadas para receber asfalto as ruas Nossa Senhora da Conceição, Santo André e outras. No Pontal da Ilha, a Semosp está iniciando o asfaltamento da Avenida Alfaville e já asfaltou as avenidas da Prata, Bonze e as ruas da Mangueira, Parreira, Abacateiro, Coqueiro e Árvore.

MAIS ASFALTO

As obras do programa Mais Asfalto, uma parceria inédita da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, também avançam na capital maranhense. Na Cidade Operária, as ruas Dois e Quatro (Unidade 205) já receberam nova cobertura asfáltica, e as equipes iniciam nesta sexta-feira (10) a requalificação da Rua 15.

No bairro Vila Embratel, já estão completamente recuperadas a Avenida Principal, as Rua 18 e do Mercado e os serviços avançam para concluir na Rua das Orquídeas neste final de semana. No Anjo da Guarda, segue em ritmo acelerado as obras de requalificação da Avenida Principal do bairro, que tem aproximadamente 5 km, e é acesso a dezenas de comunidades da região.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, salientou que toda a equipe técnica da Semosp está empenhada para agilizar o andamento dessas obras. "O prazo previsto para conclusão desta obras é de seis meses, mas por determinação do prefeito Edivaldo, estamos trabalhando inclusive aos domingos para que a finalização dos serviços ocorra em um tempo menor", acentuou.

Fruto de parceria entre Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, o programa Mais Asfalto vai requalificar aproximadamente 120 km quilômetros da malha viária da capital maranhense. Contempla, além da Cidade Operária, Vila Embratel, Anjo da Guarda e outros 14 bairros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.