Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Seminário de agentes de saúde e combate às endemias

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Seminário de agentes de saúde e combate às endemias

Prefeito Edivaldo participa de seminário estadual de agentes de saúde e combate às endemias
O prefeito Edivaldo participou na manhã desta quarta-feira (15) da mesa de abertura do Seminário Estadual de Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias. Durante a solenidade de abertura do encontro, o governador Flávio Dino assinou com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) um termo de cooperação para capacitação de profissionais do SUS. Os profissionais da área em São Luís também serão beneficiados com os resultados dessa parceria.

Na ocasião, o prefeito Edivaldo destacou a importância dos profissionais e a valorização da categoria pelo poder público municipal. "Esta é uma boa oportunidade para estarmos reunidos com essa importante categoria para o municipio e para o estado. A Prefeitura de São Luís, reconhecedo essa importância, tem promovido a melhoria das condições de trabalho, com o pagamento dos salários acima do nacional e o fortalecimento do diálogo, mantendo contato permanente com as representações sindicais. Estamos avançando de forma conjunta", disse.

O governador Flávio Dino destacou que a presença do prefeito Edivaldo no encontro representa a parceria firmada com o poder público municipal. "O prefeito Edivaldo passou dois anos sendo perseguido pela gestão estadual. Agora estamos desenvolvendo um trabalho conjunto em prol da população ludovicense e os benefícios dessa parceria já podem ser visualizados, como na área da saúde", afirmou.

O termo de cooperação firmado tem o objetivo de promover o desenvolvimento de ações permanentes voltadas para Atenção Básica, Vigilância e Gestão em Saúde. As ações são direcionadas para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam no Maranhão. Capacitação e apoio técnico-científico aos profissionais do SUS são alguns dos pontos contemplados com a parceria.

A vice presidente do sindicato dos agentes comunitários de saúde São Luís, Flor de Lis Serra, ressaltou o diálogo do poder público municipal com a categoria. "Hoje nos sentimos reconhecidos e temos certeza que a parceria do Estado com o município é verdadeira. Temos tido um bom diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde. Agora, com essa integração entre o estado e o município, tenho certeza que a nossa atenção primária na saúde vai dar ainda mais resultado", disse.

Além dos agentes, representações sindicais e parlamentares, também estiveram no encontro o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco; a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe; o secretário estadual de Articulação Política, Márcio Jerry; e o reitor da UFMA, Natalino Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.